Será lançado o novo utilitário esportivo Mitsubishi Eclipse Cross no fim do mês, mas a fabricante ainda não confirmou qual será o conjunto mecânico do novo modelo. Entretanto, a reportagem de iG Carros apurou que o SUV chegará apenas com motor 1.5 turbo, que rende 161 cv com gasolina sem etanol. No Brasil, a potência exata ainda não foi declarada, mas deverá ficar bem próxima desse patamar.
LEIA MAIS: Mitsubishi ASX 2.0 revela robustez por trás de projeto maduro
O motor 1.5, sobrealimentado, vai funcionar com câmbio automático CVT INVECSIII, que simula até 8 marchas. Além disso, o novo Mitsubishi Eclipse Cross vai estar disponível no Brasil com tração 4x2 ou 4x4, de acordo com as versões que serão oferecidas, ainda conforme o que apuramos. O carro ficará acima do ASX na linha da marca japonesa e vai concorrer entre os SUVs médios.
Assim como o cupê esportivo Eclipse, que chegou a ser vendido no Brasil nos anos 90, o SUV médio com mesmo nome tem linhas arrojadas e que inspira robustez. Na traseira, chama atenção o design original, com toques de ousadia. As lanternas atravessam a janela de trás, criando uma divisória. Porém, o interior poderia seguir a mesma toada, mas tem estilo mais conservador, com tela do sistema multimídia no centro do painel e grandes hastes atrás do volante para trocas sequenciais.
Você viu?
LEIA MAIS: Jeep Compass x Kia Sportage: acompanhe essa briga boa de titãs
Entre outros detalhes, o Mitsubishi Eclipse Cross vem com porta-malas de 448 litros, capacidade que pode variar conforme a posição os bancos traseiros, que são deslizantes, além de dobráveis. Haverá também teto solar duplo e espaço de sobra para cinco ocupantes viajarem sem aperto.
Futuro rival do Mitsubishi Eclipse Cross
A Volkswagen também vai entrar na briga dos SUVS médios, a partir de 2020, com o Tarek, modelo que será mostrado pela primeira vez na América do Sul durante o Salão de Buenos Aires (Argentina), em meados do ano que vem. Ainda não há detalhes técnicos sobre o carro, mas as principais apostam recaem sobre o motor 1.4 turbo com câmbio automático de seis marchas como principal escolha do conjunto mecânico.
LEIA MAIS: VW Tarek, rival do Jeep Compass, surge no site de patentes do INPI
Imagens de patentes do VW Tarek chegaram a aparecer no site do INPI (Instituto Nacional de Propriedade Industrial), em agosto último, mas a versão de produção do SUV será bem parecida com a do protótipo mostrado na China, em abril. Pelo o que se sabe até agora, o novo rival do Mitsubishi Eclipse Cross terá distância entre-eixos 25 centímetros mais curto que o do Tiguan de sete lugares e 10 cm a menos de comprimento, chegando nos 4.45 metros, por 1,84 m de largura e 1,63 m de altura.