Alguns dos comentários entre os críticos da nova moda dos SUVs compactos costumam incluir deduções sobre o desempenho deste tipo de carro na estrada de terra. “Quero ver colocar na terra” ou “isso é SUV pra passear no shopping” são exemplos frequentes que vemos todos os dias nas redes sociais. Hoje estamos na pista off-road do Autódromo Velo Città, no interior de São Paulo, para comprar o desafio. No caso, viemos colocar o Mitsubishi ASX, menor SUV da marca japonesa, na terra.
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Certas marcas podem se orgulhar do que a engenharia proporciona ao desempenho de seus carros num cenário, digamos, 4x4. A Mitsubishi, por exemplo, dispensa apresentações. Foram anos de experiência no Rally Dakar, e a marca fez questão de mostrar - ou ostentar - o sucesso do passado. Além dos convencionais Mitsubishi ASX e Pajero Dakar, a marca decidiu instigar o espírito esportivo com duas unidades do Lancer Evolution (de nona e décima geração), bem como o emblemático Mitsubishi 3000GT. As unidades estão expostas no museu da marca, no próprio Autódromo.
Como você pode ver nas imagens feitas com drone, a pista off-road do Velo Città não chega a ser um bicho de sete cabeças. Mas para um SUV compacto que tem a intenção de ser a primeira investida de quem está migrando de sedãs ou hatches médios, é um desafio interessante. Com uma primeira análise no percurso, consigo traçar em minha mente um errôneo dossiê sobre o Mitsubishi ASX, quase que um preconceito. “Ele vai encarar a pista, mas sem qualquer conforto”.
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Bem, pra começar, os bancos em couro parecem bem confortáveis. Apesar da simplicidade, o painel do ASX sempre me agradou bastante por sua semelhança com o Mitsubishi Lancer. Aliás, mesmo por fora, a semelhança continua. Este é o SUV compacto com visual mais esportivo que você pode comprar, sem sombra de dúvidas! Claro, para isso você terá que deixar a variedade de materiais de lado para apreciar apenas um habitáculo honesto, sem muito requinte nos acabamentos.
Assim como o Lancer, o ASX instiga mais por fora que por dentro. Dá até pra esquecer que o SUV recebeu reestilizações discretas e mantém o mesmo design há sete anos. Se você é do tipo que considera acabamento interno ou variedade de materiais como “perfumarias”, ele pode ser o carro certo. Ainda mais depois do que este Mitsubishi provou ser na estrada de terra.
Em frente, com bravura!
A Mitsubishi preparou um acerto especial para o modo 4x4 de sua linha de SUVs. Você não encontrará o mesmo esquema, por exemplo, na picape L200 ou mesmo no esportivo Lancer Evo. A força é distribuída automaticamente entre os eixos, mas o motorista poderá travar a tração e equilibrar a força entre frente e traseira em 50%. Basta apertar o botão no painel e voilá . Este é o ponto que o ASX mais se assemelha ao Outlander, e mesmo com a idade do projeto, não fica devendo muito aos rivais.
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Mesmo sendo mais pesado que o Jeep Renegade, seu motor 2.0 de 170 cv e 23,1 kgfm não sente muita dificuldade para encarar aclives, mesmo com transmissão CVT. O piso irregular força o carro a torcer, mas o SUV compacto mostra comportamento de utilitário grande para encarar as dificuldades na pista. O ASX tem aquele famoso “joguinho” maleável de suspensão que garante conforto razoável, mesmo numa estrada de terra com certo grau de complexidade. Mas vamos devagar, pois não é difícil que ela transfira as irregularidades do solo para a cabine. De qualquer forma, o desempenho do ASX impressiona, principalmente a tração e o acerto de suspensão - McPherson na dianteira e multibraço na traseira .
De acordo com a Mitsubishi, o ASX equipado com câmbio CVT vai de 0 a 100 km/h em 11,9 segundos antes de atingir os 190 km/h de velocidade máxima. Com etanol, você irá aferir 6,8 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Se optar por gasolina, os números sobem para 10,1 km/l e 12,3 km/l, respectivamente.
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O Mitsubishi ASX sente o peso da idade. Internamente, não está em dia com a sofisticação que o mercado apresenta atualmente. Até mesmo sua central multimídia, com todas as conexões básicas e até Bluetooth, já possui interface ultrapassada. O jeito é utilizar as boas conexões do Apple CarPlay e Android Auto.
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Quando foi lançado em 2010, o objetivo do Mitsubishi ASX era concorrer com os SUVs médios (Honda CR-V, Hyundai ix35, entre outros). Com o passar dos anos e o envelhecimento do projeto, o modelo passou a brigar no segmento abaixo, junto de Tracker, Renegade e HR-V. De acordo com as autoridades da marca, a próxima geração do ASX será ainda menor, uma vez que a Mitsubishi prepara o lançamento do Eclipse Cross para os próximos meses. Entretanto, não há previsão de quando o novo SUV compacto da marca será lançado.
Ficha Técnica:
Preço: R$ 113.990
Motor: 2.0, quatro cilindros, flex
Potência: 140 cv
Torque: 23,1 kgfm
Transmissão: CVT, de seis marchas
Suspensão: independente McPherson (dianteira), multibraço (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira), disco sólido (traseira)
Pneus: 225/55 R18
Dimensões: 4,3 (comprimento), 1,8 (largura), 1,6 (altura), 2,6 m (entre-eixos)
Tanque: 60 litros
Porta-malas: 415 litros
Consumo: 10,1 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada, com gasolina
0 a 100 km/h: 11,6 segundos
Velocidade máxima: 190 km/h