A Ferrari comemora 90 anos com a apresentação do seu novo supercarro híbrido, o SF90 Stradale. Como não poderia deixar de ser, o substituto do LaFerrari tem números superlativos. São 780 cv do motor V8 turbo, que pode ser somado aos 220 cv dos outros três elétricos, chegando ao total de 1.000 cv, potência transmitida para as quatro rodas.
LEIA MAIS: Ferrari F8 Tributo, sucessora da 488 GTB é revelada
Um dos motores fica entre o V do motor a combustão, de oito cilindros, que funciona com novo câmbio de oito marchas, de dupla embreagem, enquanto os outros dois estão no eixo dianteiro. Com todo esse fôlego, o novo Ferrari SF90 Stradade é capaz de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 2,5 segundos, e o dobro dessa velocidade em meros 6,7 segundos, com máxima de 340 km/h.
Ainda de acordo com a Ferrari, o novo superesportivo híbrido pesa somente 1.570 kg, o que leva a uma relação entre peso e potência de apenas 1,57 kg/cv, um recorde na história da marca italiana do cavalo empinado. Isso foi conseguido graças ao uso de materiais leves e resistentes, como fibra de carbono e alumínio. Além disso, conseguiu-se 40% a mais de rigidez torcional em relação à plataforma anterior.
Entre as novidades, o Ferrari SF90 Stradale vem com novos controles no volante que permitem ajustar o supercarro em quatro diferentes modos, inclusive no elétrico, em que o carro roda até 25 quilômetros sem gastar uma gota de gasolina e sem emitir nada de poluentes.
Você viu?
LEIA MAIS: 3 Ferrari são achadas ao relento após 10 anos. Veja a história por trás disso
Os novos recursos do Ferrari SF90 Stradale também inclui o sistema de controle de tração eSSC ( eletronic Side Slip Control ), que distribui a força dos motores entre os eixos conforme as condições de aderência, com verorização de torque para evitar ao máximo despedícios de potência.
O estilo do SF90 Stradale é outro ponto que chama bastante atenção por detalhes como os faróis e lanternas de LED Matrix e o para-brisa bem inclinado. Há também defletores de ar laterais, largas entradas de ar e traseira arrojada, com difusores e lanternas que lembram as do Chevrolet Camaro, como pode ser visto no vídeo abaixo.
Com o efeito solo que criaram com uma série de recursos testados exaustivamente em túnel de vento, a Ferrari SF90 Stradale conta com uma pressão aerodinâmica de 390 kg, a 250 km/h, estabelecendo um novo patamar entre os supercarros produzidos hoje em dia.
LEIA MAIS: Ferrari 250 GTO bate recorde em leilão, vendida por R$198,6 milhões
O interior do Ferrari SF90 Stradale é outro chamariz, com quadro de instrumentos que incorpora um mostrador digital que exibe informações do GPS, entre outros itens. Também merece destaque o volante com base achatada e head up display , que projeta as principais informações do cluster no para-brisa, tanto para o motorista quanto para o passageiro.