A BMW acaba de revelar, na Alemanha, o patinete elétrico E-Scooter, que começa a ser vendido em setembro. Desenvolvido em parceria com a Micro — empresa especializada em veículos de mobilidade — sairá por 799 euros, valor equivalente a R$ 3,6 mil, e ainda não há previsão de chegada ao Brasil. De acordo com a marca alemã, o modelo tem autonomia de 12 quilômetros e pode chegar à velocidade máxima de 20 km/h.
LEIA MAIS: Marcas de carros investem em scooteres e patinetes elétricos. Veja exemplos
O patinete elétrico vem equipado com dois sistemas de frenagem independentes e luzes dianteira e traseira embutidas, pensados para auxiliar o condutor. Outro destaque vai para a sua leveza, uma vez que pesa apenas nove quilos, bem como a sua praticidade, pois pode ser facilmente dobrado. O motor de 150W e a bateria de íons de lítio ficam entre a parte inferior da base do patinete e a roda traseira, com bateria leva duas horas para carregar completamente.
Mais patinetes elétricos da BMW
A nova gama de patinetes inclui ainda os modelos City Scooter (foto acima - 200 euros) e Kids Scooter (foto abaixo - 120 euros), também desenvolvidos em parceria com a Micro. Já disponíveis nas concessionárias BMW européias, o City Scooter vem com haste do guidão ajustável, mecanismo dobrável com trava tripla de segurança e base com suporte integrado.
Você viu?
LEIA MAIS: Conheça 5 apps de mobilidade no Brasil que valem a pena hoje em dia
Enquanto isso, o Kids Scooter é indicado para crianças a partir de 3 anos de idade. O assento possui um compartimento porta-objetos, e na versão para crianças até os doze anos, traz assento destacável e haste do guidão regulável.
Deixando o modelo topo de linha para o final, que já foi lançado no começo do ano, há o X2City, outro patinete elétrico que pode chegar a 20 km/h e ser utilizado nas ciclovias europeias. A novidade já atende à nova legislação do velho continente para esse tipo de veículo, por isso exige um impulso inicial de até 6 km/h para o motor elétrico entrar em funcionamento. Há também um pedal na plataforma que precisa ser pressionado algumas vezes para que a velocidade aumente.
LEIA MAIS: Veja quais são os 5 scooteres novos mais baratos do Brasil
Com autonomia de 30 km, uma carga completa leva cerca de duas horas e meia. E o veículo ainda oferece uma tomada USB para carregar o celular e conexão Bluetooth para futuros aplicativos. Entretanto, é exigido a realização de um seguro e pode ser conduzido por quem tenha habilitação para pilotar ciclomotores. O preço do patinete elétrico é de 2.399 euros (cerca de R$ 10 mil).