![Aston Martin Valkyrie: O supercarro de corrida que desafia até os pilotos mais experientes Aston Martin Valkyrie: O supercarro de corrida que desafia até os pilotos mais experientes](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/9k/yn/oo/9kynoovlvzj2mivrptpec69ov.jpg)
Apresentado no Salão de Genebra (Suíça), o Aston Martin Valkyrie AMR Pro é um carro de corridas que tomará como base a versão hiper-esportiva para as ruas. Ele disputará as 24 horas de Le Mans, mas a montadora ainda depende de mais informações sobre o regulamento para desenvolver o carro para a sua categoria, que entre os rivais, contará com uma versão de pista a partir do Mercedes-AMG Project One. Isso acontecerá a partir de 2020, quando apenas 25 unidades do carro de rua serão vendidas.
LEIA MAIS: McLaren Senna: duas unidades vendidas no Brasil, por mais de R$ 8 milhões cada
![Aston Martin Valkyrie de corrida não terá qualquer luxo no interior. Apenas fibra de carbono e informações para o piloto Aston Martin Valkyrie de corrida não terá qualquer luxo no interior. Apenas fibra de carbono e informações para o piloto](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/cd/s7/wm/cds7wmwlosvrzpc9ktnysudxb.jpg)
Em entrevista à revista inglesa Autocar, o chefe executivo da Aston Martin, Andy Palmer, afirmou que a experiência da marca nas corridas ganhou bastante força com a participação em categorias como a Fórmula 1 (com a Red Bull), apesar da necessidade de terem saído algum tempo depois. Entretanto, as 24 horas de Le Mans despertou o interesse para colocar seu último desenvolvimento - o Aston Martin Valkyrie Pro AMR à prova. Vale lembrar que são 24 horas de corrida.
LEIA MAIS: Ferrari mostra supercarro FXX-K Evo, com mais de 1.000 cavalos de potência
Você viu?
Aston Martin Valkyrie Pro não é para qualquer um
![Aston Martin Valkyrie leva o estudo da aerodinâmica ao extremo Aston Martin Valkyrie leva o estudo da aerodinâmica ao extremo](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/e8/zw/7o/e8zw7ozmm8rloi0dlheqz9ut8.jpg)
Feito em parceria com a equipe de Red Bull Racing da Fórmula 1, a versão de pista tem o mesmo motor - 6,5 V12, de 1000 cv, com tecnologia da Cosworth e o sistema KERS, que injeta 130 cv adicionais a partir de uma bateria, que coleta energia das frenagens e do movimento das rodas - da versão de rua, entretanto, agora sua velocidade máxima é de 362 km/h, menor que a da versão de rua (402 km/h). Por que isso acontece? O Valkyrie Pro teve sua aerodinâmica tão aperfeiçoada para fazer curvas, que agora é capaz de gerar até 3 Gs de força lateral, porém, a consequência disso é um maior arrasto aerodinâmico, que “freia” o carro em altas velocidades.
LEIA MAIS: Mercedes-AMG Project One é o hipercarro mais insano de Frankfurt
![Eis o Aston Martin Valkyrie AMR Pro que já existe, antes de se enquadrar em qualquer regulamento de corrida Eis o Aston Martin Valkyrie AMR Pro que já existe, antes de se enquadrar em qualquer regulamento de corrida](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/er/0w/2h/er0w2hqy6b6biqqwdoctezbya.jpg)
Como parte das alterações que fazem do carro um verdadeiro “chiclete” nas curvas, agora conta com carenagem alargada, sistema de escape mais leve, assentos de corrida e fibra de carbono a perder de vista. Além disso, como não é aconselhado pilotar e curtir um som ao mesmo tempo, o carro teve todos os recursos multimídia retirados, bem como o ar condicionado. Tudo isso, e a substituição dos vidros por policarbonato, vêm para enxugar o peso total do Aston Martin Valkyrie Pro para pouco menos de 1000 kg, o que significa que conta com uma relação peso-potência de menos de 1kg por cv.
LEIA MAIS: Lamborghini Centenario: devemos agradecer à Ferrari por este incrível carro!
Segundo o projetista Newey, conhecido como o "mago da aerodinâmica”: “Passei imenso tempo a analisar diferentes motores. As escolhas mais óbvias eram um V6 – com um ou dois turbos – ou um V12 atmosférico de altas rotações. No final, cheguei à conclusão de que deveria ser um V12 por causa do que nos permitia fazer em termos de construção estrutural, porque é um motor muito bem equilibrado com boas características de NVH (ruído, vibrações e aspereza), sem falar que adicionaria menos peso ao conjunto se comparasse com a necessidade de adaptar um turbo ao Aston Martin Valkyrie Pro”.