A Volkswagen resolve mostrar um video oficial que revela alguns detalhes da nova geração do Polo, modelo que será vendido no Brasil a partir da segunda metade do ano. Na Europa, a apresentação do carro está marcada para o próximo Salão de Frankfurt (Alemanha), em setembro. Por isso, a marca mostra a novidade ainda com os disfarces dos protótipos usados nos testes da equipe de engenharia. Entretanto, nas imagens, o modelo aparece bem de perto em alguns modelos, o que torna possível ver detalhes dos faróis e do para-choque dianteiro, entre outros itens.

LEIA MAIS:  Novo Polo surge na África do Sul sem disfarces, antes da estreia

Como já se sabe, o novo Volkswagen Polo será fabricado sobre a plataforma MQB A0, a mesma do sedã Virtus, outro modelo que vai ser vendido no Brasil juntamente com um SUV compacto e uma picape do porte da Fiat Toro, Renault Oroch e da futura Hyundai STC. Ajudado pela nova base, o hatch será mais espaçoso e leve que o atual. Pelo o que estimam até agora, serão em torno de 80 kg a menos e 90 mm a mais de distância entre-eixos, que ficará nos 2,56 metros.

VW Polo: apesar dos disfarces, dá para notar que o estilo da nova geração não terá toques ousados como no sedã Arteon
Divulgação
VW Polo: apesar dos disfarces, dá para notar que o estilo da nova geração não terá toques ousados como no sedã Arteon

Além da nova base, outro destaque do Polo ficará por conta do conjunto mecânico eficiente. Entre as opções de motor que deverão estar disponíveis no Brasil estão incluídos dois modelos sobrealimentados. Um deles é o 1.4 turbo, usado em vários modelos da Volkswagen, entre os quais o Golf e o Jetta. O outro é o 1.0 TSI, de três cilindros, atualmente instalado no Up! e no Golf. No mercado europeu, o carro também poderá ser encontrado com o 1.6 turbodiesel e, futuramente, com o 2.0 TSI na versão esportiva GTI.

Nova geração, mas com estilo conservador

Unidade pré-série de nova geração do Volkswagen Polo é flagrada na África do Sul, onde também será fabricado
Reprodução/Kaveshar Palavar/Cars.co.za
Unidade pré-série de nova geração do Volkswagen Polo é flagrada na África do Sul, onde também será fabricado


Muita coisa vai mudar na próxima geração do Polo, mas o desenho do carro continuará seguindo um padrão mais conservador, pelo o que foi possível notar nas fotos publicadas pelo site sul-africano Cars. Bem parecido com o Gol, não será dessa vez que o modelo terá o estilo mais ousado do sedã Arteon, mostrado no Salão de Genebra (Suíça), em março.

LEIA MAIS:  Volkswagen confirma que terá novo Polo no Brasil no segundo semestre

Faróis com lentes escurecidas, grade frontal bipartida e para-choques com algum apelo esportivo farão parte do visual do novo Polo. Haverá também faróis auxiliares embutidos, defletores de ar laterais e repetidores dos piscas nas carcaças dos retrovisores, tudo mantendo a comportada identidade visual da fabricante. Por dentro, pelo menos, será adotado um padrão de acabamento mais caprichado e o que há de mais moderno quando o assunto é central multimídia, com tela de alta resolução, sensível ao toque, compatível com AppleCar Play e Android Auto e com possibilidade de vir com GPS embutido com informações em tempo real sobre o trânsito.

O Polo no Brasil

O Polo hatch foi lançado pela primeira vez no Brasil em 2002, com acabamento caprichado para a época
Divulgação
O Polo hatch foi lançado pela primeira vez no Brasil em 2002, com acabamento caprichado para a época


Será a terceira vez que a Volkswagen venderá o Polo no País. A primeiro foi quando  lançou o sedã Polo Classic, em meados dos anos 90. Em seguida, veio o hatch, em 2002, inaugurando o segmento de compactos premium no mercado brasileiro, do qual fizeram parte, posteriormente, modelos como Citroën C3 , Peugeot 208 , Ford Fiesta e companhia.

LEIA MAIS: Volkswagen promete 9 lançamentos no Brasil até o final de 2017

Mas, em maio de 2015, o Polo deixou de ser fabricado no Brasil, deixando uma lacuna preenchida de certa  forma pelo Fox renovado e com um pouco mais sofisticado. Agora, no segundo semestre, o Volkswagen Polo volta novamente, com apelo para brigar com rivais como o Fiat Argo, que chegará às lojas no início do mês que vem.  

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!