Depois de um vídeo flagra no ano passado, a Audi finalmente lança o SQ8, versão mais esportiva do SUV-cupê topo de linha. Como um integrante autêntico da “família” S, se baseia no modelo convencional, mas adiciona itens esportivos. No caso, quatro saídas de escape, entradas de ar redesenhadas e as rodas de 22 polegadas, opcionais. Por dentro, os assentos são revestidos de Alcantara e couro, além das inscrições S. Entre outros itens, o carro também vem com pedaleiras de aço inox e soleiras de portas de alumínio.
LEIA MAIS: Audi acaba de divulgar a curta-metragem do novo Homem-Aranha. Veja vídeo
Debaixo do capô, o SQ8 usa o mesmo 4.0 V8 biturbodiesel do SQ7 . Com isso, o SUV-cupê da Audi produz 435 cv e brutais 91,8 kgfm de torque já a 1.000 rpm. O movimento vai às quatro rodas através de um câmbio automático de oito marchas.
Além disso, traz um sistema híbrido leve, pensado especificamente para impulsionar a novidade em velocidades abaixo dos 22 km/h. Funciona através da alimentação por uma bateria de 48V, que também abastece o compressor elétrico, ajudando os turbos em baixas rotações e em acelerações de baixa velocidade.
Você viu?
LEIA MAIS: Audi Q3 Sportback 2020 será apresentado no mês que vem, com linhas de cupê
Desempenho esportivo
O resultado de toda essa tecnologia agregada é uma aceleração até 100 km/h em 4,8 segundos e velocidade máxima limitada eletronicamente de 250 km/h. E para garantir que os ocupantes irão conseguir chegar à salvos em casa, o sistema de freios é composto de série pelo conjunto de pastilhas e discos de carbono e cerâmica e pinças vermelhas.
Entre outros equipamentos, vem de série com suspensão adaptativa a ar, com um modo dinâmico extra no seletor de condução Drive Select. O esterçamento das quatro rodas é um opcional, assim como o conjunto que inclui um diferencial esportivo e barras estabilizadoras ativas.
LEIA MAIS: Audi RS4 ou bike elétrica? Pusemos as duas lado a lado para encarar o trânsito
Mesmo que não se fale muito em Brasil por enquanto, o Audi SQ8 começa a ser vendido na Europa no fim do ano. A versão a gasolina V6 3.0 TFSI chegará em mercados como o dos Estados Unidos. Ainda não se falam em preços, mas é esperado algo em torno de 85.000 euros (R$ 370 mil).