Todas as fabricantes estão reforçando seus repertórios de SUVs médios no Brasil, graças ao sucesso absoluto do Jeep Compass . Ainda em 2021, teremos o lançamento de dois modelos que prometem chacoalhar a categoria: Toyota Corolla Cross e VW Taos . Mas outro SUV que está confirmado há mais tempo também poderá dar as caras. Estamos falando do Citroën C5 Aircross .
O irmão mais caro do C4 Cactus já deveria ter estreado no Brasil em 2020, como parte do cronograma da Citroën de ter um lançamento por ano até 2023. Com a alta do euro, hoje avaliado em R$ 6,43, e a pandemia causada pelo novo coronavírus, os planos foram prejudicados.
Ao menos na Argentina, a Citroën não esperou o fim da pandemia ou melhores condições de mercado para lançar o C5 Aircross . Ele chegou às concessionárias em julho, apenas na versão top de linha, pelo equivalente a R$ 250 mil. Por aqui, seu preço deverá ficar na mesma faixa do irmão Peugeot 3008, partindo de R$ 175 mil no modelo básico, chegando a R$ 210 mil na versão mais completa, em meados de 2021.
Motorização
O novo SUV médio do Grupo PSA no Brasil não promete nada de novo no que diz respeito à mecânica no Brasil. O C5 Aircross terá exatamente o mesmo conjunto do Peugeot 3008 , contando com motor 1.6 turbo, de 165 cv de e 24,5 kgfm de torque a 1.400 rpm, sempre com câmbio automático de seis marchas.
O mesmo conjunto também equipa os modelos C4 Cactus e C4 Lounge , além do Peugeot 2008 ; mas estes estão adaptados para rodar no etanol, onde a potência máxima pode chegar a 173 cv.
Você viu?
O conjunto mecânico dos modelos importados para a América Latina já está ultrapassado na Europa, onde o C5 Aircross conta com dois motores a gasolina, de 130 cv e 180 cv, e dois diesel, na mesma faixa de potência. Há ainda uma versão híbrida que desenvolve a potência combinada de 225 cv, podendo rodar 50 km apenas no modo 100% elétrico.
Proporções
O Citroën C5 Aircross tem 4,50 metros de comprimento, 1,96 m de largura, 1,68 m de altura e 2,73 m de entre-eixos. Ele supera o Toyota Corolla Cross em todas as suas proporções, e ainda conta com bancos traseiros corrediços, que fazem o tamanho do porta-malas chegar em até 720 litros de capacidade.
Equipamentos
A Citroën ainda não confirmou quais pacotes do C5 Aircross serão vendidos no Brasil, mas o modelo deverá contar com praticamente todos os atributos do Peugeot 3008. Logo, o modelo de entrada, provavelmente, terá seis airbags (frontais, laterais e cortina), controle de estabilidade, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro e assistente de partida em rampa.
Ar-condicionado de duas zonas, chave presencial e freio de estacionamento eletrônico também são aguardados na versão básica do Citroën C5 Aircross . O cluster será 100% digital, com computador de bordo com todas as funções básicas que poderá ser controlado pelo volante multifuncional. A central multimídia irá replicar as informações do ar-condicionado, tendo pareamento com Apple CarPlay e Android Auto.