Conforme o balanço de vendas de 2017 divulgado pela Fenebrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), o Chevrolet Prisma sagrou-se o sedã compacto mais vendido do Brasil, com 68.988 unidades, ante as 40.822 do Volkswagen Voyage e dos 32.232 do Hyundai HB20S, o terceiro lugar, que ficou bem próximo do Toyota Etios Sedan (31.395), logo em seguida.
LEIA MAIS: GM Prisma LTZ: líder do segmento agrada pela relação entre custo e benefício
A liderança do Chevrolet Prisma fica alinhada com a do hatch Onix. De certa forma, supreende o segundo lugar do veterano da Volkswagen ter superado o mais moderno HB20S, o que parece ter acontecido mais por uma questão de oferta, uma vez que a produção da marca coreana na fábrica de Piracicaba (SP) é limitada não apenas pela capacidade instalada, mas também por estar mais voltada ao SUV Creta.
Atualmente, ainda de acordo com os números da Fenabrave, o segmento de sedãs pequenos caiu um pouco em 2017 em relação ao ano anterior, mas ainda representa uma fatia considerável do mercado. Passou de 16,8% para 14,9%. Portanto, não é à toa que algumas fabricantes vão lançar novidades até o fim do ano. Confira a seguir quais são as principais e, antes, a lista dos 10 sedãs compactos mais vendidos em 2017.
1 - Chevrolet Prisma (68.988)
2 - Volkswagen Voyage (40.822)
3 - Hyundai HB20S (32.232)
4 - Toyota Etios (31.395)
5 - Ford Ka (27.647)
6 - Renault Logan (26.010)
7 - Fiat Siena (24.955)
8 - Nissan Versa (23.370)
9 - Chevrolet Cobalt (22.949)
10 - Honda City (15.974)
O que vem por aí
- Fiat Cronos
O sedã do Argo vai ser lançado no início de fevereiro com uma série de componentes em comum com o hatch. Na frente, apenas grade e para-choque são diferentes, sendo que no sedã a ideia é dar um aspecto mais sofisticado, com mais elementos cromados. Além disso o carro terá mais de 500 litros de capacidade no porta-malas.
LEIA MAIS: Fiat revela as primeiras fotos do sedã Cronos. Saiba mais detalhes
No conjunto mecânico, o Cronos será oferecido apenas com motor 1.3 FireFly ou 1.8 E.torQ, uma vez que o 1.0 litro ficará para o Grand Siena. E no sistema de transmissão haverá opção de caixa manual ou automatizada de cinco marchas ou automática, de seis, para as versões de maior cilindrada.
- Volkswagen Virtus
No final do mês será a vez da apresentação do sedã, que começa a ser vendido logo nos primeiros dias do mês seguinte. Como não poderia deixar de ser, vai se basear no Polo, do qual herda o conjunto mecânico e plataforma MQB, que ficou apenas um pouco maior para garantir mais espaço para quem vai sentado no banco traseiro.
Pelo o que já foi divulgado pela fabricante, o Virtus será equipado com motor 1.6 MSI, de 117 cv, 1.6 MSI, ou 1.0 turbo, de 128 cv e 20,4 kgfm. Quem optar pela motorização turbo também levará de série o controle de estabilidade e tração, que estará restrito às versões mais caras
- Toyota Etios Ativ
Um pouco menor que o Honda City, o modelo da marca japonesa tem 4,43 metros de comprimento por 1,73 m de largura. Terá para-choque dianteiro com largas aberturas de ar e vai prezar pela segurança com sete air bags de série, pelo menos na versão topo de linha. Além disso, virá com luzes diurnas de LED no lugar de lâmpadas.
LEIA MAIS: VW Virtus é revelado por completo. Começa a chegar às lojas em fevereiro
Pelo o que o site Autos Segredos apurou, o Yaris Ativ deverá ser equipado com motor 1.8, de 144 cv no Brasil, o mesmo usado na versão GLi do Corolla, mas também é provável que possa vir com o 1.5 do Etios nas versões mais em conta. Mais detalhes sobre o sedã compacto da marca japonesa vão aparecer emu ma data mais próxima do lançamento, que pode acontecer já no primeiro semestre do ano.