Peugeot 5008: SUV segue o mesmo estilo do 3008, assim como o acerto  esportivo da suspensão. E esbanja espaço
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Peugeot 5008: SUV segue o mesmo estilo do 3008, assim como o acerto esportivo da suspensão. E esbanja espaço

Com a unificação da PSA Peugeot-Citroën, os investimentos no Brasil estão a todo vapor. Tivemos o lançamento recente do Citroën C4 Lounge reestilizado, que mesmo sendo fabricado na Argentina, chega antes ao nosso País. Menos de uma semana depois, cá estamos a bordo da versão de sete lugares do SUV do Ano da Europa, o Peugeot 5008.

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E estamos falando de um grande lançamento. A receita, como você deve prever, é a mesma que foi utilizada no 3008. O objetivo da marca francesa é encantar pelo design e a ousadia. O Peugeot 5008 traz linhas robustas que parecem ter sido esculpidas, algo que seus principais concorrentes ficam devendo. Partindo de R$ 157.490, a Peugeot passa a incomodar não apenas o Chevrolet Equinox Premier (R$ 155.990) com sua versão de cinco lugares, mas também o Trailblazer que custa R$ 177.990 e sete até sete ocupantes.

Não há nada de novo nas predominâncias do habitáculo. Seu painel é revestido com material emborrachado, contrastando com um tecido texturizado que lembra bastante jeans. Detalhes cromados também dão o ar da graça, dando uma aparência muito elegante quando combinados com o acabamento em preto brilhante. Um dos pontos que mais agradam no interior do 5008 são os botões em imitação de aço-escovado, que lembram teclas de piano.

O SUV se transforma durante a noite. Os LEDs em tonalidade azul tomam conta da cabine, contornando porta-copos, teto-solar e até os vincos das portas. A aparência é sofisticada e elegante, fazendo o 5008 parecer um carro que custa mais do que realmente vale. A central multimídia também arranca aplausos. É uma das mais bonitas e intuitivas do segmento, contendo compatibilidade com Apple CarPlay e Android Auto. Este último é capaz de reproduzir as informações do Waze na tela. Além da central, a Peugeot instalou uma tela de 12,3 polegadas totalmente configurável no lugar do cluster.

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O 3008 é um dos nossos SUVs favoritos, mas não curtimos muito o espaço para o banco traseiro. As saídas de ar atrapalham as pernas de quem vai sentado no meio. Logo, foi uma grata surpresa ver que o mesmo não se aplica ao 5008, que é 20 centímetros maior que sua variante de cinco lugares, deixando um verdadeiro salão para os ocupantes do banco traseiro. Os dois assentos rebatíveis que se escondem no porta-malas, entretanto, servem apenas para duas crianças não muito altas. O bom porta-malas é de 780 litros, e praticamente some com a utilização dos dois bancos adicionais.

Pegada esportiva

A tecnologia embarcada também merece seus elogios. Entre outro recursos, o carro vem com detector de placas, que pode sugerir a velocidade para o motorista. Com um simples toque no controle de cruzeiro adaptativo  (alavanca atrás do volante), o carro irá se adequar automaticamente à velocidade da via. O sistema nem sempre é preciso, e pode sugerir velocidades de vias anteriores, caso não consiga detectar uma placa. Vale a atenção e o bom senso do motorista nesse caso. Alerta de saída de faixa também é destaque. Ao contrário dos outros SUVs, que esperam o motorista sair da faixa para fazer a correção, o Peugeot 5008 toma essa liberdade logo quando identifica uma possível saída.

Acabamento caprichado, estilo levado a sério nos detalhes e boa lista de equipamentos de série estão entre os destaques
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Acabamento caprichado, estilo levado a sério nos detalhes e boa lista de equipamentos de série estão entre os destaques

O novo SUV também traz tudo que gostamos e não gostamos do irmão mais novo quando falamos de dirigibilidade. O motor 1.6 THP, de 165 cv de potência, deve respostas mais ágeis em baixa rotação. Subindo o giro, o SUV desenvolve bem. Bem como o 3008, o novo SUV de sete lugares também possui um arranjo de suspensão que prioriza mais a estabilidade que o conforto.

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Dessa forma, o 5008 garante curvas precisas sem qualquer susto. Entretanto, deve na maciez quando tratamos das esburacadas ruas brasileiras. Por outro lado a posição de dirigir agrada, já que  o condutor vê o belo cluster digital por cima do pequeno volante de base achatada. O Equinox pode andar bem mais que o 5008, mas o SUV francês tem a verdadeira pegada de um esportivo. embora as hastes fixas na coluna de direção atrapalhem nas trocas de marchas em curvas. 

O segmento de SUVs de sete lugares ganhou um forte competidor com a chegada do Peugeot 5008. O modelo custa R$ 157.490 na versão convencional e 166.490 na Griffe Pack. Concorrerá em um segmento dominado por Chevrolet Trailblazer, Mitsubishi Outlander e, futuramente, até pelo SsangYong Rexton. Vale uma visita à concessionária Peugeot para conhecer o modelo de perto em abril. Pode parecer besteira, mas o SUV passa mais refinamento e sofisticação pessoalmente do que por fotos. Principalmente a noite.

Ficha Técnica

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Preço: R$ 157.490

Motor: 1.6, turbo, gasolina

Potência: 165 cv a 6.000 rpm

Torque: 25,5 kgfm a 1.400 rpm

Transmissão: automática de 6 velocidades

Suspensão: independente (dianteira), eixo de torção (traseira)

Freios: disco ventilados (dianteira e traseira)

Pneus: 235-50, aro 19

Dimensões: 4,64 m (comprimento), 1,91 m (largura), 1,63 (entre-eixos), 2,84 (entre-eixos)

Tanque: 53 litros

Porta-malas: 780 litros

Consumo: 9,4 km/l na cidade, 9,6 km/l na estrada

0 a 100 km/h: 10,5 segundos

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