Atravessar trechos com água na altura dos paralamas é um dos prazeres de quem pratica off-road, mas só quando a pandemia estiver controlada
Divulgação
Atravessar trechos com água na altura dos paralamas é um dos prazeres de quem pratica off-road, mas só quando a pandemia estiver controlada

Por enquanto, é necessário resistir à tentação de não sair de casa,mas nada impede de programar uma bela viagem depois que terminar o período de isolamento. Pensando nisso, a Mitsubishi, em parceria com Renato Perotti, parceiro da marca e organizador das expedições que levam a marca Sertões, prepara um guia completo com dicas de destinos para o seu próximo passeio.

LEIA MAIS: Suzuki Jimny Desert: o pequeno grande aventureiro

A fabricante japonesa recomenda, antes de pegar a estrada, verifique as condições de sistemas essenciais para o bom funcionamento de seu veículo: freios, motor, câmbio, faróis, suspensão e pneus devem estar em perfeitas condições. Atente-se também aos níveis de água e fluídos de seu veículo, que devem estar dentro da normalidade.

Entre outras recomendações, Perotti diz que é preciso levar um GPS portátil , que pode ser últil em caso de emergência. Além disso, vale ter a bordo itens como lanterna e um kit básico de ferramentas com galão com combustível extra, se for possível. Outra dica é estar sempre preparado para situações inesperadas.

1 – Serra da Mantiqueira, São Paulo e Minas Gerais

Lama pelo caminho também diverte dos que curtem enfrentar trilhas nos caminhos  mata adentro
Divulgação
Lama pelo caminho também diverte dos que curtem enfrentar trilhas nos caminhos mata adentro

Saindo da cidade de São Paulo sentido São José dos Campos, encontramos um passeio com aproximadamente 200 quilômetros de distância pela estrada velha de Campos do Jordão, na região de Monteiro Lobato.

Basta seguir pelo asfalto ou encontrar as diversas opções de estradinhas de terra que chegam até a bucólica cidadezinha de São Francisco Xavier. De lá é possível acessar por trilha a cidade de Monte Verde, já em Minas Gerais.

Mais do que trilhas off road , a região está repleta de montanhas e cachoeiras que formam uma paisagem única. Várias opções de restaurantes e pousadas charmosas encantam os viajantes.

2 – Serra da Bocaina, São Paulo

Serra da Bocaina tem uma bela paisagem a ser apreciada ao volante de veículos 4x4 depois que a pandemia estiver sob controle
Divulgação
Serra da Bocaina tem uma bela paisagem a ser apreciada ao volante de veículos 4x4 depois que a pandemia estiver sob controle


Bem entre Rio de Janeiro e São Paulo, a Serra da Bocaina abriga uma das mais importantes cidades históricas do Brasil, o município de Bananal, que era a mais rica do País nos tempos do café, quando os escravos ainda trabalhavam nas imensas fazendas da região.

E algumas delas ainda existem, agora como pontos turísticos. É o caso da Fazenda 3 Coqueiros, que traz um acervo imenso de peças históricas da época do Brasil Império.

LEIA MAIS: Mitsubishi L200 Triton HPE-S: mata adentro com a nova versão da picape

A Fazenda Boa Vista é outra que vale a visita. Ela é uma das mais conhecidas da região e já serviu e cenário para inúmeras novelas de época.

De Bananal saem trilhas incríveis que dão acesso à lugares remotos no topo da serra, de onde é possível acessar cachoeiras e belas montanhas com vista para o mar da região de Parati.

3 – Serra da Canastra, Minas Gerais

Serra da Canastra: bela cachoeira e o rio para atravessar com cuidado entre os destaques
Divulgação
Serra da Canastra: bela cachoeira e o rio para atravessar com cuidado entre os destaques

Muito mais do que produtores de queijos premiados, a Serra da Canastra em Minas Gerais, reúne uma série de trilhas e cachoeiras de cair o queixo. As cidades de São João Batista da Glória e São Roque de Minas, próximas ao Parque Nacional da Serra da Canastra, reúnem paisagens deslumbrantes e um ambiente mais do que acolhedor.

Passeios guiados pelas trilhas off road por todo o Parque estão disponíveis de forma fácil.

4 – Serra do Rio do Rastro com cânions, Santa Catarina

serra do rio do rastro
Divulgação

Serra do Rio do Rastro é uma das principais atrações turísticas do Brasil

O interior de Santa Catarina também reúne cânions com paisagens cinematográficas. Saindo de Florianópolis, sugerimos um roteiro de fim de semana com um trajeto total de aproximadamente 500 quilômetros.

Basta seguir da capital catarinense rumo a Urubici, onde se pode almoçar com uma linda vista para a serra. Saia da cidade e siga a Braço do Norte pela famosa Serra do Corvo Branco.

Antes do pôr-do-Sol, suba a Serra do Rio do Rastro, considerada por muitos a estrada mais linda do Brasil. Uma vez no topo, você chegará a cidade de Bom Jardim, onde poderá passar a noite. No dia seguinte, aproveite seu 4x4 para desfrutar as estradas que percorrem as encostas dos cânions da região.

5 - Cânions de Aparatos da Serra, Rio Grande do Sul

Aparatos da Serra: beleza natural de tirar o folego no sul do Brasil para, onde vale a pena fazer uma viagem sem pressa
Divulgação
Aparatos da Serra: beleza natural de tirar o folego no sul do Brasil para, onde vale a pena fazer uma viagem sem pressa

Distante cerca de 186 quilômetros de Porto Alegre, a região do Parque Nacional de Aparatos da Serra, próxima a Cambará do Sul é uma das mais belas do País. Pelas trilhas da região, os praticantes do 4x4 encontram os mais distintos desafios off road em um ambiente deslumbrante em meio aos cânions como Itaimbezinho, Monte Negro e Fortaleza.

As travessias dos rios Passo da Ilha e Passo do S são bastante desafiadoras e devem ser feitas com a ajuda de um guia local.

A vista da Cachoeira dos Rodrigues e da Cachoeira dos Venâncios são paradas obrigatórias.

6- Pegadas do Cerrado, Goiás

Em Goiás também é possível encontrar trilhas interessantes para viajar a bordo de um veículo com tração integral
Reprodução
Em Goiás também é possível encontrar trilhas interessantes para viajar a bordo de um veículo com tração integral

Bem no extremo sudoeste Goiano, está a cidade de Caiapônia, com mais de 100 cachoeiras catalogadas, entre Jataí e Aragarças. Vale a pena os 600 quilômetros de viagem em meio às fazendas, conhecendo o agronegócio da região, misturado com as belezas dos rios. Destaque para Cachoeira Salto do Paraguassú com sua praia particular e sua queda de 96 metros! Só chega de 4x4!

LEIA MAIS: Enfrentamos terra, água e lama a bordo do Troller T4

Por conta do isolamento social, o calendário do Mitsubishi Experience está sendo reprogramado. Informações completas podem ser acessadas pelo site .

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!