Seguindo a linha de todo modelo que causa alvoroço durante seu lançamento, o Lamborghini Urus também ganhará um clone chinês nos próximos anos. A Huansu Auto, que faz parte do grupo BAIC, se prepara para lançar uma cópia do SUV da marca italiana. Esboços oficiais do conceito que será apresentado no mês que vem já foram compartilhadas pelo site CarNewsChina.
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Comparado a outras cópias feitas por marcas chinesas, o clone do Lamborghini Urus, que ainda não teve seu nome revelado, chega a guardar várias diferenças em relação ao modelo italiano. Sua traseira, por exemplo, não tem absolutamente nenhuma semelhança com o SUV premium da marca italiana. Na verdade, o carro está mais para um BMW X6 que Urus. A dianteira, entretanto, não nega suas influências diretas.
Mas a intenção da marca chinesa não é lançar um novo SUV premium. Assim como o polêmico Landwind que copia o Evoque, a Huansu apostará em um SUV com cara de modelo premium, mas pelo preço de um Ford EcoSport, por exemplo. De acordo com a mídia chinesa, o modelo custará algo entre R$ 58 mil e R$ 82 mil por lá.
O clone também será oferecido com opções de cinco e sete lugares, com motor 1.5, turbo, capaz de desenvolver 150 cv de potência. Mas pasme! Esta não será a única cópia do Lamborghini Urus que você verá na internet nos próximos meses. A marca chinesa Zotye também preparou um SUV com influências gritantes do utilitário italiano. Entretanto, as semelhanças serão um pouco mais discretas em relação ao modelo apresentado pela Huansu.
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Há alguns meses, o Salão de Pequim (China) se mostrou um verdadeiro show de reprodução de modelos europeus. Tivemos cópias de Mercedes-Benz Classe G, McLaren 570S, Jeep Cherokee e até Jaguar F-Pace. Você pode conferir a lista completa no link abaixo.
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As cópias já causaram revolta entre as montadoras europeias. Em 2016, a Land Rover processou a Landwind por plágio. De acordo com a marca inglesa, o Landwind X7 tinha semelhanças gritantes com o Evoque. A montadora chinesa não se abalou, e chegou até a reestilizar o X7 no ano passado, mantendo todas as influências do modelo inglês.
A polêmica também atravessou o oceano e chegou à justiça brasileira. O Lifan 320 era basicamente um Mini Cooper pelo preço de subcompacto. A BMW tentou impedir a venda da cópia chinesa no Brasil, com uma liminar do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro. O processo não foi pra frente, e o 320 continuou sendo vendido nas concessionárias.
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Em defesa, a Lifan informou que o 320 não oferece concorrência desleal ao Mini Cooper, uma vez que um cliente dificilmente confundiria os dois modelos na hora da compra. O Mini também era muito mais caro que o Lifan, atestando mais ainda a diferença entre os produtos. Essa também seria uma boa desculpa para a Huansu, quando o Grupo Volkswagen acusar o clone do Lamborghini Urus de plágio.