Entrar no segmento de carros compactos e médios deu certo para a Audi. O A3 Sedan tornou-se o modelo mais vendido da marca no Brasil e fez um bom sucesso no exterior. Agora trabalham com um SUV, o pequeno Audi Q2, que estreia na Argentina e está previsto para chegar ao Brasil apenas em 2018, abocanhando os clientes das versões mais caras de Honda HR-V e Jeep Renegade, conforme a reportagem de iG Carros já havia adiantado, no final de janeiro último.
LEIA MAIS: Audi Q3 nacional ganha motor 1.4 turbo flex e fica com mais apelo. Saiba mais
O que atrasa sua chegada ao Brasil é o modelo de negócio. Teria que ser mais barato do que o Q3 e oferecer uma motorização diferente. O 1.0 TFSI é uma das soluções, principalmente por contarmos com uma versão mais potente, de 125 cv, do que o 115 cv usado na Europa (também no Up! TSI). Outra alternativa para deixar o Q3 mais acima é oferece-lo apenas com o 2.0, permitindo que o Audi Q2 use essa unidade nos modelos mais caros.
A demora pode dar outra perspectiva para a Audi , por dar um tempo para que o mercado brasileiro comece a melhorar, algo necessário para que o Q2 torne-se viável para o Brasil . A fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais (PR) já produz outros modelos com a mesma plataforma (Golf e A3 Sedan), facilitando sua produção nacional. Falta saber se haverá espaço, já que irão fabricar a nova geração do Polo e seu sedã derivado, o Virtus.
Como é o Q2
O SUV já é vendido na Argentina, por US$ 45 mil, sempre equipado com o motor 1.4 TFSI de 150 cv, embora seja oferecido na Europa também com o 1.0 TFSI de 116 cv e 2.0 TFSI de 190 cv, e as versões a diesel. Fabricado com a mesma plataforma MQB do Golf, mede 4,19 metros de comprimento e tem 2,60 m de entre-eixos. Apesar de ser 19 cm menor do que o Q3, lembra muito seu irmão maior.
LEIA MAIS: Aceleramos um dos carros do Neymar, o superesportivo Audi RS7
Mesmo com o tamanho e o preço abaixo do Q3, o Audi Q2 é muito bem equipado. Vem de série com central multimídia (oferecendo uma versão que pode ser guardada no painel para algumas configurações), com GPS e comando de voz. Pode receber controle de cruzeiro adaptativo (o mesmo do novo A4), alerta de mudança de faixa, reconhecimento de placas e até estacionamento automático.
LEIA MAIS: Audi A3 Sedan renovado chega com mais força para brigar com Corolla e Civic