Antes de fechar qualquer negócio, vale dar uma olhada nas avaliações do Reclame Aqui. Criado em 2000, o site se tornou um dos maiores recursos para quem deseja um feedback sobre qualquer instituição. Garantir uma nota boa e segurar sua posição entre os melhores é o sonho de várias montadoras.
LEIA MAIS: Veja 5 lançamentos que estarão nas lojas até o fim de 2019
A reportagem do IG Carros consultou o site do Reclame Aqui e buscou pelas fabricantes com as melhores avaliações. Acompanhe a lista.
5 - Volkswagen - 7,6/10
A Volkswagen é a quinta montadora com melhor avaliação no ranking do Reclame Aqui, com nota 7,6 de 10. As maiores ocorrências são sobre reparos e consertos, além da reposição de peças nas concessionárias.
Vale dizer que a fabricante alemã está igualada com as japonesas Nissan, Toyota e Subaru, mas como critério de desempate, levamos em consideração quantas pessoas ainda voltariam a fechar negócio após a reclamação. Neste caso, a VW continua melhor avaliada.
De acordo com o ranking do Reclame Aqui, o índice de solução da Volkswagen é de 82,1%, respondendo a mais de 95% das ocorrências. O levantamento também indica que 65,5% das pessoas que fizeram reclamações sobre a fabricante voltariam a fechar negócio.
4 - Chevrolet - 7,9/10
Em quarto lugar, temos a Chevrolet com uma boa nota: 7,9 de 10. A maior parte das reclamações diz respeito à reposição de peças nas concessionárias e outros serviços. Ainda assim, continua sendo uma boa avaliação para uma das maiores fabricantes do mundo.
LEIA MAIS: Veja 5 fatos que já sabemos sobre o Chevrolet Onix Sedan
Você viu?
O índice de solução de problemas da Chevrolet é de 86,7%, com 94,8% das ocorrências respondidas. O ranking também diz que 66,5% dos clientes que fizeram reclamações sobre os serviços voltariam a fazer negócio.
3 - Hyundai Caoa - 8,1/10
Seguimos o ranking com a Hyundai Caoa. A marca coreana representada pelo empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade ocupa a terceira colocação, com 8,1 de 10, assegurando a medalha de bronze entre as melhores. Reparos e consertos, além de garantia, são os serviços mais questionados.
O balanço do Reclame Aqui aponta que o índice de solução de problemas da Hyundai Caoa é de 83,3%, com 97,7% das ocorrências respondidas. Além disso, 71,9% dos clientes que utilizaram a plataforma para argumentar contra a fabricante alegaram que voltariam a fazer negócio com a Caoa.
2 - Renault - 8,6/10
A Renault ganhou até um selo de verificação de qualidade da equipe do Reclame Aqui, ostentando a boa nota de 8,6 de 10. Problemas com as concessionárias e reposição de peças estão entre as ocorrências mais frequentes.
LEIA MAIS: Conheça os 5 motores mais fracos do Brasil
De acordo com o Reclame Aqui, o índice de solução da Renault é de 90,7%, com 99,1% das ocorrências atendidas. Por conta disso, 74,8% das pessoas que utilizaram a plataforma para reclamar alegaram que ainda estão abertas a fechar negócio com a Renault.
1 - Mitsubishi - 8,9/10
A campeã de satisfação do cliente no Reclame Aqui é a Mitsubishi , extraindo 8,9 de 10. Entre as principais ocorrências da marca japonesa, destacamos problemas mecânicos e recorrência de complicações no veículo.
Apesar disso, o índice de solução é de 93,6%, com 91% das ocorrências respondidas pela marca. Vale mencionar que 88,5% dos clientes que reclamaram no site alegaram que voltariam a comprar os produtos da Mitsubishi.