Interessada na América do Sul, a PSA anunciou que irá produzir os utilitários leves Peugeot Expert e Citroën Jumpy no Uruguai. Ambos foram confirmados para outros países da América Latina, incluindo o Brasil, onde chega às concessionárias no segundo semestre de 2017, com apresentação confirmada para outubro, durante a Fenatran. A montagem acontecerá em Montevidéu (Uruguai), com capacidade máxima de 6 mil veículos por ano.
LEIA MAIS: Fiat Ducato tem produção nacional encerrada e passará a ser importado
Com a chegada do Peugeot Expert e Citroën Jumpy, a PSA finalmente irá renovar sua frota de veículos utilitários. A marca ainda trabalhava com os furgões grandes Peugeot Boxer e Citroën Jumper, que finalmente deixaram de ser produzidos na fábrica da Iveco em Sete Lagoas (MG). O único modelo em fabricação é o Peugeot Partner, importado da Argentina e que ainda está uma geração atrasado em relação à Europa.
Ambos os novos furgões utilizam a plataforma modular EMP2 e são vendidos nas versões Furgão (totalmente fechado ou vidrado) e Combi (nas modalidades Lazer, Luxo e Semi-vidrada). As configurações para passageiros contam com 5 a 9 assentos, fixos ou dobráveis (de acordo com a versão). Ainda não confirmaram qual será a motorização para a América Latina. Na Europa, contam com o 1.6 HDi e 2.0 HDi, ambos abastecidos com diesel, com potências que vão de 95 cv a 180 cv.
LEIA MAIS: Renault Kangoo sai de linha para dar espaço ao modelo Dokker
Renovação latina
O lançamento de novos utilitários é só uma parte dos planos do grupo PSA para o Brasil. A empresa quer atingir a cifra de 60 mil utilitários comerciais em 2021, o que é o dobro do que fazem atualmente. Tanto o Peugeot Expert quanto o Citroën Jumpy foram muito bem recebidos na Europa e contribuíram para que a PSA alcançasse os 21,3% de participação de mercado, quantia que a torna líder do segmento.
LEIA MAIS: Citroën C4 Cactus chegará ao Brasil no final do ano. Saiba mais detalhes
Além do lançamento do Peugeot Expert, a PSA prepara mais novidades para o País. Ainda no primeiro semestre teremos a nova geração do SUV 3008, apresentado no Salão do Automóvel como uma das promessas para 2017. Também irão separar a operação da marca de luxo DS da Citroën, com a inauguração de uma concessionária própria, prevista para o segundo semestre. Além disso, fontes ligadas à marca revelam que o C4 Cactus não foi esquecido e deve ser lançado no fim de 2017.