Tamanho do texto

Tonel de recarga poderia ser instalado em qualquer lugar, sem conexão com a eletricidade. Confira mais informações;

VW Electric: estação de recarga para carros elétricos pode abastecer até quatro modelos de uma vez só
Divulgação
VW Electric: estação de recarga para carros elétricos pode abastecer até quatro modelos de uma vez só

Baterias são um problema em várias escalas. Quantas vezes você já não se encontrou com 10% de carga no celular em um momento importante, procurando a tomada mais próxima? Este é um dos motivos de algumas fabricantes estarem fazendo verdadeiros caminhões de dinheiro com a venda de powerbanks - as baterias externas para recarga de celulares - para os millennials. Pois bem, ainda não existem milagres que resolvam esse tipo de problema nos carros elétricos, mas estamos caminhando para tal.

LEIA MAIS: Mico! Confira 5 lançamentos que decepcionaram em 2018

A Volkswagen nunca escondeu seu desejo de estar à frente do mundo dos carros elétricos , apresentando uma nova estação de recarga móvel que pode ser colocada temporariamente em qualquer lugar, exatamente como as baterias externas de celulares. Com capacidade de 360 kWh, a marca diz que sua estação de recarga é capaz de abastecer até quinze veículos, sendo que quatro podem ser carregados simultaneamente.

O aparelho utiliza a tecnologia de recarga rápida, podendo reabastecer um modelo convencional elétrico numa média de 17 minutos. Se a estação de recarga for alocada em um estabelecimento com o aterramento permitido, basta conectá-lo na tomada para não ter mais limite de abastecimento.

LEIA MAIS: Veja 5 modelos que estarão entre os clássicos do futuro

As primeiras estações chegam em Wolfsburg (Alemanha) ainda em 2019. Mais áreas entrarão no cronograma da marca ao longo de 2020. “As estações móveis de recarga são um ponto chave para tornar o uso do carro elétrico eficiente. Elas se adequam a qualquer lugar, com ou sem conexão à eletricidade” diz Thomas Schmall, chefe do departamento de componentes e ex-presidente da Volkswagen do Brasil.

Carros elétricos no Brasil

Renault Zoe é um dos carros elétricos vendidos no Brasil. Também foi mostrado no Salão de São Paulo
Caue Lira/iG
Renault Zoe é um dos carros elétricos vendidos no Brasil. Também foi mostrado no Salão de São Paulo

As estações de recarga móvel da Volkswagen viriam bem a calhar no Brasil, uma vez que a marca pretende lançar sua nova linha de veículos elétricos por aqui. Apesar dos vários lançamentos durante o Salão do Automóvel de 2018, ainda estamos muito atrasados no quesito estrutura. Até mesmo em São Paulo, a maior cidade do continente, são poucas as estações disponíveis para recarga. Ao menos, já é possível cruzar a Dutra de carro elétrico sem muitas preocupações.

LEIA MAIS: Conheça 5 carros híbridos e elétricos apresentados no Salão de SP

A BMW e a empresa do setor elétrico EDP instalam estações de abastecimento para carros elétricos de qualquer marca em postos Ipiranga da Rodovia Presidente Dutra . Com isso, agora o trajeto entre São Paulo e Rio de Janeiro pode ser feito a bordo de carros elétricos . Quer saber quais modelos você poderá comprar em 2019? Confira no link acima.