Toyota Hilux: líder do segmento, vende mais que a rival Volkswagen Amarok, que se mostra tecnicamente superior
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Toyota Hilux: líder do segmento, vende mais que a rival Volkswagen Amarok, que se mostra tecnicamente superior

Faz tempo que a Volkswagen não empolga no segmento de picapes em geral. A Saveiro, por exemplo, sofre diante da Fiat Strada há um bom tempo. Sua representante entre as médias, a Volkswagen Amarok importada da Argentina, também nunca foi exemplo de carro bem sucedido no Brasil. Mas uma nova investida pode mudar o jogo.

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Em janeiro, chegou a Volkswagen Amarok V6. O sucesso estrondoso fez o primeiro lote de 250 picapes esgotar em apenas um mês. O modelo colhe os frutos desse sucesso até hoje, ocupando a terceira colocação no ranking de picapes mais vendidas do Brasil, superando até mesmo a veterana e confiável Ford Ranger.

Nem sempre o carro que mais vende é o melhor. Esse pensamento nos fez criar a categoria “desacato a autoridade”. Em mais uma edição, listamos cinco motivos para você comprar a Amarok V6, e não a Toyota Hilux SRX - que divide a liderança com a Chevrolet S10 - em sua próxima visita a uma concessionária.

Esportivo com caçamba

O projeto é da Volkswagen, mas parte da mecânica é importada da Audi, mais exatamente do SUV Q7 a diesel
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O projeto é da Volkswagen, mas parte da mecânica é importada da Audi, mais exatamente do SUV Q7 a diesel

Abençoado o dia em que os engenheiros da Volkswagen bateram na porta da Audi e pediram o motor V6 3.0 biturbo que equipa o Q7 emprestado. Foi realmente uma ótima ideia. O motor, importado da Alemanha, combina injeção direta de combustível com um turbocompressor de geometria variável.

Pisando fundo, a Amarok V6 será capaz de atingir 100 km/h em apenas oito segundos cravados com seu motor de 258 cv, conforme a fabricante. A Toyota Hilux SRX, também com motor turbinado e 177 cv de potência combinados a 45,9 kgfm de torque, chega aos 100 km/h em 11,8 segundos.

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Também existe o benefício do acionamento dos comandos por correntes, que não requerem manutenção, e circuitos separados de arrefecimento para o cabeçote e o bloco, o que permite melhor gerenciamento da temperatura de funcionamento. Os bons números também são possíveis graças ao câmbio, que é sempre o automático de oito marchas, e a tração integral permanente 4Motion. Chamar a Amarok V6 de “Golf GTI de caçamba” está longe de ser um exagero.

Mais espaçosa

São 280 litros a mais de caçamba, em comparação à rival japonesa, que divide a liderança com a Chevrolet S10
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São 280 litros a mais de caçamba, em comparação à rival japonesa, que divide a liderança com a Chevrolet S10

A Amarok também tem mais espaço para carga, e chega a ser considerável: 280 litros. Enquanto a Toyota Hilux entrega 1.000 litros de capacidade na caçamba, a Amarok apela com 1.280 litros. É quase um porta-malas de Polo a mais para carga. O espaço interno para os ocupantes que vão no banco traseiro, entretanto, é praticamente o mesmo. A Amarok tem 1 cm a mais na distância entre-eixos, que não são suficientes para implicar em uma vantagem clara contra a Toyota Hilux.

Melhor conectividade

Uma interface intuitiva com respostas rápidas. Fica devendo TV Digital, item presente na rival Hilux
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Uma interface intuitiva com respostas rápidas. Fica devendo TV Digital, item presente na rival Hilux

A central multimídia App-Connect de 6,3 polegadas da Volkswagen se destaca pela intuitividade, rapidez e facilidade de usar. Mesmo um passageiro que nunca utilizou o sistema e quer conectar seu celular através do Bluetooth, por exemplo, o fará sem qualquer dificuldade ou cara de interrogação. A Amarok segue a mesma linha, garantindo um sistema simples e sem perfumarias desnecessárias.

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É inegável que os carros da Toyota são ótimos. O Corolla, por exemplo, é destaque absoluto em seu segmento há mais de dez anos. Mas, infelizmente, não tem como defender uma central multimídia lenta e pouco intuitiva. O mesmo sistema que aparece em Corolla e Prius também marca presença na Hilux. O GPS é mega confuso de ser utilizado e conectar o Bluetooth pela primeira vez pode ser um pesadelo. Destaque para TV Digital, algo que a Amarok não integra em seu sistema.

Diversão para off-road

Gosta de colocar a picape na lama? A Amarok tem alguns apetrechos que podem deixar a experiência mais interessante
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Gosta de colocar a picape na lama? A Amarok tem alguns apetrechos que podem deixar a experiência mais interessante

O sistema multimídia da Amarok também traz uma funcionalidade muito interessante para quem gosta de colocar a picape na lama. Há um menu chamado “informações de off-road”, que resulta em três mostradores digitais para auxiliar o motorista. Por  meio de sensores e diretrizes, a Amarok faz a leitura de sua geolocalização. Os indicadores mostram bússola, ângulo de direção das rodas, inclinômetro e altímetro

Preço

A Vokswagen Amarok V6 ainda consegue ser mais em conta que a Toyota Hilux SRX
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A Vokswagen Amarok V6 ainda consegue ser mais em conta que a Toyota Hilux SRX

Por fim, esta picape esportiva ainda custa menos que a Hilux SRX 4x4. O modelo diesel da Toyota custa R$ 193.250, um valor muito alto para uma picape utilitária que ainda traz um conjunto mecânico convencional.

A Volkswagen Amarok V6, por sua vez, custa R$ 187.710. São exatos R$ 5.540 que podem desafogar o bolso na hora de pagar o seguro da picape, trocar os pneus ou fazer revisões pré-agendadas na concessionária.

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