Tamanho do texto

Antes previsto para junho, modelo será lançado apenas entre julho e agosto. E no lugar de EV40, vai se chamar iEV40

JAC elétrico em foto de estúdio. Modelo chegará ao Brasil no segundo semestre
Divulgação
O JAC elétrico será o modelo do gênero mais em conta à venda no Brasil, baseado no SUV compacto T40

No final de novembro de 2018 a JAC Motors chegou a anunciar a chegada do elétrico iEV40 ao Brasil por meio de um comunicado enviado à imprensa. Na época, foi dito que o carro chegaria às lojas em junho, mas conforme apurou a reportagem de iG Carros o JAC elétrico vai atrasar um pouco e deverá estrear entre julho e agosto.

 LEIA MAIS: JAC T80: andamos no novo SUV premium de sete lugares da marca chinesa

Entretanto, será mantida a ideia de oferecer o carro elétrico mais em conta disponível no Brasil, com preço sugerido de R$ 139.990, ante 149.900 do Renault Zoe, o segundo lugar na ordem crescente.  O JAC elétrico será baseado no SUV compacto T40 e terá motor de 115 cv e bons 27,5 mkgf, de acordo com dados da fabricante. 

Ainda conforme a JAC Motors, o iEV40 terá em torno de 300 km de autonomia e poderá ter 80% da carga das baterias com somente 1 hora de recarga, tempo que aumenta para 1h e 30 minutos para chegar a 100%. Como os mais atentos devem ter notado, o nome do carro também mudou. Antes, iria se chamar EV40 no Brasil. Agora, passou para iEV40, comforme apuramos.

LEIA MAIS: Chevrolet Bolt revela um futuro brilhante sobre carros elétricos. Veja vídeo

Traseira do JAC elétrico, baseado no SUV compacto T40
Divulgação
O novo modelo da JAC Motors promete ter autonomia de cerca de 300 quilômetros até precisar recarregar as baterias

Trata-se do terceiro novo carro totalmente elétrico que tem lançamento confirmado no Brasil. Além do JAC, teremos o Chevrolet Bolt, que ainda está sem data de chegada divulgada, mas com preço definido (a partir de R$ 175 mil). Também será lançado o Nissan Leaf (R$ 178.400), cujas primeiras unidades chegam às lojas ainda no primeiro semestre. 

JAC Motors T20 é visto, mas subiu no telhado

Pequeno JAC T20 é visto em São Paulo, mas sua chegada ao Brasil está cancelada
Caue Lira/iG
JAC T20 é visto em São Paulo com placas verdes (de testes), mas teve sua chega ao País cancelada

 A JAC tinha planos de lançar o pequeno T20 no Brasil, uma espécie de SUV subcompacto, mas o carrinho acabou não se encaixando no mercado brasileiro no momento atual. Além do preço acima do ideal, em função da alta cotação do dólar, a margem de lucro seria muito pequena.

Mesmo assim, flagramos uma unidade do JAC T20 com placas verdes rodando pela capital paulista. Trata-se apenas de um carro que deve ter sido usado pelo pessoal de engenharia da marca chinesa no Brasil em um percurso qualquer, mas sem intenção de fazer testes.

LEIA MAIS:  Nissan Leaf 2019 quer te fazer pensar sobre veículos elétricos

Ao contrário do JAC elétrico , o JAC T20 deixou de fazer parte da estratégia da marca no Brasil e está no segmento liderado pelo Renault Kwid, que é feito no Brasil e tem tido bom volume de vendas. Apenas em março, de acordo com o balanço mensal divulgado pela Fenabrave (Federação dos Distribuidores de Veículos), o subcompacto teve 5.853 unidades vendidas, o que foi suficiente para garantir o sétimo lugar no ranking geral de vendas.