Está pensando em trocar de carro para ganhar um dinheiro extra na revenda? Saiba que o sonho é possível com algumas recomendações básicas. Como mercado de seminovos em alta, a reportagem do IG Carros oferece 5 dicas para valorizar o veículo seminovo na hora da revenda. Acompanhe as sugestões.

1 - Mantenha bom estado de conservação

Imperfeições na carroceria podem fazer o comprador torcer o nariz e dificultar o negócio
Reprodução
Imperfeições na carroceria podem fazer o comprador torcer o nariz e dificultar o negócio

Vender um carro ralado ou com pequenas imperfeições é possível, mas esses detalhes acabam reduzindo o valor do modelo para o novo dono. Os lojistas gostam de dizer que o veículo precisa “sorrir” para o cliente. Portanto, nada melhor que um exemplar que pode ser apresentado com orgulho na hora da venda, sem disfarçar imperfeições.

Se a mecânica está em ordem, o cliente precisa de provas. Por isso, notas fiscais de serviços de manutenção devem ser guardadas para adicionar valor ao veículo. O novo proprietário ficará muito satisfeito e empolgado de saber que o antigo dono foi cuidadoso.

2 - Pendências devem ser quitadas

Trate de quitar pendências de financiamento, multas e licenciamento antes de vender
Divulgação
Trate de quitar pendências de financiamento, multas e licenciamento antes de vender

Nada desanima mais um comprador do que “rolos” com a legislação de trânsito. Sinistro, financiamento, multas, licenciamento, IPVA e transferência de placa devem ser quitados pelo motorista que pretende se desfazer do veículo.

Ainda que o modelo esteja bem conservado, é difícil fazer os olhos do comprador brilharem. O único trabalho que o cliente quer ter é efetuar o pagamento, dar baixa na transferência do veículo e sair dirigindo. Portanto, se você quer valorizar seu seminovo, é melhor resolver todas as pendências antes. 

3 - Volte o veículo à originalidade

É mais fácil vender um veículo quando ele não está
Divulgação
É mais fácil vender um veículo quando ele não está "tunado"

É importante entender que o comprador “namorou” o veículo na internet antes de procurá-lo pessoalmente. Pode ser que algumas modificações, como trocar a roda ou rebaixar a suspensão, não agradem o interessado que busca sempre a originalidade.

Isso também vale para a mecânica. Um veículo “chipado”, com abafador e outras alterações vale bem menos do que o modelo original. Portanto, se você quer se desfazer rápido do seu carro e tirar proveito da venda, é melhor retornar à originalidade estética.

Nem todas as alterações depreciam um veículo. Se o modelo saiu de fábrica com rádio simples e você instalou uma central multimídia completa com DVD, por exemplo, pode ser que consiga extrair um valor superior para recuperar parte do dinheiro na venda. 

4 - Comprove a manutenção

Regularidade nas manutenções garantem segurança ao novo comprador, que pode topar pagar mais
Divulgação
Regularidade nas manutenções garantem segurança ao novo comprador, que pode topar pagar mais

Falamos brevemente desse assunto no primeiro tópico, mas vale reforçar sua importância. O carro pode estar um brinco, mas sem comprovantes que mostrem a regularidade das manutenções, você ainda poderá estar dando margem para comprador ficar desconfiado sobre o que pode vir em seguida. 

A consequência disso poderá ser uma pechinchada a mais, ou um “deixa eu pensar melhor”, uma vez que o mercado não está para qualquer um com a pandemia causada pelo novo coronavírus.

5 - Venda você mesmo

A consignação paga a lojistas pode afetar o seu bolso
Divulgação
A consignação paga a lojistas pode afetar o seu bolso

A consignação paga aos lojistas pode acabar com o lucro na hora de vender seu seminovo. A melhor atitude é anunciar o próprio automóvel nos principais classificados automotivos para salvar um pouco mais do valor final. 

Antes de fazer o anúncio, dê uma garimpada em modelos similares. Você pode acabar encontrando um grande diferencial que justifique o valor mais elevado, como estado de conservação, quilometragem ou alguma característica rara no veículo. 

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!