Fiat Toro se tornou um sucesso no mercado logo nos primeiros meses nas lojas, mas terá rivais à altura
Divulgação
Fiat Toro se tornou um sucesso no mercado logo nos primeiros meses nas lojas, mas terá rivais à altura

A picape Fiat Toro foi uma das ideias mais bem acertadas da década no mercado automotivo no Brasil. Lançada em fevereiro de 2016, o modelo reuniu uma combinação que acertou em cheio o gosto do consumidor no País. Pegou carona no sucesso dos SUVs, que ainda estavam decolando no mercado, mas com uma opção mais em conta de utilitário de estilo arrojado, prático e robusto. Além disso, a Toro acabou com o negócio de ter que pagar uma pequena fortuna para ter uma picape de cabine dupla. 

 LEIA MAIS: Fiat Toro Endurance TD 4x4 2020: uma picape valente e com estilo

O resultado foi um sucesso estrondoso desde os primeiros meses de vendas nas lojas. Agora, em 2019, a Fiat Toro já soma 45.882 unidades até setembro, volume que é menor apenas que a compacta Strada (56.588), da mesma fabricante. A concorrente direta da Toro, a Renault Oroch (9.387), foi a primeira do segmento de picapes intermediárias, mas sempre ficou num patamar mais baixo no mercado e agora está focada mais para uso em frotas.

Essa pegada de picape com jeito de SUV foi tão bem aceito no Brasil que a Fiat está prestes a lançar a versão Ultra com o que chamam de “dynamic cover”, que nada mais é do que uma cobertura para a caçamba, que vira um compartimento fechado, como um porta-malas. A tampa vem com molas a gás e ajuda bastante não apenas na parte estética da picape, mas também na aerodinâmica.  Se for preciso, porém, essa peça pode ser retirada. 

Fiat Toro Ultra: tampa na caçamba removível vai deixar a picape ainda mais próxima de um SUV  até o fim do ano
Divulgação
Fiat Toro Ultra: tampa na caçamba removível vai deixar a picape ainda mais próxima de um SUV até o fim do ano

A Fiat Toro Ultra será a nova versão topo de linha, com motor 2.0 a diesel, tração 4x4 e câmbio automático de 9 marchas, conjunto mecânico que também está entre os méritos da picape, assim como o estilo que teve alguns detalhes ousados. Um deles fica por conta das lanternas de LED na frente, os maiores que o pessoal do departamento de design da marca estava acostumado a desenhar nos modelos da marca italiana.

LEIA MAIS: Eis o Fiat Fastback, o SUV baseado na picape Toro que chega em 2021

A ideia da tampa traseira bipartida é outra sacada ousada da Toro, que passou por mudanças discretas na linha 2020, que passou a ter a versão Endurance e nova central multimídia entre as poucas novidades. Agora a tela tem alta resolução e funcionamento mais intuitivo e rápido. Sim, é pouco. Mas, logo a Fiat vai ter mais trabalho se manter no topo de lista dos modelos mais vendidos no segmento.

Você viu?

Novos rivais da Fiat Toro

Hyundai Creta STC logo deverá sair da fase de protótipo e entrar na linha de montagem para encarar a Fiat Toro
Nicolas Tavares/iG Carros
Hyundai Creta STC logo deverá sair da fase de protótipo e entrar na linha de montagem para encarar a Fiat Toro

 Isso porque, finalmente, novos e fortes concorrentes estão por vir.  Um deles deverá ser a picape derivada do Hyundai Creta , que chegou a ter o protótipo mostrado no Salão do Automóvel, em São Paulo. Houve declaração do presidente da Hyundai da Argentina,  Guilgermo Artagaveytia, dizendo que a marca pretende lançar uma picape na América Latina.

 LEIA MAIS: Hyundai ainda tem nos planos lançar a picape do Creta no Mercosul

Tem também a VW Tarok , outro modelo mostrado no São Paulo Expo. O desenho do projeto é assinado pelo brasileiro José Carlos Pavone e deverá ser lançado em 2021.  Entre outras opções, a picape poderá ser equipada com motor 1.4 turbo flex que funciona em conjunto com câmbio automático de seis marchas, assim como T-Cross, Jetta, Virtus, entre outros  modelos da marca alemã.

VW Tarok é outra picape do segmento das intermediárias que vão entrar na briga com a bem sucedida Fiat Toro
Divulgação
VW Tarok é outra picape do segmento das intermediárias que vão entrar na briga com a bem sucedida Fiat Toro


A Ford também não deverá ficar de for a dessa briga com a Fiat Toro. A base será a do novo Focus europeu e também será usada na nova geração do EcoSport. Entre outros nomes, a nova picape poderá se chamar Ranchero, modelo que faz sucesso nos EUA em meados dos anos 60.

Para fechar a lista de novos concorrentes da Fiat Toro, a GM também deverá entrar no segmento de picapes intermediárias. Conforme chegou a ser publicado pelo site americano GM Authority, o novo projeto o projeto também estaria sendo conduzido exclusivamente pela Chevrolet do Brasil, aos moldes do consumidor local. Há grandes chances do novo modelo compartilhar características com a próxima geração do SUV Tracker.

 LEIA MAIS:  rojeção antecipa como ficará a nova picape da VW, rival de Fiat Toro e outras

Para se defender, a Fiat Toro deverá passar por algumas mudanças até 2021, como retoques no desenho e passar a ser equipada com novos motores, aqueles que a marca vai começar a fabricar em Betim (MG), como o 1.3 turbo flex, que deverá entrar no lugar do 1.8 E.TorQ, que já está defasado. 

    Veja Também

    Mais Recentes

      Comentários