A Renault já prepara suas novidades para 2018. Uma delas deverá ficar por conta da versão renovada do hatch Sandero, cujas imagens da traseira apareceram no site do INPI (Instituto da Propriedade Industrial). Pelo visto, a marca francesa decidiu adotar uma traseira exclusiva no modelo que será vendido no Brasil, diferente da que é adotada em outros mercados, inclusive o europeu, onde o carro é vendido com a marca romena Dacia.
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As fotos de patente do Sandero renovado mostram que as lanternas traseiras ficarão maiores que as atuais, chegando a ocupar uma parte da tampa do porta-malas. Mas será a principal mudança, uma vez que o para-choque permanece com o mesmo formato do hatch atual. Além disso, a frente vai passar a ter LED nos faróis, item que será obrigatório em todos os carros feitos no Brasil a partir de 2021 ou antes disso, uma vez que na Argentina (onde o carro também é vendido) estão antecipando a obrigatoriedade.
Os retoques no desenho do Sandero não serão as únicas novidades do modelo, que ficará um pouco mais refinado por dentro. Uma das mudanças será o novo volante, que será multufuncional, com os principais comandos do sistema de som, agora instalados na coluna de direção. Bom também é que o acabamento será um pouco mais caprichado e a central multimídia mais moderna, compatível com Android Auto e Apple Car Play.
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O que mudará além da aparência
Outro ponto que vai marcar o maior nível de refinamento do Sandero será a opção de câmbio automático CVT, o mesmo que equipa atualmente o SUV Duster e logo também será oferecido na picape Oroch. A nova caixa entrará no lugar da automatizada Easy-R, que não foi bem aceita pelo público e deixou de ser oferecida desde outubro último. Para completar as mudanças, a Renault deverá adotar reforços estruturais no carro para que fique mais bem cotado nos testes de colisão do Latin NCAP, que deu apenas uma estrela para adultos e duas para crianças quando foi avaliado, em 2012.
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No entanto, a parte mecânica vai continuar como está. Ou seja, com os atuais (e eficientes) motores da família SCe, tanto o 1.0, de três cilindros, que gera 82 cv e 10,5 kgfm de torque, quanto o 1.6, de 118 cv e 16 kgfm. Com as novidades, o carro deverá mais apelo na briga com rivais de peso e que capricharam mais no conjunto, como VW Polo, Ford Fiesta, Fiat Argo o Toyota Yaris que chega em 2018.