Tamanho do texto

Uns mais simples, outros mais refinados, marca alemã investe em mobilidade na Europa. Veja os modelos que ainda não estão confirmados no Brasil

patinete elétrico
Divulgação
Este patinete elétrico da BMW promete ser um dos mais vendidos, devido ao preço e a simplicidade

A BMW acaba de revelar, na Alemanha, o patinete elétrico E-Scooter, que começa a ser vendido em setembro. Desenvolvido em parceria com a Micro — empresa especializada em veículos de mobilidade — sairá por 799 euros, valor equivalente a R$ 3,6 mil, e ainda não há previsão de chegada ao Brasil. De acordo com a marca alemã, o modelo tem autonomia de 12 quilômetros e pode chegar à velocidade máxima de 20 km/h.

LEIA MAIS: Marcas de carros investem em scooteres e patinetes elétricos. Veja exemplos

O patinete elétrico vem equipado com dois sistemas de frenagem independentes e luzes dianteira e traseira embutidas, pensados para auxiliar o condutor. Outro destaque vai para a sua leveza, uma vez que pesa apenas nove quilos, bem como a sua praticidade, pois pode ser facilmente dobrado. O motor de 150W e a bateria de íons de lítio ficam entre a parte inferior da base do patinete e a roda traseira, com bateria leva duas horas para carregar completamente.

Mais patinetes elétricos da BMW

Patinete elétrico
Divulgação
Eis a opção mais acessível entre os patinetes da BMW, com rodas grandes e assoalho estreito

A nova gama de patinetes inclui ainda os modelos City Scooter (foto acima - 200 euros) e Kids Scooter (foto abaixo - 120 euros), também desenvolvidos em parceria com a Micro. Já disponíveis nas concessionárias BMW européias, o City Scooter vem com haste do guidão ajustável, mecanismo dobrável com trava tripla de segurança e base com suporte integrado.

LEIA MAIS: Conheça 5 apps de mobilidade no Brasil que valem a pena hoje em dia

patinete elétrico
Divulgação
Opção para crianças, que podem guardar objetos (brinquedos) dentro do veículo

Enquanto isso, o Kids Scooter é indicado para crianças a partir de 3 anos de idade. O assento possui um compartimento porta-objetos, e na versão para crianças até os doze anos, traz assento destacável e haste do guidão regulável.

patinete elétrico
Divulgação
Eis o patinete elétrico mais refinado da BMW: o X2City scooter, que já está à venda

Deixando o modelo topo de linha para o final, que já foi lançado no começo do ano, há o X2City, outro patinete elétrico que pode chegar a 20 km/h e ser utilizado nas ciclovias europeias. A novidade já atende à nova legislação do velho continente para esse tipo de veículo, por isso exige um impulso inicial de até 6 km/h para o motor elétrico entrar em funcionamento. Há também um pedal na plataforma que precisa ser pressionado algumas vezes para que a velocidade aumente.

LEIA MAIS: Veja quais são os 5 scooteres novos mais baratos do Brasil

Com autonomia de 30 km, uma carga completa leva cerca de duas horas e meia. E o veículo ainda oferece uma tomada USB para carregar o celular e conexão Bluetooth para futuros aplicativos. Entretanto, é exigido a realização de um seguro e pode ser conduzido por quem tenha habilitação para pilotar ciclomotores. O preço do patinete elétrico é de 2.399 euros (cerca de R$ 10 mil).