usado
Divulgação
Vendas de carros usados também tiveram queda na pandemia, mas os modelos da GM são os mais procurados, diz a Fenebrave

A lista de usados mais negociados da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) mostra números bem diferentes do ranking de emplacamentos.

LEIA MAIS: Preços dos carros usados ficarão mais distantes dos novos

Enquanto a dupla Chevrolet Onix e Hyundai HB20 liderou entre os zero km em junho, entre os carros com algum tempo de estrada a disputa foi entre o Volkswagen Gol (47.274) e o Fiat Uno (26.469), repetindo um confronto que existia no início dos anos 2000.

Mas essa não é a única curiosidade do ranking de usados. Se considerarmos apenas os carros que estão fora do mercado há mais de cinco anos, chama a atenção a presença na lista dos modelos da "era Opel" da Chevrolet brasileira e também de um clássico da Volkswagen . Confira a seguir.

1 - Chevrolet Celta

Chevrolet Celta
Divulgação
Chevrolet Celta: economia e combustível, baixo custo de manutenção e preço atraente contribuem para boa procura


Produzido entre 2000 e 2015 sobre a plataforma do Corsa de 1994, o Celta foi desenvolvido no Brasil com a proposta de ser um modelo acessível e com baixo custo de produção e operação. Acabou substituído na linha pela versão Joy do Onix .

Bom de loja quando "vivo", o hatch manteve o seu sucesso também no mercado de usados. Somou 14.385 unidades negociadas em junho, ficando atrás apenas de VW Gol, Fiat Uno e Fiat Palio.

2 - Chevrolet Corsa

Chevrolet Corsa
Divulgação
Chevrolet Corsa teve duas gerações no Brasil e continua tendo uma legião de fãs. Compacto deu lugar ao Agile no início da década passada


Outro veterano que ainda faz sucesso no mercado de usados é o Chevrolet Corsa. Lançado em 1994 no mercado brasileiro, representou um avanço tecnológico tremendo para o segmento dos populares e seguiu como um dos favoritos do público até 2012, quando deu espaço na linha para a dupla Onix (Hatch) e Prisma (Sedan).

LEIA MAIS: Conheça 5 hatches seminovos que não passam de R$ 30 mil

Em junho, o Corsa somou 11.964 unidades comercializadas. Pouco menos do que as 12.513 unidades do Onix no mesmo período. Vale destacar que esse volume não inclui o Classic, como a primeira geração do Corsa Sedan passou a ser conhecida pelo fabricante na sua última década de vida.

3 - Chevrolet Vectra

Chevrolet Vectra
Divulgação
Chevrolet Vectra: sedã fez sucesso entre meados dos anos 90 e o início dos 2000 ainda é lembrado entre os modelos usados

Lançado em 1993 para substituir o Monza, o Vectra é um dos modelos mais lembrados da época em que a Chevrolet brasileira seguia a alemã Opel para renovar a sua linha de produtos. O modelo sairia de cena em 2011, depois de três gerações, deixando espaço para o Cruze.

No mercado de usados, o Vectra segue com mais fãs do que o seu sucessor: foram 4.253 unidades comercializadas em junho, ante as 3.264 unidades do Cruze Sedan no mesmo período.

4- Chevrolet Astra

Chevrolet Astra
Divulgação
Chevrolet Astra também tem boa procura entre os modelos médios usados, de acordo com levantamento da Fenabrave



Outro modelo da "era Opel" na Chevrolet brasileira, o médio Astra começou a ser comercializado no Brasil em 1995, importado da Bélgica nas variações hatch de cinco portas e station wagon. O modelo viraria nacional apenas em 1998, numa nova geração e montado nas variações hatch e sedã.

LEIA MAIS: Startups possibilitam compra de seminovos 100% online

Curiosamente, esse Astra brasileiro seguiu em produção até 2011, depois de alguns anos convivendo com o Chevrolet Vectra de 3ª geração, seu sucessor no exterior. Em junho, somou 3.679 unidades negociadas.

5- Volkswagen Fusca

VW Fusca
Divulgação
VW Fusca saiu de linha há 24 anos no Brasil e ainda fica em destaque entre os usados mais vendidos do País hoje em dia


Produzido no Brasil em duas ocasiões (de 1959 a 1986 e de 1993 a 1996), o Volkswagen Fusca original foi um fenômeno de vendas no mundo e no Brasil, onde foram produzidas 3,3 milhões de unidades do modelo.

LEIA MAIS: Veja ranking dos seminovos mais vendidos pela internet

Mesmo quase 25 anos depois que a última unidade zero-km foi fabricada por aqui, o modelo ainda figura na lista de usados mais negociados. Foram 3.648 unidades negociadas apenas em junho.É o único carro da lista dos 5 usados mais vendidos do mês que não é da Chevrolet .

    Veja Também

      Mostrar mais