Tamanho do texto

Sem grana para comprar um modelo novo? Saiba que o mercado de usados é cheio de boas opções;

Um fator que geralmente suga todas as esperanças de quem deseja ter um SUV é o preço. A maior parte das opções disponíveis no mercado brasileiro partem de R$ 80 mil, com alguns poucos recursos que transitam entre R$ 70 mil e R$ 75 mil. Mas não há motivos para ficar chateado, pois temos modelos bem mais em conta entre os SUVs seminovos à venda por aí.

LEIA MAIS: Honda HR-V 2019: será que o SUV se mantém na liderança?

Para dar aquela forcinha na hora de fazer a melhor escolha, a reportagem do iG Carros elege 5 SUVs seminovos até R$ 60 mil para quem está apertado. Consideramos modelos de no máximo três anos de uso, mas vale dar uma atenção especial ao estado de conservação. Confira também as nossas dicas para não ser enganado na hora de comprar um carro usado clicando no link abaixo.

LEIA MAIS: Veja 5 dicas de um especialista para não ser enganado ao comprar um carro

1 - Ford EcoSport SE 1.6 2016/17 - entre R$ 58 mil e R$ 60 mil

Ford EcoSport 1.5 SE Direct: motor de três cilindros e câmbio automático, mas acabamento e aspecto simples
Divulgação
Ford EcoSport 1.5 SE Direct: motor de três cilindros e câmbio automático, mas acabamento e aspecto simples

A qualidade do EcoSport é comprovada pelos vários anos de sucesso no Brasil. A Ford praticamente inaugurou a categoria ao lançar um utilitário feito com base no Fiesta em 2003, algo que a maior parte das rivais repetiram mais de dez anos depois. Para a nossa lista, escolhemos a versão básica SE com o antigo motor Sigma, que pode preencher muito bem os corações de quem procura um SUV compacto na faixa dos R$ 58 mil.

O EcoSport SE trazia o motor 1.6 Sigma, de 115 cv de potência e 15,9 kgfm de torque a 4.750 rpm. Neste caso o câmbio era manual, de apenas cinco marchas.  De acordo com o Inmetro, o carro é capaz de marcar 7 km/l na cidade e 8,2 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, os números sobem para 10,2 km/l e 11,8 km/l. Ainda que seja um modelo de entrada, o EcoSport SE traz ajuste de altura para o volante, comandos elétricos dos retrovisores e um sistema de som simples que já conta com conectividade Bluetooth, MP3 e auxiliar.

2 - JAC T5 CVT 2016/17 - entre R$ 52 mil e R$ 56 mil

Prestes a mudar, o JAC T5 ainda pode preencher o coração de quem procura por SUV seminovo automático
Divulgação
Prestes a mudar, o JAC T5 ainda pode preencher o coração de quem procura por SUV seminovo automático

Comprar um SUV barato não está 100% relacionado a abdicar o conforto de um carro automático. O chinês T5 é um bom exemplo, contando com câmbio continuamente variável. Além de ser uma escolha interessante, o modelo também se orgulha de um amplo porta-malas. São incríveis 600 litros de capacidade para levar grandes quantidades de bagagem por algo entre R$ 52 mil e R$ 56 mil.

LEIA MAIS: Chevrolet Tracker 2019 chega com controle de estabilidade de série

O modelo é sempre equipado com motor 1.5, de 127 cv e 15,7 kgfm de torque a 4.000 rpm. Seu câmbio CVT simula seis marchas. Vale mencionar que o modelo é um dos mais gastões de nossa lista, aferindo 6,7 km/l na cidade e 7,8 km/l na estrada com etanol, bem como 9,7 km/l na cidade e 11,6 km/l na estrada com gasolina, de acordo com o Inmetro. Quem relevar o consumo também contará com um SUV muito bem equipado, com sensor de estacionamento, faróis de neblina, encosto de cabeça para todos os ocupantes, computador de bordo e rádio com conexões Bluetooth e MP3.

3 - Chevrolet Tracker 1.8 LTZ AT 2015/16 - entre R$ 57 mil e R$ 60 mil

O Tracker tem destaque entre os SUVs seminovos. O desafio é achar um até R$ 60 mil que não esteja muito rodado.
Divulgação
O Tracker tem destaque entre os SUVs seminovos. O desafio é achar um até R$ 60 mil que não esteja muito rodado.

Não curte muito a ideia de levar o T5 para a casa e ainda faz questão de um carro automático? O Tracker LTZ AT de 2015 já aparece no mercado por preços que podem variar entre R$ 57 mil e R$ 60 mil. Os modelos mais em conta, é claro, serão bem mais rodados. É o preço que se paga para apostar em uma marca mais tradicionalista.

Seu motor 1.8 entrega 144 cv e 18,9 kgfm de torque a 3.800 rpm. O câmbio automático de seis marchas é o mesmo da linha Cruze da geração anterior. De acordo com o Inmetro, o Tracker 1.8 é capaz de aferir 6,4 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, os números vão para 8,3 km/l e 11,9 km/l. Neste ano, o modelo já contava com o sistema multimídia MyLink, que pode ser controlado pelo volante multifuncional. Câmera de ré torna as manobras ainda mais fáceis.

4 - Renault Duster 1.6 Dynamique 2016/17 - entre R$ 56 mil e R$ 59 mil

O Renault Duster provou sua confiabilidade entre os SUVs seminovos disponíveis no mercado
Divulgação
O Renault Duster provou sua confiabilidade entre os SUVs seminovos disponíveis no mercado

O Duster é um SUV quase utilitário. Os bancos são duros e estreitos, e o acabamento é digno de hatches de entrada. Mas se você relevar estes detalhes para levar um SUV com cheiro de novo para a sua garagem, gastará em torno de R$ 56 mil e R$ 59 mil. Bom valor entre os modelos seminovos da categoria.

O motor 1.6 é o mesmo que equipa as versões mais caras da linha Sandero/Logan. Ele desenvolve 115 cv a 5.750 rpm e 15,9 kgfm a 3.750 rpm. O câmbio é manual, de cinco marchas De acordo com os números divulgados pelo Inmetro, o Duster é capaz de aferir 7 km/l na cidade e 7,4 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, o resultado aponta 10,2 km/l e 10,8 km/l, respectivamente. Destaque para a tela multimídia com Media Nav, que integra todas as funções de áudio (Bluetooth, auxiliar, MP3) e até mesmo um minigame para deixar o carro mais econômico.

5 - Jeep Renegade 1.8 Sport 2015/16 - entre R$ 59 mil e R$ 60 mil

O Renegade é outra opção entre os SUVs seminovos. Mas a frente costuma raspar em valas e rampas na versão Sport
Carlos Guimarães/ iG
O Renegade é outra opção entre os SUVs seminovos. Mas a frente costuma raspar em valas e rampas na versão Sport

Sempre que um carro muda, as versões anteriores costumam ficar mais em conta, Com a recente renovação do Jeep Renegade , a história não poderia ficar diferente. Os primeiros modelos que deixaram as concessionárias em 2015 já estão com um bom valor para quem procura um SUV barato. Para desfilar de Renegade por aí, você precisará desembolsar R$ 59 mil.

LEIA MAIS: Aceleramos o raro Fiat Coupé no Autódromo de Interlagos. Assista ao vídeo

Nas versões mais em conta, o Renegade vem equipado com motor 1.8, de 139 cv e 19,3 kgfm de torque a 3.750 rpm. O câmbio é manual, de cinco marchas, proporcionando consumo de 7,3 km/l na cidade e 7,6 km/l na estrada com etanol. Na gasolina, os números do Inmetro divulgam 10,6 km/l e 11,2 km/l. Mesmo sendo um carro básico entre os SUVs seminovos , pode ser encontrado com freio de estacionamento elétrico, controle de tração e assistente de partida em rampas.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.