Tamanho do texto

Quem quer um SUV precisa evitar esses três modelos bem desatualizados. Veja nossas três dicas de SUV que irão perder valor por mudarem em 2017

Não há como negar que os utilitários esportivos dominam cada vez mais o mercado brasileiro. Enquanto os outros segmentos estão perdendo participação, o SUV subiu a ponto de fechar novembro com 17,9% do mercado. Muita gente quer ter um jipinho na garagem, mas não pode ser qualquer modelo. Então, veja três SUVs  que não valem a pena serem comprados novos porque estão prestes a receber mudanças.

LEIA MAIS: Chery Tiggo 2 chega em 2017 produzido no Brasil

Chery Tiggo - R$ 53.990

Lançado em 2009 e com uma reestilização em 2013, o Chery Tiggo foi o primeiro SUV chinês no Brasil.
Divulgação
Lançado em 2009 e com uma reestilização em 2013, o Chery Tiggo foi o primeiro SUV chinês no Brasil.

Preconceito com carro chinês? Não é por isso que o SUV da Chery consta na lista. No papel, seria uma boa escolha para quem quer pagar bem pouco por um utilitário esportivo, já que tem preços a partir de R$ 53.990 –e que não se importa com a desvalorização. Conta com o motor 2.0 de 138 cv e 18,2 kgfm de torque e opção de câmbio manual de cinco marchas ou automática de quatro. Como todo chinês, quer ter o argumento de ser mais completo desde a versão mais barata.

O que não o torna uma escolha interessante é sua idade. Das três marcas chinesas, o Tiggo foi o primeiro a desembarcar no Brasil, o que já o deixa defasado em relação aos concorrentes, devendo muito na lista de equipamentos (por exemplo, ainda não tem central multimídia). Além do mais, é um produto que está prestes a sair de linha, para dar espaço ao novo Tiggo 2, fabricado em Jacareí (SP). Se já tem um índice de desvalorização de 21,9%, imagina quando for descontinuado.

Ford EcoSport 1.6 - R$ 68.690

Prestes a mudar, o Ford EcoSport 1.6 perde sentido já que irá trocar o motor pelo novo 1.5 Dragon, além de receber um painel bem melhor.
Divulgação
Prestes a mudar, o Ford EcoSport 1.6 perde sentido já que irá trocar o motor pelo novo 1.5 Dragon, além de receber um painel bem melhor.

PerOOOO   Ford EcoSport não é uma boa escolha de SUV? É sim, se quiser algo mais barato do que os líderes Honda HR-V e Jeep Renegade . Bate na mesma tecla que o problema do Chery Tiggo: idade. Acabou envelhecendo rápido demais em relação aos rivais, em nível de acabamento e equipamentos – é difícil olhar para o painel, cheio de botões com aquela pequena tela azul da primeira geração do sistema multimídia Sync.

LEIA MAIS: Ford EcoSport é revelado em Los Angeles com novo design

A versão renovada, apresentada em novembro no Salão de Los Angeles (EUA), chega ao Brasil no primeiro semestre de 2017, com mudanças importantes. Recomendamos que fique longe da versão 1.6, disponível a partir de R$ 68.690, porque a versão reestilizada irá substituir esse motor pelo novo 1.5 Dragon de três cilindros, que deve gerar 130 cv e mais de 15 kgfm. Mudaram completamente o painel, que recebeu uma tela sensível ao toque bem maior e com o novo sistema Sync 3.

Hyundai Tucson - R$ 69.990

Com 12 anos de idade, o futuro do Hyundai Tucson é duvidoso, com a chegada da terceira geração e do inédito Creta.
Divulgação
Com 12 anos de idade, o futuro do Hyundai Tucson é duvidoso, com a chegada da terceira geração e do inédito Creta.

Fabricado em Anápolis (GO), o primeiro Hyundai Tucson , até o momento, continuará em produção e irá conviver com duas gerações acima, o ix35 e o New Tucson . Só isso já acende uma luz amarela para quem pensa em comprar o já antiquado utilitário esportivo coreano por alguns motivos. Estará na loja com duas versões mais atuais e com o Creta , projeto mais moderno e com preço próximo ao do Tucson original.

LEIA MAIS: Hyundai Creta surpreende pelo conforto e desempenho com motor 1.6

Todas essas razões fazem com que a continuidade do Tucson nas lojas seja improvável. A Hyundai-Caoa afirma que continuará sendo vendido, mas fica difícil acreditar, considerando que emplacou 283 unidades em outubro e apenas 84 de novembro. Além disso, é vendido em versão única por R$ 69.990, valor muito próximo dos R$ 72.990 da versão de entrada do Creta – mesmo que seja levemente menos equipada e use câmbio manual. Não deve demorar para que o novo SUV canibalize as vendas do Tucson e a Caoa encerre sua produção, o que pode devalorizá-lo.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.