A nova Vela 2 pode ser encomendada por R$ 6,8 mil; prazo de entrega é de três meses, de acordo com a fabricante
Caimã Lira
A nova Vela 2 pode ser encomendada por R$ 6,8 mil; prazo de entrega é de três meses, de acordo com a fabricante

O plano diretor do município de São Paulo impõe que novos edifícios construídos em áreas bem servidas de infraestrutura de transporte não devem disponibilizar duas vagas de garagem. O objetivo é desestimular que o morador tenha um segundo carro , e utilize outros recursos para se locomover ao trabalho.

O mundo passa por uma grande revolução na mobilidade urbana. O empecilho de ter um automóvel e arcar com desvalorização, pneus, combustível, seguro e licenciamento já não conquista a nova geração, que prefere utilizar transporte público ou um dos vários aplicativos de carona. Em meio a este cenário, recebo uma bicicleta elétrica para testar durante o fim de semana, que chega para redefinir os cursos da mobilidade nas grandes cidades brasileiras: a Vela 2 , eletrificada.

Para mim, andar de bicicleta sempre esteve associado ao exercício físico. Semanalmente, coloco meus fones e pedalo cerca de 10 quilômetros pela ciclofaixa do meu bairro, monitorando o rendimento físico por um app. Foi a forma que encontrei de fazer o meu cardio, alternando com corridas e academia.

Ir para a redação de bike é um desejo antigo, mas meu bairro, na zona norte de SP, ainda não é dotado de estações de metrô para permitir o trajeto. Elas começaram a ser projetadas quando ainda estava no ensino fundamental; hoje, sou jornalista formado há quatro anos, e elas devem ser entregues apenas em meados de 2025!

A Vela 2 está mais voltada para a praticidade do que exercício físico. É uma bike para ir ao trabalho, passar na cafeteria ou resolver as coisas do dia a dia. O design retrô, porém atemporal, chama bastante atenção na comparação com os modelos convencionais. Parece uma obra de arte que poderia estar pendurada na parede de um restaurante moderninho.

Velejando

Detalhes do design da Vela 2, que remete às bicicletas da década de 40, com estilo retrô, mas que agrada e com funcionalidade
Caimã Lira
Detalhes do design da Vela 2, que remete às bicicletas da década de 40, com estilo retrô, mas que agrada e com funcionalidade

Ela conta com faróis automáticos integrados, paralamas de couro e manoplas ergonômicas. O formato abaulado do guidão garante uma ótima posição para pedalar por horas. O modelo, vale lembrar, é feito sob medida para o cliente, considerando sua altura e preferências.

O motor elétrico traseiro de 350W, com sistema de frenagem regenerativa, está lá para auxiliar o “velejador” nas ocasiões em que o esforço é mais necessário. No modo Boost, onde o condutor opta por utilizar mais do apoio do motor elétrico, o modelo pode chegar a até 25 km/h – sem trocas de marcha ou esforço adicional.

Você viu?

A Vela 2 enfrenta ladeiras com muita tranquilidade, evitando que o condutor faça qualquer esforço adicional. O verdadeiro objetivo é garantir que você não chegue suado no escritório e tenha que tomar um banho ou trocar de roupa. 

Por conta da bateria de lítio de 378Wh de capacidade, a Vela 2 é uma bike pesada. Segundo a fabricante, ela pode ter entre 19 e 23 kg, dependendo da configuração escolhida pelo cliente na hora da compra.

O velejador precisará de força para erguê-la, caso tenha que subir ou descer uma escada, ou colocá-la em um bicicletário. A fabricante se antecipou, e disponibilizou alarme com sensor de movimento, bloqueio eletromagnético e rastreamento por GPS.

Plugada em uma tomada convencional de 110 V, a Vela 2 leva aproximadamente 3 horas para recuperar 100% de sua carga. A autonomia é bem generosa, na faixa de 60 km no modo econômico. O condutor, claro, terá que fazer mais esforço nas pernas se o objetivo é economizar a carga da bateria. Por sorte, os freios são regenerativos, exatamente como nos carros elétricos.

A Vela ainda disponibiliza um app para mostrar configurações, mapa, modos de condução e atualizações de performance. Disponível para Android e iOS, o recurso pode ser pareado à e-bike via Bluetooth ou Wi-Fi.

Conclusão

Versátil, estilosa e inteligente, a e-bike Vela 2 revela um novo conceito sobre mobilidade. Se você não tem carro e precisa de um veículo para o dia a dia, o modelo é uma boa pedida. Partindo de R$ 6.890, a Vela 2 tem prazo de entrega de 3 meses, com garantia de 2 anos para a bateria.

Evidentemente, é um produto premium, inacessível para a maioria da população. Mas considere os gastos corriqueiros de um automóvel que você mal utiliza, se morar em uma região com boa infraestrutura. Talvez você possa economizar para fazer aquela tão sonhada viagem em 2021 adquirindo uma bike elétrica

    Mais Recentes

      Comentários

      Clique aqui e deixe seu comentário!