É possível que um artista marcial consiga segurar uma flecha que viaja a mais de 200 km/h antes que atinja o alvo? E se a flecha ainda fosse disparada por uma atleta olímpica? A Skoda, marca do Grupo Volkswagen que atua na Europa, não apenas colocou a circunstância à prova como conquistou um novo recorde mundial nos registros do Guinness Book. Para a artimanha, a marca da República Tcheca utilizou a versão esportiva do Octavia Combi RS, equivalente ao VW Passat Variant R-Line.

LEIA MAIS: Conheça 5 apps de mobilidade que valem a pena

O instrutor de artes marciais Markus Hass juntou forças com a arqueira olímpica Laurence Baldauff para atingir o resultado. Ao todo, foram quatro meses de planejamento na base aérea de Zeltweg, na Áustria, para que o recorde mundial fosse cumprido. Após o disparo, a flecha atingiria a velocidade máxima de 215 km/h, dando apenas uma fração de segundo para que o artista marcial reagisse.

undefined
Divulgação
Atletas posam ao lado do Skoda Octavia RS após a conquista do novo recorde mundial

Por fora do teto-solar do Octavia Combi RS, Hass precisou de uma precisão pontual para fechar a mão acima da flecha de 68 centímetros. A distância entre a arqueira e o carro era de 70 metros, mas considerando que o objeto é disparado em arco e não em linha reta, Hass teve apenas 30 metros para garantir o recorde.

LEIA MAIS: Range Rover Sport híbrido sobe 999 degraus de escada na China

A perua esportiva Skoda Octavia Combi traz o mesmo motor 2.0 turbo que equipa o nosso Golf GTI , porém entregando 245 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. Em linha reta, o Octavia precisa de apenas 6,7 segundos para atingir 100 km/h.

Recorde mundial do BMW M2

undefined
Divulgação
BMW M2 Competition mostrou equilíbrio ao estourar balões com um disparador laser

Quebrar recordes um tanto quanto inusitados é o passatempo favorito das fabricantes de veículos. Em meados de julho, a BMW também entrou para o hall dos recordistas após o M2 Competition estourar 79 balões utilizando um disparo laser instalado no para-choque dianteiro em apenas um minuto. O recorde anterior pertencia a um humano.

LEIA MAIS: Maior lombada do mundo causa espanto no trânsito

Assistindo ao vídeo, as intenções da marca alemã ficam mais que claras: mostrar que o cupê de 405 cv de potência é equilibrado o suficiente para traçar curvas precisas ao mesmo tempo que estoura o maior número de balões alocados em linha reta.

Mesmo sendo um tanto quanto pesado para um carro de seu porte (com 1.658 kg), o M2 Competition continua surpreendendo no desempenho. Coloque isso na conta do motor biturbo de seis canecos em linha, emprestado do M4. O recorde mundial foi conquistado em um antigo armazém, na Inglaterra. Ele pertence aos estúdios Cardington, sendo um dos maiores espaços para produções audiovisuais na Europa.

    Veja Também

      Mostrar mais