VW Tiguan Allspace x Peugeot 5008: dois entre os SUVs mais legais na faixa dos R$ 150 mil
Cauê Lira/iG Carros
VW Tiguan Allspace x Peugeot 5008: dois entre os SUVs mais legais na faixa dos R$ 150 mil

Percebemos como o mercado está maduro quando um comparativo desses cai em nossas mãos. O brasileiro está muito bem servido de SUVs médios de sete lugares, ainda mais considerando Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4, ambos diesel. Não tem como fazer uma escolha errada que lhe fará puxar os cabelos de nervosismo. Neste segmento, os detalhes são decisivos para uma vantagem apertada sob os rivais. Isso é o que pauta a disputa entre os novos VW Tiguan Allspace, que é flex, e Peugeot 5008, movido a gasolina.

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O confronto entre Alemanha e França da semifinal da última Eurocopa se repete em nossa redação. São muitos pontos positivos para ambos, e fica até difícil dizer qual deles é mais estiloso. O VW Tiguan , com suas linhas demarcadas e design musculoso, tem o seu charme. Por outro lado, o 5008 parece ter sido esculpido por estilistas audaciosos com design mais ousado. Basicamente, as raízes de seus países de origem.

Apesar da foto, o Tiguan parece ser menor que o 5008 pessoalmente. Talvez porque a área envidraçada do Peugeot seja mais protuberante. A traseira é a única parte em que o Volkswagen sobressai. Perceba como o 5008 tem corte abrupto, enquanto o Tiguan tem mais características de hatchback. Dessa forma, o carro francês fica com mais cara de “monovolume”, uma vez que o alemão aposta na esportividade. Releve as semelhanças com o Golf.

Isso não chega a ser um problema para o 5008. Ele abdica o design pela funcionalidade, uma característica rara entre os carros franceses. Por dentro, ambos poderão conquistar seu coração. O 5008 é diferente de tudo que você encontrará em um carro até R$ 200 mil. As linhas formam um conjunto expressionista. A variedade de acabamentos, abusando de cromado, preto brilhante e até uma espécie de jeans texturizado que cobre não apenas o centro do painel, mas também as portas.

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O Tiguan lembra outros carros da Volkswagen, principalmente o Golf. O conservadorismo é uma sacada que tem dado muito resultado para a marca alemã. Ousaram apenas na angulação das saídas de ar. A versão Comfortline, por exemplo, tem cluster convencional, enquanto o 5008 traz o belo painel digital de série. Outro ponto a favor dos franceses é o belo detalhe em LED azul que encobre as portas e até o teto solar. Um belo visual noturno que o Volkswagen não chega perto de oferecer.

Strudel de maçã

A central multimídia do Peugeot também arranca aplausos. É uma das mais bonitas e intuitivas do segmento, contendo compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. Este último é capaz de reproduzir as informações do Waze na tela. Mas a central do Tiguan é melhor, tanto no design quanto em sua funcionalidade. Ganha do carro francês por ter também a integração do GPS.

Se o objetivo é agradar a família, você será bem sucedido em ambos os carros. Lembra quando comentamos sobre o 5008 abdicar o design esportivo da traseira pela funcionalidade? Pois bem, ele leva duas crianças na terceira coluna de bancos com menos aperto. Independente de qual carro ocupará uma vaga na sua garagem, apenas crianças conseguem andar com conforto ali atrás. A segunda coluna do carro francês também é melhor, mas o Tiguan pode reservar algumas surpresas. Tem até bandeja acoplada no banco para os ocupantes traseiros, mas esqueça aquele plástico de baixa qualidade dos modelos antigos.

Até aqui, a batalha está bem equilibrada. O 5008 ostenta 780 litros de porta-malas com a terceira coluna de bancos rebatida. Na mesma situação, o Tiguan tem 655 litros. Ou seja, o francês dá um baile no alemão e garantirá mais espaço para a bagagem da família.

Omelette du fromage

Até aqui, vimos que o 5008 é mais estiloso, ousado e espaçoso. O Tiguan, por sua vez, conquista na racionalidade com uma ótima central multimídia com GPS integrado. Eis que chega a hora de mostrar o que se esconde abaixo de cada um dos capôs. O que encontramos é digno de encerrar qualquer disparidade apertada entre eles.

Do lado francês, uma unidade 1.6 a gasolina que desenvolve 165 cv e 24,5 kgfm de torque a 1.400 rpm. E o  Volkswagen, por sua vez, esconde o já conhecido 1.4 TSI flex, de 150 cv com 25,5 kgfm de torque, força que aparece a 1.500 rpm no VW.  Ambas as unidades são turbinadas, com quatro cilindros em linha.

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Este é o ponto em que o Tiguan coloca qualquer numerologia para baixo. Ele é mais pesado que o 5008 (são exatos 122 kg de diferença), tem menos potência (15 cv a menos), porém, com um pouco mais de força quase na mesma faixa de giro do Peugeot, o que fez o Tiguan ser um pouco mais ágil.

A aceleração de 0 a 100 km/h está aí para comprovar. O 5008 leva 10,5 segundos para atingir a velocidade com seu 1.6 turbinado, enquanto o Tiguan demora apenas 9,5 s. O acerto de suspensão do VW também demonstra mais maturidade que o 5008. A diferença será mais sensível em pisos irregulares, uma vez que o modelo francês ainda precisa se adaptar ao piso irregular. Nas ruas em bom estado, você mal perceberia a disparidade entre os dois.

Os olhos não podem ver que o Peugeot 5008 ainda traz eixo de torção na suspensão traseira. Mas os engenheiros de Wolfsburg decidiram apostar em um multibraço independente. Este detalhe proporciona um Tiguan bem assentado no chão, que faz curvas com mais afinco que o rival.

Vamos falar do consumo. O Inmetro diz que o Tiguan Allspace faz 6,8 km/l na cidade e 8 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, os números melhoram, aferindo 10,1 km/l e 11,7 km/l. Apenas com combustível fóssil, o 5008 faz 9,5 km/l em trecho urbano e 12,1 km/l na rodovia. Abastecendo com gasolina, a diferença é mínima.

Xeque-mate

Chega a hora de coroar o vencedor. Este foi um dos comparativos mais apertados que já fizemos, gerando longas discussões até mesmo dentro de nossa redação. Como mencionei no primeiro parágrafo, brasileiro está muito bem servido de SUVs médios de sete lugares, o que não tornaria o Peugeot 5008 uma compra ruim. Mas a coroa vai para o Tiguan.

Ele não tenta impressionar no design. Seu caráter básico, tanto por dentro quanto por fora, esconde uma mecânica pontual. Como vimos, mesmo sendo mais pesado e menos potente, o alemão ainda consegue entregar mais desempenho que o francês. Ainda contando com motor flex, podemos dizer que o Volkswagen já se sente em casa no Brasil, com suspensão bem acertada e disposição de sobra para enfrentar buracos. Faltam condimentos ao 5008 para sobrepujar o sabor marcante deste VW Tiguan Allspace, que acabou de sair do forno. 

Peugeot 5008

Preço: R$ 157.490

Motor: 1.6, turbo, gasolina

Potência: 165 cv a 6.000 rpm

Você viu?

Torque: 25,5 kgfm a 1.400 rpm

Transmissão: automática de 6 velocidades

Suspensão: independente (dianteira), eixo de torção (traseira)

Freios: disco ventilados (dianteira e traseira)

Pneus: 235-50, aro 19

Dimensões: 4,64 m (comprimento), 1,91 m (largura), 1,63 (altura), 2,84 (entre-eixos)

Tanque: 53 litros

Porta-malas: 780 litros

Consumo: 9,4 km/l na cidade, 9,6 km/l na estrada

0 a 100 km/h: 10,5 segundos

VW TIguan Allspace

Preço: R$ 149.990

Motor: 1.4, turbo, flex

Potência: 150 cv a 5.000 rpm

Torque: 25,5 kgfm a 1.500 rpm

Transmissão: automática de 6 velocidades

Suspensão: independente (dianteira), multibraço (traseira)

Freios: disco ventilados (dianteira), disco sólido (traseira)

Pneus: 215/65, aro 19

Dimensões: 4,70 m (comprimento), 1,83 m (largura), 1,65 (altura), 2,70(entre-eixos)

Tanque: 58 litros

Porta-malas: 710 litros

Consumo: 10,1 km/l na cidade, 11,7 km/l na estrada (gasolina). 6,8 na cidade e 9 km/l na estrada (etanol)

0 a 100 km/h: 9,5 segundos

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