De olho na preocupação com a qualidade do ar despertada por conta da pandemia do novo coronavírus, a Hyundai anunciou o lançamento de um sistema de ventilação que é capaz de monitorar a qualidade do ar na cabine em tempo real.
De acordo com Hyundai , o mostrador no painel será capaz de exibir em um gráfico informações sobre a concentração de partículas ultrafinas no ar. Caso ela ultrapasse 36 μg /m3, o sistema aciona automaticamente um modo de purificação, que inclui o acionamento do ar-condicionado com a recirculação de ar acionada.
Se mesmo assim a função não consiga purificar o interior do veículo, o sistema é capaz de informar ainda a necessidade de troca dos filtros de ar-condicionado e também recomendar a limpeza de bancos e carpete.
A tecnologia faz parte de um pacote de novas funções para o sistema de climatização, que inclui também a função de secagem da tubulação (para evitar a formação de mofo) e o modo "Multi-Air", que usa saídas de ar nos assentos para alterar a temperatura rapidamente de maneira mais confortável para os ocupantes.
De acordo com a Hyundai , essas tecnologias serão lançadas inicialmente nos modelos da marca no mercado sul-coreano. Mas já está previsto o uso também em automóveis de exportação e produzidos em outros países, além dos carros da Kia e Genesis, marcas que também fazem parte do grupo.