Tamanho do texto

Marca tomaria como base a próxima geração do Fiat Panda para a criação de um utilitário compacto. Veja o que já sabemos

Jeep Renegade é um sucesso no Brasil e em outros países emergentes, mas a marca está para trazer algo ainda menor
Divulgação
Jeep Renegade é um sucesso no Brasil e em outros países emergentes, mas a marca está para trazer algo ainda menor

Os boatos de que o Grupo FCA poderia lançar um SUV menor e mais barato que o Jeep Renegade são antigos, mas parece que o projeto finalmente está para receber sinal verde. O CEO da Jeep, Mike Manley, já deu dicas de que a marca realmente está considerando um modelo de baixo custo para a Europa e mercados emergentes. “Um SUV menor que o Renegade é muito interessante para nós. Já estamos estudando o projeto”, disse o executivo para o site britânico Autocar. O cronograma de lançamentos da marca para os próximos cinco anos será revelado no dia 1 de junho.

LEIA MAIS: Jeep Renegade: versão mais simples dá conta do recado. Veja a avaliação

A Jeep pegaria uma carona no sucesso do segmento de SUVs não apenas na Europa, mas também no Brasil, onde já corresponde a mais de 20% do apanhado geral de vendas conforme os números da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores). “Vimos uma mudança geral na categoria de SUVs compactos na Europa. Há um mercado potencial na América Latina também”, continua Manley.

O Fiat Panda ocupa o mesmo segmento do Citroën Aircross na Europa. Próxima geração trará a base do novo Jeep
Divulgação
O Fiat Panda ocupa o mesmo segmento do Citroën Aircross na Europa. Próxima geração trará a base do novo Jeep

Entretanto, a China deverá ficar de fora da nova investida da Jeep. Vale lembrar que, por lá, o segmento de SUVs de baixo custo é dominado por marcas nacionais. Uma vez que o Jeep Renegade compartilha sua plataforma com o Fiat 500X, acredita-se que o novo SUV compacto da marca possa integrar a mesma plataforma da próxima geração do Fiat Panda. Faria sentido, considerando a modularidade das novas estruturas utilizadas pela FCA.

LEIA MAIS: Jeep Compass Limited Diesel surpreende com bom conjunto mecânico

SUVs cada vez menores

Honda WR-V foi a primeira investida no segmento de SUVs subcompactos no Brasil
Divulgação
Honda WR-V foi a primeira investida no segmento de SUVs subcompactos no Brasil

Tratando deste novo segmento que está surgindo abaixo dos SUVs compactos que estão para tomar as ruas, estamos falando da nova categoria dos utilitários subcompactos. Eles chegam para impactar, principalmente, os mercados emergentes como Brasil, Índia, Tailândia e outros países do leste asiático.

LEIA MAIS: Projeção antecipa design que será adotado no Yaris nacional

O mercado brasileiro já possui alguns representantes na nova categoria. Chama a atenção o fato de que eles se parecem mais com hatchbacks aventureiros que SUVs. O Honda WR-V, por exemplo, é um utilitário compacto feito sob os moldes do Fit. Seu objetivo é justamente ocupar a lacuna que existe entre o carro mais barato da Honda e o HR-V, que praticamente domina o segmento de SUVs compactos há dois anos. Rumores apontam que a marca japonesa ainda poderia lançar um modelo ainda mais barato que o WR-V na Índia, onde os SUVs estão ganhando um status de importância nos últimos anos.

JAC T40 traduz a receita da nova categoria de utilitários. O meio-termo entre hatcbacks aventureiros e SUVs compactos
Divulgação
JAC T40 traduz a receita da nova categoria de utilitários. O meio-termo entre hatcbacks aventureiros e SUVs compactos

Outro bom exemplo da categoria que o novo Jeep irá atuar é o JAC T40. Inicialmente projetado para ser um hatchback no segmento de Sandero, Ka e companhia, o modelo chinês viu uma reviravolta em seus esboços para transformá-lo em um SUV. Anote a receita, pois ela será utilizada pelos próximos lançamentos na categoria de utilitários subcompactos: alongar o entre-eixos e adaptar ângulos de ataque e saída, apostando ainda em uma frente mais elevada. Estas também são as diferenças pontuais entre um hatchback aventureiro (como Sandero Stepway, Ka Freestyle e o antigo CrossFox) e os novos SUVs subcompactos.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.