Tamanho do texto

Utilitário esportivo compacto começa a ser vendido no Brasil em abril de 2019. Saiba mais detalhes do rival de HR-V, Creta e companhia

VW T-Cross 2019 é apresentado em São Paulo, antes de chegar às lojas,  a partir em abril do ano que vem
Caue Lira/iG
VW T-Cross 2019 é apresentado em São Paulo, antes de chegar às lojas, a partir em abril do ano que vem

Enfim, a Volkswagen mostra fotos oficiais e detalhes do novo utilitário esportivo compacto, o VW T-Cross 2019. O carro foi mostrado simultaneamente na China, Brasil e na Holanda. Será fabricado em São José dos Pinhais (PR) e começa a vendido no Brasil a partir de abril do ano que vem. Quando chegar às lojas, o carro terá entre os principais rivais Honda HR-V , Jeep Renegade, Nissan Kicks, Hyundai Creta, Ford EcoSport e companhia.

LEIA MAIS: VW T-Cross: andamos no protótipo do novo SUV. Confira as primeiras impressões

O VW T-Cross 2019 faz parte dos 5 SUVs que a marca vai lançar no Brasil até 2020, contando, também, o Tiguan. A Volkswagen chega com certo atraso no terreno dos utilitários esportivos, mas terá uma ofensiva importante de lançamentos no segmento, cuja participação de mercado até 2022 deverá chegar a 30% do mercado, de acordo com as estimativas da própria fabricante.

Assim como já foi anunciado oficialmente, o VW T-Cross será uma das atrações do Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, entre os dias 8 e 18 de novembro. As imagens oficiais revelam que o SUV tem detalhes como lanternas traseiras fumês, seguindo o estilo adotado pela Peugeot nos seus modelos 3008 e 5008, o que dá um aspecto arrojado com um toque de esportividade ao carro.

Também é possível notar entre os principais detalhes estéticos do exterior os dois faróis auxiliares com molduras cromadas, faróis com filetes de LED como iluminação diurna, vincos pronunciados no capô e nas laterais e, no caso da versão feita no Brasil, opção de pintura de dois tons e o mesmo entre-eixos alongado, o mesmo do sedã Virtus, de 2,65 metros.

Mais detalhes do VW T-Cross 2019

Interior do VW T-Cross 2019 é mais descolado que o da dupla Polo/Virtus, além dos detalhes exclusivos
Divulgação
Interior do VW T-Cross 2019 é mais descolado que o da dupla Polo/Virtus, além dos detalhes exclusivos

 No interior mais descolado que o da dupla Polo/Virtus, o T-Cross terá volante exclusivo, marcação luminosa das marchas na própria alavanca de câmbio e desenhos no painel com efeito 3D. Além disso, a padronagem de tecido dos bancos segue uma padrão mais jovial e com uma pegada ligada ao apelo aventureiro.   

LEIA MAIS: Veja 5 SUVs novos que serão apresentados no Salão do Automóvel, em São Paulo

Também capricharam na lista de equipamentos disponíveis. O carro pode vir com teto-solar panorâmico, luz ambiente no painel, som de alta-fidelidade da Beats com Na lista de equipamentos, o VW T-Cross pode vir com teto solar panorâmico, luz ambiente no painel, som de alta-fidelidade da Beats, com 300 watts e 6 alto- falantes, entre outros itens. Há também duas saídas USB para quem vai sentado atrás e outras duas na frente. A central multimídia tem tela de 10 polegadas e o cluster digital, de 8

Apesar de ser um modelo global, o VW T-Cross terá diferenças em cada um dos mercados em que estará inserido. O modelo brasileiro, por exemplo, é mais alto que o europeu. Isso não terá implicação na estabilidade, como pudemos comprovar durante o nosso teste em pista de uma unidade camuflada. Nossa versão contará com motores 1.0 e 1.4 turbinados, ambos utilizados no Golf. O primeiro entrega 128 cv de potência, enquanto o 1.4 das versões mais caras chega em 150 cv.

LEIA MAIS: Confirmado para o Brasil, Volkswagen Touareg é revelado na China

O porta-malas do VW T-Cross 2019 varia entre 373 e 420 litros, conforme a posição do banco traseiro deslizante. Isso também possibilita que passageiros mais altos tenham mais conforto. Todas as versões do SUV contarão com seis airbags e controle e estabilidade e tração. O SUV também terá disponível detector de fadiga, mudança do perfil de modo de condução e sistema que faz o carro estacionar sozinho de última geração, que funciona em vagas paralelas e perpendiculares.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.