É possível que um artista marcial consiga segurar uma flecha que viaja a mais de 200 km/h antes que atinja o alvo? E se a flecha ainda fosse disparada por uma atleta olímpica? A Skoda, marca do Grupo Volkswagen que atua na Europa, não apenas colocou a circunstância à prova como conquistou um novo recorde mundial nos registros do Guinness Book. Para a artimanha, a marca da República Tcheca utilizou a versão esportiva do Octavia Combi RS, equivalente ao VW Passat Variant R-Line.

LEIA MAIS: Conheça 5 apps de mobilidade que valem a pena

O instrutor de artes marciais Markus Hass juntou forças com a arqueira olímpica Laurence Baldauff para atingir o resultado. Ao todo, foram quatro meses de planejamento na base aérea de Zeltweg, na Áustria, para que o recorde mundial fosse cumprido. Após o disparo, a flecha atingiria a velocidade máxima de 215 km/h, dando apenas uma fração de segundo para que o artista marcial reagisse.

Atletas posam ao lado do Skoda Octavia RS após a conquista do novo recorde mundial
Divulgação
Atletas posam ao lado do Skoda Octavia RS após a conquista do novo recorde mundial

Por fora do teto-solar do Octavia Combi RS, Hass precisou de uma precisão pontual para fechar a mão acima da flecha de 68 centímetros. A distância entre a arqueira e o carro era de 70 metros, mas considerando que o objeto é disparado em arco e não em linha reta, Hass teve apenas 30 metros para garantir o recorde.

Você viu?

LEIA MAIS: Range Rover Sport híbrido sobe 999 degraus de escada na China

A perua esportiva Skoda Octavia Combi traz o mesmo motor 2.0 turbo que equipa o nosso Golf GTI , porém entregando 245 cv de potência e 37,7 kgfm de torque. Em linha reta, o Octavia precisa de apenas 6,7 segundos para atingir 100 km/h.

Recorde mundial do BMW M2

BMW M2 Competition mostrou equilíbrio ao estourar balões com um disparador laser
Divulgação
BMW M2 Competition mostrou equilíbrio ao estourar balões com um disparador laser

Quebrar recordes um tanto quanto inusitados é o passatempo favorito das fabricantes de veículos. Em meados de julho, a BMW também entrou para o hall dos recordistas após o M2 Competition estourar 79 balões utilizando um disparo laser instalado no para-choque dianteiro em apenas um minuto. O recorde anterior pertencia a um humano.

LEIA MAIS: Maior lombada do mundo causa espanto no trânsito

Assistindo ao vídeo, as intenções da marca alemã ficam mais que claras: mostrar que o cupê de 405 cv de potência é equilibrado o suficiente para traçar curvas precisas ao mesmo tempo que estoura o maior número de balões alocados em linha reta.

Mesmo sendo um tanto quanto pesado para um carro de seu porte (com 1.658 kg), o M2 Competition continua surpreendendo no desempenho. Coloque isso na conta do motor biturbo de seis canecos em linha, emprestado do M4. O recorde mundial foi conquistado em um antigo armazém, na Inglaterra. Ele pertence aos estúdios Cardington, sendo um dos maiores espaços para produções audiovisuais na Europa.

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!