Tamanho do texto

Marca diz que utilitário esportivo será um dos 16 lançamentos programados para a América Latina até 2021, como parte de nova estratégia na região

Peugeot 2008 na linha de montagem
Divulgação
Peugeot 2008 no final da linha de montagem em Porto Real (RJ). Chegada nas lojas será nas próximas semanas

A Peugeot não faz mais mistério sobre a chegada do 2008 renovado ao Brasil. A marca divulga imagem do carro na linha de montagem e também com foco na nova grade frontal que segue o estilo dos lançamentos mais recentes da fabricante, no País, os SUVs 3008 e 5008.

LEIA MAIS: Flagra! Peugeot 2008 reestilizado aparece sem camuflagem em novos testes

Segundo o presidente do Grupo PSA para Brasil e América Latina, Patrice Lucas, o novo Peugeot 2008 é um dos modelos que fazem parte da segunda etapa do plano de crescimento rentável "Push do Pass", entre 2019 e 2021. Entre as metas é aumentar os volumes vendidos na América Latina em 70% de 2018 até 2021 e o SUV renovado deverá contribuir para atingir esse objetivo.

Ainda conforme a PSA, o Peugeot 2008 renovado se beneficiou com algumas tecnologias usadas no Citroën C4 Cactus, sem especificar exatamente quais. Apenas citou alguns processos industriais, como o chamado SML (Sistema de Medição a Laser). De qualquer forma, o SUV deverá receber melhorias como a combinação do motor 1.6 THP flex com câmbio automático de seis marchas.

LEIA MAIS: Mais detalhes do Peugeot 208 foram revelados antes do Salão de Genebra 2019

Peugeot 2008 renovado
Divulgação
Peugeot 2008 terá novos detalhes na frente, como grade, capô e para-choques com novo desenho

O fotógrafo Diogo Dias chegiou a flagrar o Peugeot 2008 renovado sem nenhum disfarce, pelas imediações da fábrica em Porto Real (RJ). Pelas imagens publicadas pela reportagem de iG Carros no final de março, não deverão ser muitas as mudanças no carro. Por fora, apenas a frente receberá novos componentes, o que inclui grade, capô e para-choque. Além disso, só novos conjuntos de rodas.

Por dentro, esperam-se poucas mudanças, também tomando como base das imagens de Diogo Dias. O que é possível notar nas unidades flagradas em teste é que o painel continuará o mesmo, assim com o quadro de instrumentos. É possível que apenas a central multimídia recebe uma atualização.

Desafios da Peugeot

Detalhe do 208 novo
Divulgação
Novo Peugeot 208 pode ser uma boa alternativa para a marca passar a vender mais no Brasil

 Mesmo com planos de investimentos na América Latina, os desafios da PSA são grandes na região. . De acordo com a Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos), tanto Peugeot quanto Citroën perderam espaço de mercado brasileiro. Ainda de acordo com a entidade, a Peugeot caiu das 26.855 unidades emplacadas em 2017 para 23.674 em 2018

A Citroën foi de 22.556 emplacamentos para apenas 20.336. Essa queda surge no contraste de um crescimento de 13,7% em 2018 do mercado como um todo. A Argentina é o mercado mais importante da PSA na América Latina. Por lá, a Peugeot fechou 2018 na sétima colocação (61.168 unidades vendidas) enquanto a Citroën (27.604) surge logo abaixo, em oitavo.

LEIA MAIS: Peugeot deixa de trazer os modelos 308 e 408 da Argentina para o Brasil

 Mas existe uma forte crise que afeta o país vizinho, entretanto, pode ser um empecilho. Foram apenas 58.017 unidades comercializadas em janeiro, mostrando melhorias após um fraco volume de emplacamentos em 2018 (802 mil unidades e as projeções para 2019 apontam entre 600 mil e 650 mil).

Na comparação entre janeiro último e o mesmo mês do ano passado, o volume de vendas caiu pela metade. Resta saber se os rumos econômicos de ambos os países irão afetar a produção do  Peugeot 2008  renovado por aqui.