A Land Rover começa a vender no Brasil a nova geração do Defender, lendário modelo todo-terreno que passou por uma transformação radical. O primeiro lote, com 150 exemplares, chega às lojas esta semana, com preços que começam em R$ 400.750. É isso aí: “gourmetizaram” o mais famoso 4x4 britânico. Aliás, o Defender não é mais produzido na Inglaterra, e sim na Eslováquia.
Além da versão S (a básica, digamos), há as versões SE (R$ 426.750) e a topo de linha HSE (R$ 461.150). Esses preços do novo Land Rover Defender não incluem os opcionais, vendidos em pacotes de até R$ 17.200.
Todos os Defender desse lote inicial serão da configuração 110, com quatro portas e cinco ou sete lugares. Originalmente, a denominação “110” se referia à distância entre eixos de 110 polegadas (2,79m). Ocorre que esse novo Defender 110 cresceu um bocado e agora tem 3,02m de entre eixos — ou 119 polegadas.
A diferença no entre-eixos já mostra o tanto que o novo Defender 110 é maior que o antecessor. São 4,75m de comprimento e peso de 2.318 quilos, contra os 4,63m e 1.873kg de antes (sim: são 445kg a mais...). O modelo 90, de duas portas, não chegará por aqui, ao menos inicialmente.
O novo Defender vem apenas com motor a gasolina. É o Ingenium 2.0 turbo em versão P300, com 300cv de potência e 40,8kgfm de torque — mesmo propulsor de quatro cilindros usado nos Range Rover Evoque, Sport e Velar, bem como nos Jaguar E-Pace e F-Pace.
Apesar de existir lá fora, a versão a diesel (escolha mais lógica para um veículo todo-terreno, por oferecer mais torque em baixas rotações e resistir melhor a trechos alagados) não será oferecida aqui, pelo menos não no começo.
Todos os Defender têm tração permanente nas quatro rodas, com diferencial central, caixa reduzida e câmbio automático ZF de oito marchas. A suspensão a ar é item de série.
Sai de cena o chassi com longarinas e entra um monobloco de alumínio. Mesmo cheio de eletrônica, este é o Land Rover com mais capacidade off-road já fabricado. O vão livre é de 29cm, com ângulo de ataque de 38° e de saída de 40°. Pode cruzar charcos com 90cm de profundidade.
Há forrações à prova d’água, painel todo em telas de TFT e câmeras que permitem ver exatamente por onde o Defender está passando — algo muito útil numa trilha estreita e muito acidentada.
O antepassado
Defender original era descendente direto do Land Rover Série I, de 1948. Uma ferramenta de trabalho, sem qualquer luxo ou conforto — veículo todo-terreno cru, simples e valente.
De 1998 a 2005, quando foi montado em São Bernardo do Campo, o Defender 110 a diesel podia ser comprado pelo equivalente a uns R$ 230 mil (em valores de hoje, já com todas as correções de inflação).