Tamanho do texto

Modelo médio será apresentado, em detalhes, no próximo dia 10. Mas o futuro do hatch no Brasil ainda é incerto. Saiba mais detalhes

Ford Focus 2019: com os faróis traseiros estreitos, a silhueta adota o mesmo padrão que BMW Série 1 e Hyundai i30
Reprodução/Vezess
Ford Focus 2019: com os faróis traseiros estreitos, a silhueta adota o mesmo padrão que BMW Série 1 e Hyundai i30

A Ford resolve mostrar imagens antecipam o design da nova geração do Focus antes de sua apresentação oficial, que deverá acontecer no dia 10 de abril. Antes disso, no mês passado, esperava-se que o carro fosse ser mostrado no Salão de Genebra (Suíça).  Entretanto, na mesma época do evento suíço, acabou aparecendo na internet uma imagem do carro sem nenhum disfarce, durante a gravação do comercial do novo modelo, em Portugal. O primeiro site a publicar a foto acima foi o holandês Vezess.

LEIA MAIS: Gol e Voyage terão versões automáticas no segundo semestre de 2018

Com isso, temos a nossa primeira referência sobre o que será o Ford Focus 2019. O que mais chama atenção é a sua semelhança com modelos de outras marcas. Os faróis dianteiros, por exemplo, lembram bastante o padrão utilizado pela Volvo. Mas no lugar do popular "Martelo de Thor" em LED, um filete unilateral apenas na direção do para-choque. A silhueta possui a semelhança mais gritante, deixando o Focus bem parecido com o Hyundai i30 2018.

LEIA MAIS: Volkswagen Jetta é flagrado em testes no Brasil

A intenção da Ford é de dar um ar mais maduro e refinado ao novo Focus, que tem o Volkswagen Golf como seu principal concorrente na Europa. É certo que o modelo vai poder ser equipado com uma nova linha de motores EcoBoost tanto na Europa quanto nos Estados Unidos. No Brasil, porém, o futuro do Focus ainda é incerto. 

A queda dos hatches médios

Chevrolet Cruze Sport6: o hatch médio mais vendido do Brasil também passa por dificuldades quando olhamos para o passado
Divulgação
Chevrolet Cruze Sport6: o hatch médio mais vendido do Brasil também passa por dificuldades quando olhamos para o passado

O Ford Focus 2019 ainda não está confirmado para o Brasil. E não seria uma surpresa se o hatch médio deixasse de ser vendido por aqui. Há uma década, segmento de hatches médios representava mais de 6% das vendas. Após a chegada de SUVs compactos como Jeep Renegade, Honda HR-V e Nissan Kicks, o número caiu para 0,75%, de acordo com o balanço mais recente divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores).

No último mês, nossa reportagem fez um retrospecto do que o segmento de hatches médios representava há dez anos, e no começo de 2018.  Em 2008, eles tinham 6,34% de participação de mercado, ficando atrás apenas de veículos de entrada e sedãs médios no ranking. É difícil de imaginar, mas há década o segmento de SUVs representou apenas 6,01% no primeiro mês do ano, ante 23,8% de janeiro de 2018.

LEIA MAIS: Nova geração do Nissan Sentra será mostrada em 2019

No segmento do Ford Focus , o único modelo fabricado por aqui é o Volkswagen Golf, em São José dos Pinhais (PR). Mas a produção já está em risco, não apenas pelo volume de vendas, mas também por reivindicações do sindicato dos trabalhadores de Wolfsburg (Alemanha), que quer concentrar a produção do hatch apenas no mercado alemão. O Hyundai i30, que também chegou a ser um destaque no segmento em 2009, desapareceu das lojas do Grupo CAOA e ninguém percebeu (se você entrar no site, encontrará apenas os modelos 2016 que estão encalhados).

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.