Há uma linha tênue entre economia de combustível e entrega de desempenho. Enquanto o motor eficiente é um refúgio para os bolsos mais apertados, a potência pode garantir ultrapassagens seguras, subir uma serra sem dificuldade e trazer um pouco mais de diversão ao volante em um mundo cada vez mais monótono. Pois bem, se você busca esse tipo de equilíbrio, o Ford Ka Freestyle é uma excelente opção.
LEIA MAIS: Ford Ka Freestyle traz modernidade e sofisticação aos compactos
O Ford Ka Freestyle,
que é a evolução de um dos carros mais vendidos do Brasil, chega agora com o novo motor de três cilindros, com potência de sobra e atributos que o tornam o mais completo de sua categoria. Não estamos nos referindo apenas ao extenso pacote de equipamentos, mas também às funcionalidades pontuais. Por que comprar um carro para usar
na cidade e outro para viajar se o Ford Ka Freestyle pode ser ambos?
Vamos tomar o Hyundai HB20X
como exemplo de rival do modelo da Ford. Vem com motor 1.6, de quatro cilindros, o mesmo desde que chegou no mercado, em 2012, que já pede mudanças para deixá-lo mais competitivo e eficiente. No Ford Ka Freestyle, o conjunto mecânico garante melhor rendimento no dia a dia, que se traduz em ultrapassagens seguras e agilidade para sair na frente em situações em que apenas um motor concebido com o que há de mais moderno pode proporcionar.
Na comparação com o Chevrolet Onix Activ, o Ford Ka FreeStyle mostra que a maior potência do motor 1.5, 3 cilíndros, com variadores de fase no comando de válvulas tanto na admissão quanto no escape, entre uma série de outros recursos, leva a uma diferença bem favorável em relação ao rival da GM. Para ir de 0 a 100 km/h, o Ford crava 11,2 segundos, ante 12 segundos do concorrente, com máxima de 180 km/h, contra 168 km/h. Os bons níveis de consumo do modelo da Ford também podem ser creditados à tecnologia de seu motor, atrelando muita potencia e eficiência energética.
Ford Ka FreeStyle: Nada o tira do eixo
O Ka FreeStyle 2019 já vem com Controles de estabilidade (ESP) e tração de série. E se um motor potente é importante para segurança nas estradas, o controle de estabilidade (ESP) garantirá que o carro tenha uma dinâmica segura, uma vez que as derrapagens indesejáveis são evitadas com ajuda de sensores instalados em cada uma das rodas e comandados por um módulo eletrônico.
LEIA MAIS: Ford Ka Freestyle com câmbio automático parte de R$ 67.990
Você viu?
Além de proporcionar boa aderência no asfalto, o ESP funciona também no off road. Nossa reportagem teve a oportunidade de testar o Freestyle na terra e no cascalho, que costumam fazer o carro derrapar nas curvas. Mesmo nesse tipo de condição, o o novo Ka se saiu muito bem, sempre sob controle, mesmo em trechos sinuosos, sem qualquer susto. Também tivemos a oportunidade de testar o desempenho do motor e controle de estabilidade na sinuosa serra gaúcha, num dia de chuva fina. O motor respondeu forte e carro mostrou estabilidade e boa dinâmica de condução.
O bem acertado Ford Ka Freestyle
Mesmo em aclives, não precisamos reduzir as marchas para vencer o
caminho na direção de Gramado (RS). Para uma ultrapassagem em serra, recomendamos que o motorista utilize os botões localizados na alavanca do câmbio automático para reduzir a
marcha. As trocas são suaves e sem solavancos, garantindo mais conforto para os passageiros. Além disso, existe o controle de fluxo no conversor por meio de sete solenóides, que gerenciam o sistema completo e melhoram a vida útil da caixa de seis marchas.
LEIA MAIS: Ford Ka Freestyle encara linha 2019 de Chevrolet Onix Activ e Hyundai HB20X
Aos aventureiros que estão de olho no Ka Freestyle vale lembrar que o carro é o mais potente de sua categoria. O hatch tem motor 1.5 litro de 3 cilindro , entregando os surpreendentes 136 cv de potência e 158 Nm de torque, sendo que 85% dessa força máxima está disponível a partir de meros 1.500 rpm. Isso significa que você não precisará pisar fundo no acelerador, e aumentar o consumo de combustível, para que o carro te entregue bom desempenho em baixas rotações.
Por que um cilindro a menos no motor? O segredo está no quanto menos melhor. A ausência do quarto “caneco” faz com que o novo motor 1.5 do Ka Freestyle seja 10% mais leve que os de quatro cilindros. Em qualquer receita de motorização, menos peso é sinônimo de mais desempenho e maior economia. O motor da Ford também reduz atrito e ruídos, tornando o Ka o hatch mais silencioso de sua categoria.
O Ford Ka Freestyle parte de R$ 67.990 com o novo motor 1.5, de três cilindros e câmbio automático. Com seis airbags, o carro ainda conta com o excelente Central Multimidia Sync 3 que traz todas as funções de conectividade. O motorista também pode emparelhar celulares Android e iOS e replicar funções como Waze. Combinação perfeita para aventureiros. Confira a ficha técnica do modelo abaixo.
Ficha Técnica
Motor: 1.5, três cilindros, flex
Potência: 137 cv a 6.500
Torque: 16,2 kgfm a 4.500
Transmissão: automática, seis velocidades
Suspensão: independente (dianteira), eixo de torção (traseira)
Freios: disco ventilado (dianteira), tambor (traseira)
Dimensões: 3,88 m (comprimento), 1,69 m (largura), 1,54 m (altura), 2,49 m (entre-eixos)
Porta-malas: 257 litros
Tanque: 52 litros
0 a 100 km/h: 10,5 segundos
Consumo: 8,3 km/l (cidade), 9,3 km/l (estrada) com etanol
11,6 km/l (cidade) km/l e 13,4 km/l (estrada) com gasolina