A viagem para o Salão de Buenos Aires (Argentina) foi uma oportunidade de olhar bem para o que nossos hermanos dirigem. Além dos vários carros importados do Brasil e alguns produzidos por lá (como o Volkswagen Suran, vendido aqui como SpaceFox), os argentinos tem acesso a muitos automóveis bem interessantes e que poderiam fazer sucesso por aqui, desde modelos de entrada até esportivos. Confira 10 carros bacanas que os Argentinos tem e nós não:
LEIA MAIS: Fiat 124 Spider faz 50 anos e ganha nova geração. Confira galeria de imagens
Citroën C-Elysée
![O C-Elysée foi tão bem aceito que acabaram vendendo na Europa, embora seja um produto para países emergentes O C-Elysée foi tão bem aceito que acabaram vendendo na Europa, embora seja um produto para países emergentes](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/5w/2h/1h/5w2h1hsp0b9bzobqkhkfnrx04.jpg)
Apesar de não vender tão bem assim por aqui, o Citroën C4 Lounge é um carro lembrado constantemente pelo bom custo benefício. A fabricante francesa tem outro produto na Argentina , posicionado mais abaixo, o C-Elysée. Apesar de ter sido criado para os mercados emergentes, logo começou a ser vendido também na Europa. Tem os motores 1.2 VTi, de 73 cv, 1.6 VTi, de 117 cv e 1.6 HDi, de 93 cv, acoplado ao câmbio manual de cinco marchas, ou automático de quatro.
Fiat 124 Spider
![Cupê, conversível e de tração traseira. Não tem como não se apaixonar pelo Fiat 124 Spider Cupê, conversível e de tração traseira. Não tem como não se apaixonar pelo Fiat 124 Spider](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/2u/66/hf/2u66hf7mlbmm7dqo823bwc6s1.jpg)
Apresentado recentemente aos argentinos, o Fiat 124 Spider é a versão italiana da quarta geração do Mazda MX-5. É o esportivo para quem gosta de um carro que conversa com o motorista. Leve, motor dianteiro, tração traseira e lugar para duas pessoas. Usa o motor 1.4 turbo, de 140 cv e 24,4 kgfm de torque, que pode ser combinado ao câmbio manual ou automático, ambos de seis marchas.
Ford S-Max
![Uma minivan com motor 2.0 turbo de 240 cv não tem como dar errado - e a Ford S-Max tem exatamente um desses Uma minivan com motor 2.0 turbo de 240 cv não tem como dar errado - e a Ford S-Max tem exatamente um desses](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/e8/du/h1/e8duh1mpflnytydxs197vxl6o.jpg)
Quase em extinção no Brasil, as minivans ainda têm mercado no exterior. A Ford vende a S-Max para os hermanos , criada sobre a plataforma do Fusion. Acha que não tem graça? Imagine acelerar uma van com motor 2.0 turbo, de 240 cv, e 35,1 kgfm de torque. Os dados de fabrica dizem que o carroacelera de 0 a 100 km/h em 8,4 segundos, muito mais rápido do que muitos carros por aí. Mas só conta com o câmbio automatizado Powershift.
LEIA MAIS: Ford prepara Fiesta renovado e o Mustang 2018 para o Brasil. Saiba mais
Hyundai Kona
![Mal foi anunciado e o Hyundai Kona já tem passaporte para a Argentina, com motor 1.0 turbo de 120 cv Mal foi anunciado e o Hyundai Kona já tem passaporte para a Argentina, com motor 1.0 turbo de 120 cv](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/1d/3i/n4/1d3in4j7htiwp0mnkqfguydal.jpg)
Tudo bem, este ainda não está à venda na Argentina, no entanto já foi confirmado para chegar lá em 2018. O novo crossover compacto da marca coreana estreia nova plataforma e será posicionado acima do Creta no país vizinho. Também é a vitrine do novo design da fabricante. Conta com o motor 1.0 turbo, de 120 cv; 1.6 turbo, de 177 cv; e 2.0 aspirado, de 149 cv. Ao contrário do nosso Creta, o Kona terá versão com tração integral e câmbio automatizado de dupla embreagem e sete marchas.
Nissan Note
![Rival do Honda Fit, o Nissan Note poderia ter sido produzido no Brasil, por usar a mesma mecânica do March Rival do Honda Fit, o Nissan Note poderia ter sido produzido no Brasil, por usar a mesma mecânica do March](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/1t/yb/a7/1tyba79515czo56as3ui2hw9s.jpg)
O Note já esteve na lista de desejos da Nissan Brasil, como um concorrente do Honda Fit. Não conseguiu trazê-lo, mas os argentinos tiveram mais sorte e podem comprá-lo. Por lá, conta apenas com a versão 1.6, de 110 cv, embora outros países tenham outros motores, como o 1.2 (em configurações de 79 cv e 98 cv). É basicamente um March maior e com design mais agradável, já que usa a mesma plataforma V que o compacto – motivo pelo qual poderia ter sido produzido em Resende (RJ).
Peugeot 308 GTi
![Ganhador do prêmio Carro do Ano da Europa 2014, o Peugeot 308 GTi tem motor 1.6 turbo de até 270 cv Ganhador do prêmio Carro do Ano da Europa 2014, o Peugeot 308 GTi tem motor 1.6 turbo de até 270 cv](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/e4/3e/yw/e43eywdjxun0aav8a69c53s29.jpg)
Hatches médios não vendem quase nada e o Peugeot 308 vende menos ainda. Até maio, emplacou 440 unidades em 2017, quase seis vezes menos do que o líder do segmento, Chevrolet Cruze Sport6. Se por aqui a Peugeot tirou o pé do 308, na Argentina ele segue bem, com o modelo da segunda geração (ainda estamos na primeira) e inclusive com o esportivo 308 GTi, com motor 1.6 em duas versões, de250 cv e 270 cv. Ganhou até prêmio de carro do ano na Europa, batendo BMW i3 e Tesla Model S.
LEIA MAIS: Peugeot RCZ e 308 CC deixam de ser vendidos no Brasil. Saiba mais detalhes
Renault Mégane R.S.
![Quase tivemos o Renault Mégane R.S. no Brasil, como resposta ao Volkswagen Golf GTI Quase tivemos o Renault Mégane R.S. no Brasil, como resposta ao Volkswagen Golf GTI](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/4v/3z/jn/4v3zjnqd5bretfss7eqhwmlec.jpg)
Outro carro que quase veio ao Brasil, o Renault Mégane R.S. não só foi cogitado pela marca, como também foi apresentado à imprensa especializada. O dólar subiu e os franceses desistiram de trazê-lo. Uma pena, pois os argentinos podem se deliciar com os 265 cv do motor 2.0. Foi recordista de Nürburgring Nordschleife em 2011, para os carros de tração dianteira.
Toyota GT86
![Longe do Brasil, a Toyota vende o esportivo GT86 na Argentina Longe do Brasil, a Toyota vende o esportivo GT86 na Argentina](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/cw/z9/2u/cwz92ucton45svuqqyjetb29l.jpg)
Já avaliamos o pequeno Toyota e ficamos impressionados com sua qualidade. Ficou inviável para o Brasil, mas não para nossos vizinhos, que contam até com a versão renovada do esportivo. Não é para ganhar no Super Trunfo, já que o motor 2.0 boxer gera apenas 200 cv. É um carro para graxeiros, quem quer fazer a preparação e ir para as pistas. Teria ajudado a mudar a imagem da Toyota no Brasil mostrando que seus carros podem, sim, ser divertidos.
Toyota Yaris
![Antes previsto para o Brasil, o Toyota Yaris chegou primeiro na Argentina. Teremos que esperar a nova geração do hatch Antes previsto para o Brasil, o Toyota Yaris chegou primeiro na Argentina. Teremos que esperar a nova geração do hatch](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/3k/yq/gr/3kyqgrajitp8znn68vidrm0bk.jpg)
Se o GT86 é a escolha passional, o Yaris é a racional. O hatchback foi lançado no final de 2016 na Argentina, importado da Tailândia. Deveria vir ao Brasil e estava nos planos da marca, junto com o sedã Vios. Com um design melhor do que o do Etios, teria sido uma boa opção em nosso mercado, já que o conjunto mecânico é o mesmo, com o 1.5 de 107 cv. A marca ainda pensa em trazê-lo para cá, porém, irá demorar um pouco – a nova geração já está em testes na Ásia.
LEIA MAIS: Toyota GT86 é o esportivo ideal para apaixonados por carros. Veja avaliação
Volkswagen Golf R
![Imagina um Golf de 310 cv e que acelera até 100 km/h em 4,6 segundos. Este é o Golf R Imagina um Golf de 310 cv e que acelera até 100 km/h em 4,6 segundos. Este é o Golf R](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/94/r8/rp/94r8rp5wlpde2yjv1q0bw224g.jpg)
A versão definitiva do Golf foi apresentada no Salão de Buenos Aires, com vendas já confirmadas para a Argentina. Mexeram no motor 2.0 turbo para alcançar 310 cv e 40,7 kgfm, despejando esses números nas quatro rodas com ajuda da transmissão DSG, de sete marchas. Acelera de 0 a 100 km/h em 4,6 segundos e alcança os 250 km/h. Por aqui, teremos que nos contentar com o Golf GTI e seus “míseros” 220 cv.