Tamanho do texto

RAM 1500 é lançamento recente da marca nos EUA, trazendo mais praticidade que a conhecida 2500 Laramie

A RAM 1500, exibida no Salão de Detroit, promete reforçar a liderança da FCA em picapes
Divulgação
A RAM 1500, exibida no Salão de Detroit, promete reforçar a liderança da FCA em picapes

A FCA bateu o martelo e vai vender a quinta geração da RAM 1500 no Brasil a partir do segundo semestre de 2019, importada dos Estados Unidos. Até o motor está definido: será o V6 3.0 turbo diesel — já conhecido de outros modelos da FCA, incluindo o Jeep Grand Cherokee e a própria RAM 1500 geração 4 — acoplado sempre ao câmbio automático de oito marchas. Preços da picapona devem começar em cerca de R$ 200.000 — na configuração “crew cab” com caçamba menor — mas a FCA ainda não definiu quais versões da 1500 serão oferecidas, o que influencia inclusive o desenho da grade. Seu lançamento deve ocorrer nos próximos meses nos EUA, junto com toda a linha 2020 da picape.

LEIA MAIS: Ram 2500 Laramie volta a ser vendida no Brasil de cara nova e mais equipada

Maior do que Toyota Hilux , Chevrolet S10 e outros, a RAM 1500 é grandalhona para os padrões brasileiros: 5,91 metros de comprimento, 2,08 m de largura, 1,97 m de altura e 3,67 m de entre-eixos. Com isso, ficará isolada no segmento de picapes médias-grandes. Ainda assim, a 1500 tem uma grande  vantagem sobre a prima 2500, já oferecida em nosso país: é um “comercial leve”, portanto, pode ser dirigida por quem tem CNH tipo B e não tem restrições de circulação em ambientes urbanos. A 2500 exige carteira da categoria C.

Já é a nova geração da RAM 1500

RAM 1500 traz nova mecânica e tecnologias de última geração, com o objetivo de viabilizar o uso urbano
Divulgação
RAM 1500 traz nova mecânica e tecnologias de última geração, com o objetivo de viabilizar o uso urbano

O motor recebeu atualizações para ficar um pouco mais forte, desenvolvendo 240 cv e 58 kgfm. Ela será a única picape à altura da VW Amarok V6 (245 cv) nesse quesito. Entre as tecnologias que devem ser aplicadas ao V6 turbo diesel, está o sistema híbrido leve conhecido como “eTorque” (e não E.torQ, da própria FCA), que inclui start-stop e um pequeno motor elétrico, alimentado por uma bateria de 48 volts, a fim de economizar combustível nas arrancadas. Capacidades de carga ainda são desconhecidas nessa configuração, mas a RAM 1500 certamente terá tração 4×4 e poderá carregar mais de 1 tonelada na caçamba.

LEIA MAIS: Ram 1500 é atração da marca para o Salão de Detroit (EUA)

Interior do RAM 1500 promete mais espaço que as picapes vendidas atualmente no Brasil
Divulgação
Interior do RAM 1500 promete mais espaço que as picapes vendidas atualmente no Brasil

Nessa nova geração, o utilitário estreia um chassi com entre-eixos 10 centímetros maior. A estrutura é praticamente toda feita de aço de altíssima resistência, o que deixa a picape mais rígida e leve. A utilização de alumínio em alguns componentes da carroceria, como no capô e na tampa da caçamba, contribuiu para a redução do peso: cerca de 100 kg a menos no peso total em relação ao da geração anterior.

O desenho também mudou. Agora, a picape tem formas mais fluidas. A frente perdeu o semblante "rude" característico das RAM, o que, inclusive, proporciona mais eficiência em termos de aerodinâmica, com redução do consumo de combustível e do ruído com a picape em movimento, principalmente em velocidades mais altas.

LEIA MAIS: Jeep Cherokee é revelado em Detroit com passaporte carimbado para o Brasil

Na traseira, a tampa da caçamba pode ser aberta por meio de comandos na chave. As rodas têm 22 polegadas e os estribos são retráteis. Destaque também para o sistema multimídia, que pode ser de 5, 8,4 ou 12 polegadas (dependendo da versão), mas todas com conectividade Apple CarPlay e Android Auto. O sistema de som premium da RAM 1500 fica por conta da Harman Kardon, que também desenvolve os aparelhos de BMW e Mini. Outros equipamentos incluem ar-condicionado automático de duas zonas, bancos com ventilação e aquecimento, teto solar panorâmico, além de carregador de celular por indução. O interior é luxuoso e abusa de materiais de boa qualidade.

    Faça seus comentários sobre esta matéria mais abaixo.

    Notícias Recomendadas