O Detran-SP colocou no ar nesta semana a nova versão do seu portal, que foi reformulado com o objetivo de ficar mais mais ágil e intuitivo na hora de acessar os serviços online.
O portal do Detran-SP agora deixa em destaque na capa os serviços mais procurados, como a solicitação de segunda via da CNH , registro e transferência veicular, com destaque para todas as etapas do processo, incluindo passo a passo.
Na home, uma barra reúne os quatro pilares principais do departamento estadual de trânsito: ‘CNH - Habilitação’, ‘Veículos’, ‘Infrações’ e ‘Educação’. Até o ano passado, o Detran-SP disponibilizava na internet 43 serviços. Lista que foi aumentada para 72 procedimentos devido, principalmente, à pandemia do novo coronavírus.
IPVA 2021
Os donos de veículos registrados no estado de São Paulo podem conferir desde a última terça-feira (22) o valor do IPVA 2021 na rede bancária. A consulta pode ser realizada nos terminais de autoatendimento, internet banking e aplicativos de celular disponibilizados pelos bancos.
Também é possível consultar no portal da Secretaria de Fazenda e Planejamento do Estado de São Paulo, com o número do Renavam e placa do veículo. Já os donos de veículos PCD poderão consultar se permanecerão com o benefício de isenção do IPVA no próximo ano.
Os proprietários de veículos movidos à gasolina e os bicombustíveis recolherão 4% sobre o valor venal . Veículos que utilizam exclusivamente álcool, eletricidade ou gás, ainda que combinados entre si, permanecem com a alíquota de 3%. Já os veículos novos com essas mesmas especificações de combustível, adquiridos a partir de 15 de janeiro de 2021, terão alíquota de 4%. Mesma alíquota das picapes cabine dupla.
A frota total no Estado de São Paulo é de aproximadamente 26 milhões de veículos. Desses, 17,8 milhões estão sujeitos ao recolhimento do IPVA 2021 e 7,6 milhões estão isentos por terem mais de 20 anos de fabricação.