Recentemente, a Volkswagen apresentou a plataforma MEB, criada exclusivamente para seus carros elétricos que chegarão a partir de 2020. A fabricante também confirmou que a família ID, a primeira da marca a usar a nova base, começa a ser produzida no final do ano que vem, em Zwickau, na Alemanha. Entre os modelos, estão um compacto, um crossover, um sedã de luxo e uma van, que pode ser considerada a sucessora futurista da Kombi. Além disso, outra notícia que chega é a autonomia do segmento Volkswagen elétrico, capazes de rodar entre 300 e 500 km sem qualquer recarga, segundo afirma o chefe do projeto E-Mobility da VW, Thomas Ulbrich.
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Segundo a marca alemã, a nova plataforma é "a chave para o carro elétrico para todos", pois deve facilitar a produção, reduzir custos e aprimorar a utilidade dos carros elétricos . Inclusive, a marca chegou a comparar a chegada da plataforma MEB com a transição, nos anos 70, entre o Fusca e o Golf, um dos veículos mais vendidos da história e que representou um salto em modernidade e tecnologia. Estes são ganhos essenciais para todo o tipo de Volkswagen elétrico do futuro, bem como virem a se tornar os mais novos “carros do povo”.
Segmento Volkswagen elétrico em peso
O Grupo Volkswagen espera que 10 milhões de veículos sejam produzidos sobre a MEB já na primeira leva, além de que 150 mil sejam vendidos até 2020, chegando a mais de um milhão até 2025. Por enquanto, há poucas informações práticas sobre a plataforma, como os tamanhos de carro que ela pode proporcionar, ou o entre-eixos deles. Outra grande expectativa fica por conta de saber exatamente como serão os detalhes dos modelos que receberão a nova plataforma, mas garantiu que, até 2022, 27 deles e 4 marcas diferentes usarão a MEB.
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Segundo a Volkswagen, os novos veículos também contarão com baterias mais eficientes. Em carregadores rápidos, uma recarga de 80% vai levar cerca de 30 minutos — algo já obtido em alguns elétricos atuais. Ao todo, mais de R$ 5 bilhões já foram investidos para o desenvolvimento das novas tecnologias. Com isso, vai se tornar a maior planta de desenvolvimento de carros elétricos de toda a Europa.
As evidências do crescimento da produtividade se dá na capacidade máxima de produzir, por ano, serão 500 mil baterias. Entre os modelos que já recebem esses equipamentos estão o e-Up!, e-Golf e o Passat GTE plug-in hybrid. Logo que forem diovulgados mais detalhes técnicos sobre os futuros veículos elétricos, saberemos o que o futuro nos reserva.
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O que afirma Dr. Hebert Diess, presidente do conselho da marca Volkswagen, é que: “O ID e os futuros modelos que utilizarão a nova plataforma representarão essa nova era dos veículos elétricos, de uma nova era automotiva: elétrica, conectada e de condução autônoma”. Em 2025, o Volkswagen elétrico ID irá se tornar o primeiro veículo autônomo da fabricante, com a introdução do sistema VW ID Pilot. Prometem até mesmo dispensar chaves convencionais, usando o celular para controlar o automóvel.