Tamanho do texto

Trata-se da Griffe Pack, que conta com uma série de dispositivos eletrônicos de segurança entre os principais destaques

Peugeot 3008 Griffe Pack vem com teto e retrovisores pintados de preto brilhante como principal novidade estética
Divulgação
Peugeot 3008 Griffe Pack vem com teto e retrovisores pintados de preto brilhante como principal novidade estética

A Peugeot entra com mais força na onda dos SUVs no Brasil com o lançamento da versão topo de linha Griffe Pack do 3008. Além disso, quase dobra o volume mensal de importação do modelo, atualmente produzido apenas na França para o mundo todo. Agora, serão trazidas 500 unidades mensais, o que deve acabar com a fila de espera nas lojas. Desse total, 70% das unidades do Peugeot 3008 serão da nova versão, que começa a ser vendida a partir da primeira quinzena de março pelo preço sugerido de R$ 154.990.

LEIA MAIS: Peugeot 3008: SUV mostra que tem arrojo por um preço atraente

A reportagem de iG Carros teve a oportunidade de avaliar as novidades da versão mais equipada do Peugeot 3008 numa pista fechada no interior de São Paulo. Um dos recursos fica por conta o controlador de velocidade (“piloto automático”) adaptativo, que mantém uma distância programada do carro da frente, reduzindo a velocidade quando necessário. O sistema funcionou bem e foi bem instalado no comando satéllite que fica no lado esquerdo da coluna de direção. Nas curvas, conforme o veículo da frente se distancia, o carro vai accelerando mais devagar até atingir o nível de distância e a velocidade programada.

Peugeot 3008 mantém o visual com apelo esportivo na traseira, com lanternas escurecidas
Divulgação
Peugeot 3008 mantém o visual com apelo esportivo na traseira, com lanternas escurecidas

Outro equipamento do Griffe Pack é a frenagem de emergência, que freia completamente o carro se detectar a iminência de colisão. Há também o alerta de ponto cego ativo, que não apenas avisa que um veículo está ao lado por meio de uma luz nas pontas dos espelhos retrovisores externos, mas também puxa ligeiramente o volante caso o conductor queira mudar de faixa. Destaque também para o leitor de placas de velocidade, capaz de avisar no painel qual o limite da via e perguntar que deve acionar o controlador de velocidade programado para aquela velocidade.

LEIA MAIS: Peugeot 3008 vence o prêmio do Carro do Ano 2017 da Europa

Existem outros recursos, como o detector de fadiga, que sugere uma pausa para descanso em viagens de mais de duas horas, conforme as reações do conductor. Ou o sistema que ajuda a manter o carro na faixa (movendo levemente o volante) e ainda o que vai mudando a facho do farol entre alto e baixo conforme a necessidade. Para estacionar, agora há visão de cima na câmera que ré, que ainda pode ter zoom, se for preciso. Tudo isso vem acompanhado de um novo modo de exibição do cluster digital e configurável para poder acompanhar por meio de gráficos o funcionamento dos novos recursos.

Aposta ousada

A meta da Peugeot é liderar o segmento de SUVs médios com as novidades da nova linha 2019 do 3008, que continua com a versão Griffe convencional, que passa a ser oferecida por R$ 145.990. No caso da Pack, além dos equipamentos extras, o carro também vem com teto e retrovisores pintados de preto brilhante para se diferenciar. Além disso, mantém detalhes já conhecidos, como as rodas diamantadas de aro 19 as lanternas traseiras escurecidas com LED e o aspecto de SUV esportivo com comportamento mais próximo de um hatch.

Pelo menos por enquanto, a Peugeot diz que não existe nenhum plano de fabricar o 3008 no Brasil, uma vez que a atual demanda do mercado não justificaria a produção do carro no País. Entretanto, é certo que a irmã Citroën vai montar o C4 Catus em Porto Real (RJ), com a mesma base do 3008, a EMP2. Se for o caso, o 3008 também poderia vir a ser feito na mesma linha de montagem. 

LEIA MAIS: Peugeot 3008: assista ao vídeo com detalhes do novo SUV da marca francesa

Questionamos se estavam pensando em trazer alguma opção de motor mais potente e ainda mais equipamentos no 3008, como o assistente de estacionamento, capaz de detectar uma vaga e fazer a baliza automaticamente. A resporta foi não, uma vez que o SUV ficaria com um preço acima do ideal para se tornar competitivo no Brasil. 

E para mostrar aos clientes do novos recursos do 3008 Griffe Pack os 106 pontos de vendas da Peugeot no Brasil vão ter óculos de realidade virtual para simular o funcionamento dos novos equipamentos de segurança do carro, que ainda vem com central multimídia que permite espelhamento de celulares Android ou iOS, inclusive com aplicativos como WhatsApp.

A marca também aposta na nova estratégia de vendas que inclui uma série de compromissos com o clientes, entre os quais pagar atee 85% do valor da tabela Fipe na hora da revenda, entregar o carro no prazo estabelecido para revisão e manter o valor dos serviços combinados.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.