O primeiro e único BMW X7 acaba de ser revelado. O SUV, que chega para ser o utilitário mais luxuoso da marca alemã, será produzido na unidade de Spartanburg, na Carolina do Sul (EUA) — onde também são feitos os outros quatro modelos X3, X4, X5 e X6 — para ser lançado em diversos mercados a partir de março de 2019 (o que não inclui o Brasil). Segundo a fabricante, o carro terá a melhor dirigibilidade e prazer ao volante de sua linha, com tecnologias sofisticadas, bom conjunto mecânico e ergonomia.
LEIA MAIS: Novo BMW Série 3 finalmente chega e é revelado no Salão de Paris
Com 5,15 m de comprimento, 2,00 m de largura e entre-eixos de 3,105 m, o BMW X7 é maior do que modelos como o Audi Q7 e o Mercedes-Benz GLS. Além disso, traz linhas da carroceria muito similares às do Concept X7 mostrado no ano passado, com destaque para a grande grade frontal, bem maior do que a utilizada nos outros modelos da BMW.
O SUV será oferecido somente com sete lugares — com opções de ajustes elétricos para todos os assentos — e terá, em sua lista de equipamentos de série, itens como ar-condicionado automático digital de quatro zonas, sistema de som premium Bowers & Wilkins, teto de vidro panorâmico, faróis de LED, suspensão adaptativa a ar e um pacote de auxílios ao motorista que inclui piloto automático adaptativo, assistente de manutenção em faixa e duas opções de painel de instrumentos digital.
LEIA MAIS: Audi Q8 será uma das atrações no Salão do Automóvel, em novembro
Serão quatro opções de motorização disponíveis: duas a diesel (3.0 seis cilindros, de 265 e 400 cv) e duas a gasolina (3.0 seis cilindros de 340 cv e 4.4 V8 de 462 cv). Em todas as versões o câmbio é automático, de oito marchas e a tração é integral. Esses números sinalizam que seu desempenho não fará feio até para carros mais leves e mais esportivos.
Futuro rival do BMW X7
A Audi já confirmou que o novo Q8 será uma de suas atrações durante o Salão do Automóvel de São Paulo. O utilitário esportivo foi lançado em junho e começará a ser vendido no Brasil já no ano que vem. No segmento dos carros de luxo , outros SUVs como o Range Rover Vogue, Mercedes GLS, e Porsche Cayenne — que antes contavam com certa comodidade no mercado — passarão a ter mais trabalho para segurar o nível ante a chegada das novas tecnologias alemãs.
LEIA MAIS: BMW X1 2019 ganha novos itens de série e mantém o preço
O time de engenharia da Audi apostou em um desenho mais extravagante que os conservadores Q5 e Q7. De acordo com a equipe da marca, a intenção por trás de guardar tantas semelhanças entre seus SUVs era estabelecer suas vendas no mercado chinês. Agora que as quatro argolas já aparecem entre as favoritas na Ásia, é hora de ousar mais no design.
Para tal, a marca escureceu a parte inferior dos faróis full-LED, e adicionou um acabamento especial na cor grafite para revestir a grade frontal. Dividida em cinco flancos, com acabamento preto brilhante, a grelha frontal também ganha um caráter mais esportivo, distinguindo mais ainda o novo SUV do irmão Q7.
LEIA MAIS: Novo BMW i4 conceitual é revelado com o Tesla Model S na mira
Já temos algumas informações sobre o conjunto do Q8. Detalhes técnicos ainda são escassos, mas acredita-se que o Audi Q8
terá 605 litros de capacidade no porta-malas com a terceira coluna de bancos rebatida. A versão de lançamento terá motor V6, a gasolina, de 340 cv, e duas unidades 3.0 diesel de 231 cv e 286 cv, ambas com tração quattro. Uma versão híbrida também está confirmada, assim como para o BMW X7
(que será plug-in).