BMW acaba de revelar no Salão de Paris (França) o i4 conceitual, novo sedã elétrico e “irmão” do monovolume i3 e do esportivo i8 que concorrerá com Tesla Model S. O modelo faz parte da estratégia de eletrificação da marca. Segundo revelou o CEO da marca Harald Kruger, “mostramos uma das nossas visões para o futuro da mobilidade elétrica, com a apresentação do BMW iVision Dynamics. Esse automóvel vai se tornar realidade em 2021”. Além disso, o modelo deverá estrear também a quinta geração da tecnologia de baterias utilizadas pela BMW.
LEIA MAIS: BMW X2 M35i promete se destacar em apresentação no Salão de Paris
Quanto ao motor, a BMW aponta como objetivos não apenas uma autonomia na casa dos 600 quilómetros, mas também um desempenho que possa render uma velocidade máxima de 200 km/h e 4 segundos na aceleração até os 100 km/h. Tudo para impressionar o público do Salão de Paris e superar o Tesla Model S — a começar pela sua autonomia de “apenas” 490 km. A montadora afirma que futuros modelos — como o próprio i3 — serão beneficiados dos desenvolvimentos que chegam ao i4, a começar pela melhoria da eficiência.
LEIA MAIS: Renault apresenta a variante elétrica do sub compacto Kwid no Salão de Paris
O que mais esperar da BMW no Salão de Paris
Serão disponibilizadas duas versões. A versão de entrada do carro elétrico , chamada de sDrive40e, será a primeira a chegar. Entretanto, em 2025 uma versão focada na performance deverá roubar a cena. Esta será a xDrive50e, com tracção integral e equipada com um motor adicional no eixo dianteiro. Além disso, terá uma bateria de tecnologia solid-state que permitirá percorrer até 700 km antes de qualquer recarga.
LEIA MAIS: Perua mais moderna da Peugeot, a nova 508 SW, é apresentada no Salão de Paris
Antes do lançamento do i4, deverá surgir a nova geração do Mini Electric, já em 2019. A marca brinca com a possibilidade de lançar um modelo na categoria há quase dez anos. Além dele, a variante elétrica do SUV X3 em 2020, e o aguardado BMW iNext, agendado para 2021. Vale lembrar que a BMW estipulou uma meta de vender, até 2025, um total de 25 veículos elétricos ou eletrificados, entre híbridos, híbridos plug-in e elétricos. Essa é a continuidade da estratégia que, só em 2017, permitiu ao fabricante de Munique comercializar mais de 100 mil automóveis do gênero.
LEIA MAIS: Novo BMW Série 3 finalmente chega e é revelado no Salão de Paris
O Salão de Paris sempre foi conhecido por apresentar carros com as mais diversas propostas e conceitos. Com a pauta da mobilidade elétrica em alta, o BMW i4 promete ser uma das grandes atrações do evento. Paris é um grande centro do continente europeu, logo o mundo todo pode esperar pelas revelações e exibições de projetos que marcam o desenvolvimento tecnológico. Tudo é bastante relevante para as montadoras exibirem suas competências e seus produtos, bem como adiantar modelos, itens e outras novidades para mercados Europa afora.