Os SUVs são a onda do momento. Com quase 25% de participação no mercado, os utilitários esportivos têm levado muitos compradores de outros segmentos, como de peruas e hatches médios. Entre outros atributos, os SUVs seminovos têm robustez e altura do solo para enfrentar o asfalto mal conservado.
Como muitos bens de consumo no Brasil, porém, os SUVs custam caro, mas há uma saída para unir bom custo-benefício com menos visitas aos postos de gasolina. Com isso, veja os SUVs seminovos mais econômicos, de até R$ 50 mil, com dados de consumo médio, com gasolina e fornecidos pelo Inmetro.
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5– Chevrolet Tracker 1.8 2014 manual: R$ 46.000 e 10,3 km/l de média
![Não é fácil encontrar o Chevrolet Tracker com câmbio manual, mas o carro é um dos SUVs seminovos que gastam menos Não é fácil encontrar o Chevrolet Tracker com câmbio manual, mas o carro é um dos SUVs seminovos que gastam menos](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/aa/m7/7u/aam77u471ruoy03zfbnklyzam.jpg)
Com motor 1.0 EcoTec, que rende até 144 cv e 18,9 kgfm (etanol), é o modelo mais potente da lista dos SUVs seminovos. Traz de série volante multifuncional, faróis de neblina, computador de bordo e rack de teto. Entretanto, se achar algum mais equipado, por até R$ 50 mil, poderá vir com sistema multimídia MyLink, além de banco de couro, controle de velocidade, câmera de ré, rodas de liga-leve de 18 polegadas, teto solar elétrico e airbags laterais.
Quanto às suas dimensões, tem 4.25 metros de comprimento, 1.78 m de largura e 1.65 m de altura. O porta-malas tem 306 litros (o menor dessa lista), mas chega aos 735 litros, com os encostros dos bancos traseiros rebatidos. Vale lembrar que no etanol o seu consumo médio cai para 8 km/l.
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4– Renault Duster 1.6 2014 manual: R$ 39.000 e 10,3 km/l de média
![Renault Duster antes de receber os retoques no desenho também faz parte dos SUVs seminovos mais econômicos Renault Duster antes de receber os retoques no desenho também faz parte dos SUVs seminovos mais econômicos](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/ew/9a/7g/ew9a7gd0rq0f7zy8ihs7kx0f3.jpg)
O modelo da marca francesa não é dos mais estilosos que se pode encontrar, já que estamos falando do modelo antes da reestilização, há três anos. Apesar disso, o carro vem com rodas de liga leve, computador de bordo, retrovisores elétricos, sensor de estacionamento traseiro, volante de couro, central multimídia de 7 polegadas e navegação por GPS.
O espaço para as malas é um dos maiores da categoria, com 475 litros. Vem com motor 1.6, de até 115 cv e 15,5 kgfm (etanol), que foi substituído pelo SCe atual, com funcionamento mais suave e silencioso. Um ponto que se pode levar em conta, caso se identifique com o SUV, é que poucas foram as mudanças até os dias de hoje.
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3– Ford EcoSport 1.6 2014 manual: R$ 41.000 e 11 km/l de média
![Ford EcoSport com motor 1.6 Sigma, com câmbio manual é outro dos 5 SUVs seminovos mais econômicos Ford EcoSport com motor 1.6 Sigma, com câmbio manual é outro dos 5 SUVs seminovos mais econômicos](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/a1/20/ht/a120hteamj99ampy8qh8nb2oz.jpg)
Precursor do segmento de utilitários esportivos compactos no Brasil, o SUV da Ford adiciona mais economia em relação ao Duster , por praticamente a mesma média de preço entre os seminovos. Como itens de série, a versão básica S vem com ar-condicionado, acionamento elétrico dos vidros e das travas das portas.
O SUV vem com motor Sigma 1.6, com bloco e cabeçote de alumínio, desenvolve até 115 cv e 15,9 kgfm (etanol), mas rende a colocação de modelo mais lento dessa lista. Acelera até 100 km/h em meros 12,4 segundos e chega aos 180 km/h. Não é um grande destaque em capacidade para as malas, uma vez que conta com medianos 362 litros. Além disso, a tampa traseira abre para o lado, o que exige que não exista um obstáculo muito próximo para pode ser aberta.
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2– Suzuki S-Cross 1.6 2016 manual: R$ 50.000 e 12 km/l de média
![Suzuki S Cross antes da reestilização também faz parte da lista dos SUVs seminovos que menos gastam gasolina Suzuki S Cross antes da reestilização também faz parte da lista dos SUVs seminovos que menos gastam gasolina](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/9o/15/bp/9o15bp8hj9pa6ujnsib1wmzwr.jpg)
O modelo mais caro da lista é quase o mais econômico. Vem equipado com ar-condicionado, sistema multimídia com Bluetooth, rodas de liga leve de 16 polegadas, controles de tração e estabilidade, assistente em rampas, duas ancoragens Isofix para cadeirinhas e seis air bags.
Um grande atributo do S-Cross se deve à fabricação da sua carroceria, que incorpora o uso aços de alta resistência para os principais componentes estruturais, tornando-se mais leve e mais seguro contra impactos. Tem 120 cv e 15,5 kgfm (somente gasolina), acelera até 100 km/h em 11,1 segundos e chega aos 180 km/h. Seu espaço de malas é bom, de 440 litros.
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1– JAC T5 1.5 2016 manual: R$ 46.000 e 12,2 km/l de média
![JAC T5 com caixa manual de cinco marchas é o campeão dos SUVs seminovos que menos gastam combustível JAC T5 com caixa manual de cinco marchas é o campeão dos SUVs seminovos que menos gastam combustível](https://i0.statig.com.br/bancodeimagens/d5/0x/k9/d50xk9ls5nqhprohbk2a29ct0.jpg)
O SUV chinês tem o maior espaço de malas dos cinco selecionados, com nada menos que 600 litros. O carro também é o maior (4,32 m de comprimento) e tem a melhor relação desempenho-economia da lista. Enquanto é o único que passa dos 12 km/l de média, é o mais veloz de velocidade máxima (194 km/h). Isso se deve ao motor de 127 cv e 15,7 kgfm (etanol).
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O vencedor dos SUVs seminovos mais econômicos até R$ 50 mil começa com os seguintes itens de série: vidros, travas e retrovisores elétricos, direção elétrica, ar-condicionado digital, sensor de ré, freios a disco nas quatro rodas e controle de tração. Se encontrar um com o “pack 2”, adiciona controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, rodas de liga leve, luzes diurnas de LED, rack de teto e faróis de neblina.