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Nova geração do i3 ressurge com novos para-choques, sistemas eletrônicos, opções de acabamento e uma nova versão esportiva, chamada de i3S

BMW i3: à esquerda a versão S, com a versão convencional. Ambas passam a contar com retoques no desenho na linha 2018
Divulgação
BMW i3: à esquerda a versão S, com a versão convencional. Ambas passam a contar com retoques no desenho na linha 2018

O renovado BMW i3 chega ao Brasil nas versões REX (R$ 199.950), REX Connected (R$ 211.950) e REX Full (R$ 239.950), com novidades. O modelo, que apesar de futurista, já tem quatro anos de mercado, ressurge com novos para-choques, sistemas eletrônicos, opções de acabamento e uma nova versão esportiva, chamada de i3S. Já está disponível para compra por encomenda nas concessionárias em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Paraná, Santa Catarina, Bahia, Pernambuco e Distrito Federal.

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O   BMW i3 ganhou luzes de LED no parachoque dianteiro e nova disposição do anteparo traseiro, complementando uma cara mais esportiva. De resto, continua o mesmo carro elétrico que é vendido por aqui, com o motor traseiro elétrico, de 170 cv de potência e pouco mais que 25 kgfm de torque. A configuração permite que o carro acelere de de 0 a 100 km/h em 7,2 segundos. Com boa dose de força logo ao encostar no acelerador, o i3 é capaz de retomar dos 80 aos 120 km/h em apenas 4,9 segundos.

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A verdadeira novidade da BMW está na versão apimentada, i3s. Além do design bicolor e dos detalhes especiais, tem um novo motor elétrico otimizado de 186 cv e 27,5 kgfm de torque. Desse modo, o i3s acelera de 0 a 100 km/h em apenas 6,9 segundos. A velocidade máxima estará limitada a 160 km/h. Novo arranjo de direção e suspensão deixam o i3s mais estável, de acordo com a fabricante.

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O motor do i3S, segundo a BMW, foi otimizado para entregar cerca de 40% a mais de potência em rotações mais altas, o que deixa o comportamento mais arisco. Para justificar o tempero esportivo, o modelo ganhou suspensão retrabalhada com maior firmeza e 10 mm mais baixa e o chassi ficou mais rígido. Além disso, há novas rodas de liga leve de 20 polegadas e um novo modo de condução Sport que deixa a direção mais direta e as respostas do acelerador mais rápidas.

Equipamentos

Na lista de equipamentos de série do novo i3 os destaques ficam por conta do teto solar de cristal e acionamento elétrico, do sistema de áudio Harman Kardon, e do assistente de estacionamento (Parking Assistant), com câmera de ré e sensores de obstáculos dianteiro e traseiro.

As tecnologias Comfort Access e Driving Assistant Plus completam a gama de recursos à disposição do condutor. O primeiro controla o travamento das portas sem a necessidade da chave, incluindo a tampa do porta-malas; enquanto o segundo informa, por meio de alertas visuais e sonoros, situações de tráfego cruzado, riscos de colisão traseira, mudanças involuntárias de faixa de rolamento, e controle e prevenção de aproximação frontal.

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E assim como outros modelos da BMW, o novo compacto elétrico incorpora o sistema ConnectedDrive, um conjunto de funcionalidades acessível por meio de um SIM Card – o mesmo utilizado em telefones celulares – e que permite conexão à internet. A tecnologia oferece acesso às informações de trânsito em tempo real e notícias personalizadas; envio e recebimento de e-mails e alertas de manutenção de componentes (Teleservices).

Por meio do recurso Concierge, é possível solicitar reservas em hotéis, consultar cotações de moedas estrangeiras e recomendações sobre restaurantes; a Chamada de Emergência Inteligente auxilia os ocupantes quando mais precisam, em caso de acidente.

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Nos veículos elétricos, o BMW ConnectedDrive indica os pontos de recarga para veículos BMW i, de utilização pública, disponíveis em shoppings, postos, supermercados, restaurantes e hotéis. Ainda é possível visualizar no mapa a autonomia do BMW i3 , que considera o histórico de consumo, a informação de trânsito e a topografia do terreno para definir se haverá necessidade de recarga durante o percurso.

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