É anunciado um investimento da ordem de R$ 1 bilhão na fábrica da Toyota em Indaiatuba (SP). De acordo com a fabricante, a linha de montagem onde é feito o sedã Toyota Corolla será modernizada para se tornar mais flexível e competitiva.
LEIA MAIS: Toyota Fielder retorna ao mercado com duas versões híbridas, de até 180 cv
A marca japonesa não deu mais detalhes sobre o assunto, mas é bem provável que as mudanças que serão adotadas estejam ligadas à fabricação da nova geração do Toyota Corolla , que passará a ser feita sobre a nova plataforma TNGA (Toyota New Global Architecture), a mesma do híbrido Prius.
Conforme o comunicado, "o anúncio da Toyota é mais um exemplo da confiança da empresa no Brasil e nos brasileiros. Com esse investimento de R$ 1 bilhão, nossa fábrica se tornará mais flexível e competitiva com o intuito de atender às expectativas de nossos clientes e sermos mais competitivos em nossas exportações”, diz Steve St. Angelo, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.
LEIA MAIS: Toyota Corolla 2019 tem descontos especiais para taxistas e PcD
Ainda segundo o que diz o release que a Toyota enviou para a imprensa, os processos de aprimoramento, atualização e modernização dos processos da linha de montagem estarão concluídos durante um ano e meio, ou seja, em abril de 2020. Também foi informado que haverá treinamento de funcionários.
O líder Toyota Corolla
Conforme o ranking de vendas da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), o Toyota Corolla é o sedã mais vendido do Brasil com boa diferença para o segundo colocado, o Honda Civic. No acumulado dos oito primeiros meses do ano, foram 38.155 unidades do Corolla ante 17.55 do Honda e 13.009 do Chevrolet Cruze , o terceiro carro mais vendido do segmento.
LEIA MAIS: Confira a lista dos 7 carros mais caros de se manter, de acordo com o Proteste
O grande sucesso do sedã da Toyota no País justificaria o investimento para a fabricacão da nova geração do modelo e, além disso, seria um passo importante para o futuro da marca no mercado brasileiro. Isso porque traria a nova plataforma TNGA à linha de montagem, base que poderia ser usada em uma nova família de modelos, inclusive, com versões híbridas.
LEIA MAIS: Aceleramos o raro Fiat Coupé no Autódromo de Interlagos. Assista ao vídeo
O novo Corolla já está sendo vendido na versão hatch em outros mercados e a versão peria acaba de ser revelada para ser um dos destaques do Salão de Paris (França), que abrirá suas portas para a mídia na próxima quinta-feira (4).
LEIA MAIS: Toyota deverá trazer Corolla híbrido ao Brasil. Saiba mais detalhes
O carro já chegou, inclusive, a ser flagrado em testes pelo site FlatOut!, em Campos do Jordão (SP), onde deveriam estar testando alguns componentes, entre os quais o motor 2.0 com injeção direta. Se tudo der certo, a nova geracão do Toyota Corolla poderá ser lançada no Brasil no início de 2020.