O vai e vem sobre a decisão de produzir a picape Hyundai Santa Cruz acaba de ter outra mudança. Agora, o COO da fabricante nos Estados Unidos, Brian Smith, afirmou à revista americana Motor Trend que o utilitário vai ser lançado apenas a partir de 2020.
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Anteriormente, o CEO da Hyundai Motor America, Dave Zuchowski, havia dito que a produção em série da picape Hyundai Santa Cruz iria ser aprovada até o fim de 2016. Depois, passaram para o fim deste ano como modelo 2019. E agora, eis que aparece uma nova data de lançamento, que não vai ser antes de 2020.
Entretanto, ainda não se sabe o quanto a versão de produção da Santa Cruz será parecida com o protótipo. Pelo pouco que é possível afirmar até agora o certo é que o novo modelo não será vendido com motor a diesel e será voltado ao mercado americano, embora a versão conceitual seja equipado com um 2.0 turbodiesel, de 192 cv e bons 41,2 kgfm de torque.
Ainda sobre o protótipo do Santa Cruz, também é sabido que sua base é a mesma da nova geração do SUV Tucson e que a picape terá cinco lugares e tração integral. Dando uma olhada no desenho da versão conceitual, destacam-se detalhes como o teto de perfil baixo e as portas traseiras abertas para o lado direito no sentido oposto das dianteiras.
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De qualquer forma, mesmo com o atraso nos planos de lançamento da Hyundai Santa Cruz, a fabricante acredita que o modelo será bem aceito, o que é fundamentado pelo apelo aventureiro e estiloso do carro que tem como objetivo aumentar o volume de vendas da marca coreana ao redor do mundo, mas principalmente no promissor mercado norte-americano
E a Creta STC?
Não é apenas a Santa Cruz que está na fila para entrar em produção no segmento de picapes da Hyundai. No Salão do Automóvel de 2016, no São Paulo Expo, a marca corenana mostrou outro protótipo, o Creta STC. O carro chamou bastante atenção no evento, mas seu projeto ainda está engavetado, sem nenhuma previsão de sair do papel.
O Creta STC de produção se encaixaria no terreno das picapes intermediárias entre as medias e leves. E passaria a concorrer com Fiat Toro e Renault Oroch no Brasil. Entre outras medidas, o Hyundai conceitual tem 4,65 m de comprimento por 2,8 metros de entre-eixos. Se utilizar os motores do Creta SUV poderá ter o 1.6 de 130 cv, ou o 2.0 de 166 cv.
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Assim como no caso da Hyundai Santa Cruz, estilo é que não falta à Creta STC, que vem com grade frontal em forma de hexágono, com a parte inferior curvada, imitando uma cascata. Além disso, os faróis são finos e alongados, com linha de LED na parte de cima. As rodas são de aro 21 e o outro detalhe interessante é que o centro das lanternas é removível e pode ser usado como triângulo de sinalização de emergência.