Uma das coisas que mais chamam nossa atenção ao longo dos anos é o ótimo desempenho da Fiat Strada em vendas. De acordo com o ranking da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos), a picape compacta da Fiat emplacou 4.790 unidades em janeiro, liderando a categoria dos comerciais leves, ante 2.849 da VW Saveiro. O modelo já repete o feito de anos anteriores, onde vendeu muito mais que VW Saveiro e Chevrolet Montana. Mas será que isso é justo?
LEIA MAIS: Veja quais são as picapes leves e intermediárias que menos desvalorizam
São vários os tópicos que nos fariam trocar a Strada pela VW Saveiro , mas será que o consumidor está ligado nisso? Para ajudar na compra da sua próxima picape compacta, o iG Carros enumera as cinco principais qualidades do modelo da VW em relação ao da Fiat.
1 - Mais sofisticada
Ao longo dos últimos anos, a Volkswagen deu atenção especial para a linha Gol, Voyage e Saveiro, enquanto a Fiat tocava Palio, Siena e Strada para escanteio. Em 2015, a marca alemã reestilizou completamente o painel da picape compacta. O volante passou a ser o mesmo que estreou no Golf, o computador de bordo ganhou novos grafismos e as saídas de ar também ficaram horizontalizadas, antecipando o que veríamos no Polo dois anos depois.
A Fiat, por outro lado, mantém um interior bem antiquado na Strada. O design parece ter saído dos rascunhos de um engenheiro dos anos 90, com botões antiquados e saídas de ar baixas que não contribuem para a distribuição. O cluster com mostrador digital alaranjado lembra o do antigo Uno Vivace e o volante não combina bem com o resto do painel.
2 - Central multimídia
É melhor entregar o que você promete que assegurar um monte de funcionalidades problemáticas. No caso da Saveiro, temos uma inteligente central multimídia que também aparece em Gol, Voyage, Fox e as versões mais em conta de Polo e Virtus. Apesar de simples, é muito intuitiva e cumpre bem com o seu papel. Todas as funções de mídia (com conectividades Bluetooth, auxiliar e USB) são de fácil acesso.
LEIA MAIS: VW Saveiro Pepper 1.6: picape leve mostra que tem apenas tempero suave
Os kits de multimídia da Fiat são fornecidos pela Mopar, e apesar de apostarem em várias tecnologias para seduzir o cliente, acabam não funcionando tão bem. A Strada topo de linha traz GPS e TV Digital (exatamente o mesmo sistema da Toro Blackjack), mas além de não ser intuitiva, os aplicativos travam bastante. Neste caso, a VW mostra que menos é mais.
3 - Motorização mais efciente
A Saveiro também traz conjunto mecânico melhor resolvido que o da Strada. Ambas as picapes estão disponíveis em duas versões: 1.6 8V para a Volkswagen e 1.4 Evo na Fiat em versões mais em conta; 1.6 MSI e 1.8 E.torQ nos modelos mais caros. Nas duas categorias, os propulsores da Volkswagen demonstram superioridade, o que acaba levando a uma maior eficiência, ou seja, a uma melhor combinação entre de consumo e rendimento.
O motor 1.4 da Strada é antigo, pertencente à antiga família Fire que equipou Uno e Palio desde os anos 90. No caso da Saveiro, o motor 1.6 é de uma categoria um pouco mais moderna: a EA111, inaugurada no Golf. Por mais que ambos estejam defasados nos dias de hoje, o modelo da VW tem um pouco mais de refresco. O mesmo acontece nos modelos mais caros. Enquanto o 1.6 MSI da Volkswagen traz a tecnologia da família EA211 de 2015, a Fiat aposta no mesmo 1.8 E.torQ apresentado no Fiat Bravo há dez anos.
4 - Segurança reforçada
Entre outros itens, a picape da Volkswagen também se mostra superior à rival da Fiat por poder vir equipada com controles eletrônicos de estabilidade e tração na versão topo de linha Cross. Isso mostra que a parte de segurança do modelo da marca alemã está mais desenvolvida, inclusive, no que se refere à estrutura do modelo da VW, que mostra ter um conjunto mais bem acertado no dia a dia.
LEIA MAIS: Polo, Saveiro, Virtus, SpaceFox e up! ganham mais equipamentos na linha 2019
O utilitário da Fiat está para passar de geração entre o fim deste ano e o início de 2020. Terá melhorias estruturais e frente que lembra a do subcompacto Mobi. Entretanto, não espere por mudanças radicais, apenas estilo mais moderno, equipamentos extras e maior espaço, inclusive na caçamba. A questão do preço e do custo do projeto é fundamental para a Strada se manter competitiva.
5 - Melhor caçamba
Por falar de caçamba, apenas a VW Saveiro vem com o sistema de amortecimento do tampa, o que evita a mesma despencar assim que for aberta, o que pode até oferecer risco de ferir alguém. Outro ponto negativo da Strada é o estepe no fundo da área de carga, o que não apenas rouba espaço mas também causa incômodo se tiver alguem pneu furado, uma vez que será preciso tirar toda a bagagem para ter acesso ao sobressalente.
LEIA MAIS: Cinco picapes seminovas por até R$ 55 mil. Veja a lista completa
O nível de acabamento até da caçamba da VW Saveiro também é melhor na picape leve da VW que na Fiat Strada . Isso pode ser notado pelo revestimento do assoalho da área de carga de melhor qualidade. Com a chegada da nova geração do Fiat, esse aspecto poderá ser melhorado, uma vez que a nova Strada terá porte parecido com o da Renault Oroch.