GM Onix e VW Polo:  dois hatches compactos cheios de qualidades. Mas o VW chegou com mais apelo diante do rival
Caue Lira/iG
GM Onix e VW Polo: dois hatches compactos cheios de qualidades. Mas o VW chegou com mais apelo diante do rival

O carro mais vendido do Brasil tem lá suas qualidades, mas precisa evoluir depressa para enfrentar os concorrentes cada vez mais fortes. A GM sabe disso e já começa a trabalhar na nova geração do Onix, que deverá ser lançada em 2020. Mas, até lá, terá que encarar rivais como o VW Polo, cuja versão mais em conta, com motor 1.0 aspirado e câmbio manual, mostrou-se bem interessante no dia a dia, bom de dirigir, seguro e econômico.

LEIA MAIS: veja cinco motivos para comprar um VW Polo e não um SUV compacto

Vamos começar pelos preços.  No caso do Onix, a versão LT 1.0 parte de R$ 47.590 e passa para R$ 49.990 com pacote que inclui volante multifuncional e sistema multimídia MyLink compatível com Apple Car Play e Android Auto.  Se quiser o serviço de concierge e uma série de outras facilidades do OnStar, o carro chega nos R$ 49.390. Indo para o Polo , o preço parte de R$ 49.990, e vai a R$ 51.070 com computador de bordo e controles eletrônicos de estabilidade e tração, que não é oferecido nem como opcional no GM.

O VW Polo é um pouco maior que o GM Onix, inclusive no espaço interno e na área do porta-malas
Caue Lira/iG
O VW Polo é um pouco maior que o GM Onix, inclusive no espaço interno e na área do porta-malas

A diferença que se paga pelos itens extras de segurança do VW Polo vale a pena. E soma pontos valiosos na briga com o rival da Chevrolet, o modelo que popularizou a central multimídia no Brasil e já foi um dos ícones de compacto moderno, mas já começa a sentir o peso da idade. Logo ao sentar no banco do motorista fica claro que é mais fácil se acomodar no Volkswagen. A posição de dirigir não é tão alta e há melhores ajustes que no Onix, que tem o chamado ponto H acima do ideal.

 Dê a partida e verá que o VW Polo responde aos comandos com um pouco mais de precisão e rapidez. A GM fez um bom trabalho no motor 1.0 SPE/4, mas o três cilindros da marca alemã é mais moderno e eficiente. Entre outros itens, conta com variador de fase na admissão, duplo comando no cabeçote e coletor integrado ao cabeçote. Isso se traduz em melhor rendimento em rotações mais baixas. São 10,4 a 3.000 rpm, ante  9,8 kgm a altíssimos 5.200 rpm do GM, o que significa que se quiser extrair algum fôlego do Onix vai ter que sempre acelerar fundo e manter o contagiros nas alturas.

No anda e para do trânsito, isso acaba sendo cansativo. Se estiver no VW Polo, tudo acontece com mais suavidade e silêncio. As ultrapassagens são feitas de maneira mais fácil, por causa da força que aparece bem antes, e a sensação de segurança ao volante é maior, não apenas pela maior solidez da carroceria, mas também pela melhor estabilidade nas curvas. Além disso, os controles eletrônicos oferecidos como opcional no VW garantem que o carro será mantido sob controle em pisos escorregadios, ou em derrapagens indesejáveis.

Ambos os hatches têm relações de marchas bem escalonadas e engates fáceis e precisos. Os dois também têm freios eficientes e direção com assistência elétrica, sendo que no GM o raio de giro é um pouco mais curto (10,4 m ante 11 m), o que facilita as manobras em espaços apertados. Em contrapartida, o VW Polo tem melhor isolamento acústico e mais agilidade no trânsito. De acordo com os dados das fabricantes, o Volkswagen faz de 0 a 100 km/h em 13 segundos e atinge 170 km/h, ante 13,3 s e 167 km/h do GM, respectivamente. 

LEIA MAIS: Volkswagen Virtus e Chevrolet Onix vão bem em testes de colisão 

E conforme os dados do Inmetro,  com gasolina, apenas na estrada o Onix é um pouco mais econômico que o Polo, provavelmente por causa da sexta marcha que mantém o motor em rotação mais baixa. Os números dizem que o GM faz 15,3 km/l em trechos rodoviários, ante 14,3 km/l do VW. Na cidade, ambos ficam com 12,9 km/l. Contudo, na prática, o fato do Polo ter mais força desde as primeiras marcações do contagiros deixa a condução não somente mais agradável, mas também favorece o menor consumo no trânsito pesado.

Mais espaço e melhor ergonomia

Apesar de ter aspecto simples, interior do VW Polo tem comandos mais bem posicionados e mais fáceis de serem acionados
Divulgação
Apesar de ter aspecto simples, interior do VW Polo tem comandos mais bem posicionados e mais fáceis de serem acionados

Na questão do espaço interno o VW Polo também se destaca. Com entre-eixos um pouco maior (2,57 m ante 2,53 m do GM), o hatch da marca alemã oferece conforto extra para quem for sentado no banco traseiro. E na hora de acomodar a bagagem no porta-malas  há 300 litros de capacidade no Polo, ante 280 l do Onix. Além disso, no VW, a ergonomia é melhor, com comandos mais bem posicionados e fáceis de serem acionados. No GM, a central multimídia, por exemplo, fica muito baixa, o que obriga a desviar o olhar para utilizá-la.

O aspecto simples, porém correto, do interior do Polo inclui bancos de tecido e painel de plástico em dois tons, assim como no Onix. No GM, o marcador de combustível digital não é tão preciso quanto o analógico do VW, que fica devendo apenas comandos elétricos dos retrovisores externos. Nos dois modelos, entretanto, os vidros das portas traseiras são acionados por manivelas. Por outro lado, o VW tem mais porta-objetos, como o útil porta-copos entre os bancos dianteiros, o que o torna mais prático.

LEIA MAIS: VW Polo e Toyota Corolla tiram nota máxima nos testes de segurança

Conclusão

 Com um conjunto mecânico mais eficiente e bem acertado, o VW Polo vence o GM Onix, cuja nova geração deve ser lançada dentro de dois anos. Entre outras vantagens, o hatch da marca alemã também é um carro mais seguro, não apenas por oferecer controles eletrônicos de estabilidade e tração como opcionais, mas também pela estrutura mais rígida e moderna.  Mais espaço e praticidade também contam a favor do Polo.

Ficha Técnica - Chevrolet Onix LT 1.0

Preço: a partir de R$ 47.590

Motor:  1.0, quatro cilindros, flex

Potência:  80 cv (E) / 78 cv (G) a 6.400 rpm

Torque:  9,8 kgfm (E) / 9,5 kgfm (G) a 5.200 rpm

Transmissão:  Manual, seis marchas , tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)

Freios: Discos ventilados (dianteiros) / tambores (traseiros)

Pneus:  185/70 R14

Dimensões: 3,93 m (comprimento) / 1,71 m (largura) / 1,48 m (altura), 2,53 m (entre-eixos)

Tanque: 54 litros

Porta-malas: 280 litros 

Consumo etanol: 8,8 km/l (cidade) / 10,5 km/l (estrada)

Consumo gasolina: 12,9 km/l (cidade) / 15,3 km/l (estrada)

0 a 100 km/h: 13,3 segundos 

Velocidade máxima: 167 km/h 

Ficha Técnica - Volkswagen Polo 1.0 MPI

Preço: a partir de R$ 49.990 

Motor:  1.0, três cilindros, flex

Potência:  84 cv (E) / 75 cv (G) a 6.350 rpm

Torque:  10,4 kgfm  (E) / 9,7 (G) a 3.000 rpm

Transmissão:  Manual, cinco marchas, tração dianteira

Suspensão: Independente, McPherson (dianteira) / Eixo de torção (traseira)

Freios:  Discos ventilados (dianteiros) / tambor (traseiros)

Pneus:  185/65 R15

Dimensões: 4,06 m (comprimento) / 1,75 m (largura) / 1,47 m (altura), 2,57 m (entre-eixos)

Tanque: 52 litros

Porta-malas: 300 litros 

Consumo etanol: 8,8 km/l (cidade) / 10 km/l (estrada)

Consumo gasolina: 12,9 km/l (cidade) / 14,3 km/l (estrada)

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!