As vendas de SUVs ainda crescem no Brasil e as fabricantes continuam apostando no segmento. De acordo com dados da Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), hoje em dia, a participação do segmento é de significativos 24,3%. Portanto, não é à toa que não apenas modelos compactos, mas também SUVs médios estejam para chegar ao País.
LEIA MAIS: Jeep Renegade é o SUV mais vendido do mês. Confira a lista completa
Entre as novidades, teremos dois modelos acima dos compactos de fabricantes chinesas. Um deles é o Chery Tiggo 7, que já está sendo fabricado em Anápolis (GO) e a caminho das lojas. Outro modelo entre os SUVs médios de marca da China é o JAC T80, com sete lugares e uma gama interessante de equipamentos de série.
1 - Chevrolet Blazer
Chegou a hora da GM começar a oferecer mais SUVs no Brasil. E a nova geração do Blazer ganha chances de ser lançada no País, por ser feita no México, país de onde deixará de vir o Tracker, que passará a ser nacional. Com isso, abre-se espaço na cota trazida livre de imposto de importação.
O carro é visto como o SUV do Camaro, não apenas por causa da cara de mau. Basta bater os olhos para ficar claro o arrojo das linhas do novo modelo da GM. Dê uma olhada na enorme grade frontal, pintada de preto brilhante, bem como nos estreitos faróis com LED no lugar de lâmpadas, ou no capô abaulado, que inspira robustez.
Além do belo desenho, o novo Chevrolet Blazer conta com uma boa dose de versatilidade, com bancos deslizantes e que podem ser dobrados. Com isso, consegue-se aumentar a capacidade do portaa-malas e o espaço para quem vai sentado no banco traseiro.
Bom também é é o sistema de trilhos e a grade que ajuda a dividir a área do porta-malas e a segurar a bagagem, deixando-a segura para não correr o risco de se mover com o carro em movimento, o que não deixa de uma medida de segurança.
LEIA MAIS: Fiat confirma novo SUV nacional para 2021. Saiba mais detalhes da novidade
No conjunto mecânico, o carro pode vir com motor 2.5, de quatro cilindros, turbo, que gera 193 cv e 26 kgfm de torque. E há também o V6 3.6 de 305 cv e 37,2 kgfm, ambos com sistema start-stop e câmbio automático de nove marchas.
2 - Toyota RAV4
A Toyota já confirmou que vai começar a vender a nova geração do SUV no Brasil a partir do segundo semestre. Desta vez, o carro chegará com a nova plataforma TNGA, a mesma usada pelo híbrido Prius, o sedã Camry e pela nova geração do sedã Corolla.
As linhas do novo Toyota RAV4 chamam atenção por detalhes como a grade dianteira hexagonal da picape Tacoma, vendida nos Estados Unidos, que confere ares robustos ao SUV. Já a traseira, vem com linhas bem características dos japoneses desse segmento.
Por dentro, um dos destaques fica por conta da central multimídia no topo do painel e o quadro de instrumentos com tela de TFT ao centro, tanto para mostrar informações do computador de bordo, quanto dos sistemas de segurança que o equipam.
Além disso, tem oito airbags, detector de pedestres, alerta de mudança de faixa, farol alto automático, piloto automático adaptativo e leitor de placas. Maior, o SUV teve a distância entre-eixos alargada em 3 cm, somando um total de 2,69 m. Com 4,59 m de comprimento, o RAV4 ficou 1 cm mais curto.
O motor é 2.5, acoplado ao câmbio automático de 8 marchas, que substitui o antigo de seis. Na versão híbrida, este mesmo motor é combinado ao motor elétrico e ao câmbio automático CVT.
3 - Chery Tiggo 7
A Caoa Chery mostra do SUV médio Tiggo 7 para a imprensa durante esta semana, em São Paulo. O carro começa chegar às lojas com itens como airbags laterais, suspensão McPherson na dianteira e multilink na traseira. Os freios serão a disco ventilado na dianteira e discos sólidos, na traseira
Ao entrar no Chery Tiggo 7 chama atenção itens ar-condicionado digital de duas zonas com saídas para o banco traseiro, teto panorâmico com abertura elétrica, câmeras com visão 360 graus e quadro de instrumentos com mostrador digital. O novo SUV da marca chinesa tem 4,50 metros de comprimento por 2,67 m de entre-eixos, 1,84 m de largura e 1,67 m de altura. No porta-malas vão 414 litros.
LEIA MAIS: Confira 5 SUVs compactos com os custos de seguro mais em conta hoje em dia
O Tiggo 7 chega com motor 1.5 turbo flex, de 150 cv e 21,4 kgfm de torque que funciona em conjunto com câmbio automatizado, de dupla embreagem, de seis marchas.
4 - JAC T80
Outro SUV de marca chinesa que começa a ser vendido no Brasil é o JAC T80, com preço sugerido de R$ 139.990. Trata-se do modelo topo de linha da marca no Brasil, com sete lugares, vários equipamentos vindos de fábrica e tamnho para enfrentar rivais como VW Tiguan AllSpace e Peugeot 5008. São 4,79 metros de comprimento, 1,9 m de largura, 1,76 m de altura e 2,75 m de entre-eixos.
Na lista de itens de série estão incluídos 10 alto-falantes do sistema de som Infinity, cluster com tela de LCD de 12,3 polegadas e uma central multimídia de 10 polegadas no console, cluster totalmente configurável, controle de estabilidade, 6 airbags, entre outros. O motor 2.0 turbo, de 210 cv, câmbio de dupla embreagem com 6 marchas.
LEIA MAIS: Relembre 5 SUVs que não deram certo no mercado brasileiro
Além disso, por dentro, no largo console central, com acabamento que imita fibra de carbono, estarão comandos do sistema de ar-condicionado, bem como o botão do freio de estacionamento eletrônico, porta-copos e apoio de braço. A tela da central multimídia fica embutida no painel e o volante multifuncional, de três raios, vem com a parte central revestida de couro perfurado.
5 - Volkswagen Tarek
Mesmo com a forte crise que atinge a Argentina, está confirmado que o SUV médio Tarek será fabricado no país vizinho e chegará ao Brasil no ano que vem. Ficará acima do compacto T-Cross, que começa a chegar às lojas no início de abril.
Por enquanto, sabe-se apenas que o novo SUV médio da VW poderá ser vendido com motores 1.4 ou 2.0, ambos turbinados. O primeiro vai funcionar com câmbio automático de seis marchas e o outro com automatizado, com dupla embreagem e sete marchas. Também é certo que o carro poderá ser equipado com tração 4x4 como opcional.
LEIA MAIS: Confira os 5 melhores SUVs de até R$ 150 mil que experimentamos
O Tarek terá interior bem parecido com o do sedã Jetta. Vai poder vir com cluster digital e configurável, sistema multimídia com tela sensível ao toque e seletor giratório do sistema de tração, que funciona de acordo com cada tipo de piso. Ainda não foram divulgados os preços, mas estima-se que o novo integrante do grupo dos SUVs médios irá custar entre R$ 110 e R$ 140 mil.