A cultura da modificação automotiva está no sangue do brasileiro. Muitas pessoas gostam de customizar os seus veículos para expressar ainda mais a sua personalidade. Da mesma forma, alguns motoristas compram carros básicos e acabam inserindo recursos de tecnologia paralelos em seus veículos. Mas vale tomar cuidado, pois alguns desses acessórios são perigosos.
LEIA MAIS: Como usar o macaco, trocar pneu e o que poucos lembram na hora da manutenção
Partindo disso, a reportagem do iG enumera 5 acessórios perigosos que você deve ficar atento. Praticamente todos eles oferecem riscos, tanto para o motorista e passageiros quanto os pedestres na rua.
1 - Tapete não-original
Um recall ficou muito popular em 2009 por conta de suas circunstâncias curiosas. A Toyota convocou que os proprietários de 3,8 milhões de veículos voltassem às concessionárias nos EUA para a substituição do tapete do motorista. O motivo? Ele poderia se prender no acelerador e causar algum comportamento involuntário do veículo. A ordem de chamamento foi passada após uma família inteira morrer na Califórnia, num acidente com um Lexus ES350.
Portanto, se você é daqueles que substitui os tapetes originais do veículo por algum modelo paralelo, tome muito cuidado. O fator estético poderá custar a sua vida, e dos outros ao seu redor. Dê preferência por modelos originais, vendidos como acessórios nas concessionárias.
2 - DVD desbloqueado
Você não precisa mais comprar um carro de luxo para ter uma tela de DVD. Por menos de R$ 300, é possível adquirir um rádio convencional com todas as conectividades Bluetooth, USB e auxiliar, além de uma telinha para assistir aos vídeos.
LEIA MAIS: Veja as 5 fabricantes mais bem avaliadas pelos clientes
O problema é que essas telas são desbloqueadas, e a imagem não some enquanto o carro está em movimento. Ou seja, o motorista poderá se distrair com o dispositivo de mídia e causar uma acidente. Vale dizer que um estudo publicado pelo Observatório de Segurança Viária revelou que 59% são causados por distrações.
Você viu?
3 - Insulfilm
A visibilidade noturna para o motorista fica totalmente comprometida com Insulfilm . E a lei é bem clara: o parabrisa deve permitir a passagem de 75% de luminosidade, e para as janelas dianteiras e traseiras, os índices devem ser de 70% e 28%, respectivamente. Para mais detalhes, consulte a resolução 254 do Contran.
Dentro das especificações, porém, as películas nos vidros filtram os raios UV (o que ajuda a conservar detalhes do interior do carro), ajudam a manter uma temperatura agradável no interior do veículo e aumentam ligeiramente a resistência dos vidros.
4 - Rodas de marcas duvidosas
Em 2015, um acidente grave tirou a vida do ídolo sertanejo Cristiano Araújo. Além do cantor e sua namorada estarem sem cinto de segurança, a roda do Range Rover havia sido reparada com solda. O laudo confirmou que ela se rompeu e causou o capotamento do veículo.
LEIA MAIS: Veja 5 dicas úteis para o momento de comprar e vender sua moto
Isso mostra o risco de se confiar em marcas duvidosas ou lojas que revendem rodas diferenciadas. Muitos modelos avariados são soldados, e retornam ao mercado, causando risco para o motorista e terceiros. Se você faz questão de trocar a roda do seu carro, procure as lojas mais conceituadas.
5 - Capa pinça de freio
A capa pinça de freio é um recurso muito badalado pelos jovens que querem dar uma cara mais esportiva para o carro. Mas também é preciso tomar muito cuidado na hora de fazer este tipo de modificação, pois dependendo da qualidade do material, ele poderá derreter e afetar o desempenho dos freios.
Os modelos produzidos por fabricantes homologadas são compostos por materiais de máxima resistência contra o calor. Há uma manta térmica que funciona como escudo aos danos causados pela temperatura. No mercado paralelo, entretanto, corre-se o risco de danificar todo o sistema com um dos acessórios perigosos .