Tamanho do texto

Linha 2019 da VW, em geral, chega com novidades que dão uma "pitada" premium nos modelos, para reforçar a atratividade

Volkswagen Polo foi o precursor de algumas das mudanças na linha 2019 dos outros modelos da marca
Divulgação
Volkswagen Polo foi o precursor de algumas das mudanças na linha 2019 dos outros modelos da marca

A linha 2019 dos modelos Volkswagen Polo, Virtus, up!, Saveiro e SpaceFox chega às concessionárias da marca. O Polo e o Virtus 1.6 MSI passam a oferecer como opcionais sensor de estacionamento traseiro, bem como retrovisores externos com ajuste elétrico e função de voltá-los ao chão ao engatar a ré ("tilt down"). Além disso, as versões MSI recebem de série o volante multifuncional.

LEIA MAIS: Volkswagen Jetta tem descontos nas lojas de até R$ 10 mil antes da nova geração

Similar à que já vem no Volkswagen Polo Highline, a novidade na linha 2019 do Up! fica por conta da luz de condução diurna, de série para todas as versões. Além disso, ganham piloto automático, o que facilita a vida do motorista nos trajetos mais longos, como nas viagens pelas rodovias. Por fim, todas as versões TSI do Up! 2019 recebem o emblema “170 TSI” na tampa do porta malas, em função da nova estratégia da Volkswagen sobre a nova nomenclatura que indica a quantidade de torque do motor em Newton metro (Nm).

LEIA MAIS: Volkswagen Polo fica mais caro com a chegada da linha 2019. Veja os preços

Já a Saveiro Robust e a Saveiro Trendline trazem calotas com novo design, enquanto a Saveiro Cross, versão com mais recursos de tecnologia, agora pode ser equipada com revestimento dos bancos na cor marrom.

LEIA MAIS: Toyota Yaris Sedan encara o rival Honda City

O último modelo a receber as novidades da linha 2019 é o SpaceFox, que traz o novo pacote connect, que agrega ao modelo rodas de liga leve 15”, sistema multimídia com tela sensível ao toque de 6,5 polegadas e conectividade com os aplicativos de celular, volante multifuncional com comandos do sistema de som, grade dianteira em preto brilhante, faróis e lanterna de neblina, frisos laterais na cor do veículo, entre outros.

Modernização e boas vendas, apesar dos preços

Chevrolet Onix segue o mais vendido do segmento dos hatches compactos, mas não cresce em números como o Polo
Caue Lira/iG
Chevrolet Onix segue o mais vendido do segmento dos hatches compactos, mas não cresce em números como o Polo

O Volkswagen Polo ficou mais caro, partindo agora de R$ 50.490 na versão de entrada convencional, equipada com motor 1.0 aspirado. Em outras versões, os preços subiram em até R$ 2.840. Entretanto, ganhou maturidade no mercado poucos meses após o seu lançamento. Conforme o levantamento da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos), o Polo foi o quinto carro mais vendido do Brasil no mês passado. À frente dele, apenas Chevrolet Onix, Hyundai HB20, Ford Ka e o irmão Gol.

LEIA MAIS: Flagra! Pegamos o novo VW Jetta camuflado antes da estreia

O segmento de hatches compactos ganhou ainda mais relevância nos últimos anos. Os carros espartanos com acabamento de segunda linha e motores antiquados deram lugar aos modelos 'compactos premium", cheios de tecnologia. A exemplo do Volkswagen Polo , que trouxe, por exemplo, o cluster digital similar ao do Audi TT, um carro muitas vezes mais caro. De acordo com o levantamento da Fenabrave, a categoria corresponde a 27% das vendas nacionais no acumulado de 2018, superando até mesmo os implacáveis SUVs que valem 25%.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.